segunda-feira, 31 de julho de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "Como combater o inimigo na mente?"

“Como combater o inimigo na mente?”
Texto Bíblico: Romanos 12:2
A nossa mente é sem dúvida uma das partes mais poderosas e frágeis que possuímos. Ela ocupa a posição de comando e, por isso, é tão visada e atingida. Protege-la e aprender a lidar com as ações e os ataques dirigidos a ela é imprescindível. Saiba que o inimigo usa de todos os artifícios para dominá-la, por isso, precisamos desmascara-lo e aprender a usar as armas que dispomos para proteger nossa mente. Quando temos estas lutas em nossa mente, temos que armar estratégias para estarmos vencendo, porém não é tão simples, porque em muitos casos, a luta é contra nós mesmo, é uma luta contra coisas da nossa alma, é uma luta do “eu carnal” que muitas vezes tem tentado nos fazer acreditar em mentiras. Por exemplo:
- Pessoas com baixa autoestima que ficam pensando mal delas mesmo, pensando que são feias, que são azaradas, que são fora dos padrões... diversas coisas que não são verdade.
- Pessoas com pensamentos depressivos, pensamentos de morte, de rejeição, pensamentos de homossexualismo, etc. Vamos ler 2 Co 10:4-6 “As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez estando completa a obediência de vocês”. Neste instante você pode perguntar pastor, eu sou convertido, mais ainda tenho pensamentos tão terríveis que não tenho coragem para contar a ninguém? Primeiro você é convertido ou convencido? Depois se realmente você é convertido, não se culpe meu amado, eu tenho que confessar que também tenho pensamentos impróprios, pensamentos contrários a Palavra de Deus. A Palavra do Senhor diz que, assim como o Diabo enganou a Eva, ele também pode nos enganar e corromper a nossa mente. 2 Co 11:3. Nós temos como herança o pecado de Adão e Eva a Palavra do Senhor diz: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12). Ou seja, todos nós somos culpados, pois todos nós somos pecadores. Jesus disse que ... até em pensamentos pecamos... e quem diz que não é pecador, se faz mentiroso! De acordo com o que lemos em 2 Co, a mente é um CAMPO DE BATALHA. Estamos em guerra. Porém, esta guerra é espiritual e precisa ser combatida espiritualmente com armas espirituais. Quando usamos nossas armas espirituais refutamos as mentiras do inimigo, seus argumentos, teorias, pretensões e qualquer outra coisa que tente se levantar contra o conhecimento da Palavra de Deus. Aliais, a principal arma que usamos em nossa milícia (luta) é a Palavra de Deus, ela pode ser pregada, ensinada, cantada, confessada, escrita, lida e ainda pode ser meditada, quando ela é usada em uma dessas formas, tem um efeito Purificador em nossa mente e vida. Lembra a herança do pecado que herdamos de Eva e Adão? Deus na Sua infinita sabedoria já providenciou a solução. Essa solução chama-se Jesus Cristo. Só Ele pode nos perdoar e nos reconciliar com Deus. “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1Co 15:22). Querido ouvinte quando renovamos a nossa mente através do sangue do Senhor Jesus vencemos as Batalhas em nossa mente. Irmãos a verdadeira guerra espiritual não é uma questão de expulsar demônios, mas de RESISTIR ao Diabo e as imagens que ele nós sugere. Ao aceitarmos Cristo como nosso Salvador e Senhor, nos tornamos uma nova pessoa no espírito. Todavia, a alma e a mente passam por um processo de transformação. Embora tenhamos um espírito NOVO, nossa mente ainda é VELHA e, porque passamos 10, 20, 30 anos recebendo informações e influências do mundo, ela ainda continua expressando-o. Para lutar contra esses pensamentos, estas influências, contra os argumentos do Diabo, precisamos de armas espirituais, as quais têm o Poder de destruir os pensamentos rebeldes estabelecidos pelo inimigo da nossa alma.
Muitas vezes o inimigo nos ataca com mentiras que parecem verdade. Ele sugere que somos burros, incapazes, que nossos filhos são rebeldes por nossa causa, ele tenta de todas formas denegrir a Palavra do Senhor, etc. Somos levados a acreditar nessas mentiras. A verdade, porém, é que a Palavra de Deus diz que temos a MENTE DE CRISTO. Outra estratégia maligna são as fortalezas. Satanás as constrói na mente desde a infância...
O Diabo não pode determinar o que faremos, Deus nos deu autoridade para controlar cada uma de nossas capacidades naturais, inclusive a nossa mente. amém
A Bíblia diz em Tiago 4:7 “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”. Devemos resistir ao Diabo e suas mentiras quanto tempo for necessário, minutos, horas, dias, anos, não importa o tempo. O Diabo deve ser resistido! Saiba que no meio deste processo de libertação ele vai usar de tudo. Vai usar da incredulidade, da dúvida contra Deus, das mentiras, do desanimo, das pessoas (principalmente as mais próximas). Devemos perseverar até que as cadeias sejam rompidas.
Paulo diz em sua carta aos Romanos 8:5,6. “Portanto, se a nossa mente está renovada, pendemos para as coisas do espírito e realizamos à Vontade de Deus”.
Atentemo-nos ainda para as palavras de Pedro em 1 Pe 1:13. “Se estamos cingidos com a Palavra, somos sóbrios e podemos agir com sobriedade”. Lembre-se nossa mente deve estar cheia de Deus. O autor da Carta aos Hebreus diz que se estivermos unidos com a Palavra, poderemos compreender a mente de Deus em todos os sentidos; se estivermos cheios dela, vamos poder usa-la na hora da necessidade. "Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Hb 8:10.
Irmãos este é um tema bem abrangente, mais esperamos ajuda-los a compreender melhor está questão tão crucial em nossa vida... Como vencer o inimigo na mente?” Cremos que os amados entenderam que é importante estar se preenchendo das coisas de Deus. Ocupando a nossa mente com a Palavra, com louvores, com ações de graças... Enfim se encha da Palavra de Deus, pois quando fazemos isto tudo aquilo que nos afasta de Deus, tudo que é contrário a Palavra do Senhor vai saindo da nossa cabeça, vai saindo da nossa mente...
O apostolo Paulo revela no que devemos ocupar nossa mente e o que devemos praticar no nosso dia a dia: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês”. Filipenses 4:8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário