terça-feira, 18 de julho de 2017

Esboço de Sermão pastor Euzebio: "Nada acontece por acaso!"

“Nada acontece por acaso!”     Texto Bíblico: Ester 4:14
O texto que lemos faz parte de um período particular da história do povo judeu. Os judeus estavam dispersos pelo grande império persa, e devido a uma armação maligna, corriam o risco de serem completamente destruídos. Neste ponto da história encontramos a rainha Ester. Ela se tornara rainha e ninguém no reino sabia que ela era judia. Ela era aconselhada e instruída por Mardoqueu seu primo e pai de criação, que chama a sua atenção para aquele momento crucial da história. Ele leva Ester a refletir se não era para aquele período especifico que ela se tornará rainha? Mardoqueu tinha uma visão ampla e sabia que nada acontece por acaso na vida das pessoas. Talvez você não esteja vivendo um momento tão significativo da história quanto Ester. É possível que nenhuma nação esteja dependendo de suas ações para sobreviver. Porém, a pergunta de Mardoqueu à Ester deve leva-lo a refletir também. Você tem avaliado por que Deus lhe colocou onde você está? Será que você está neste local de trabalho só para ser um funcionário comum? Será que você está nesta universidade somente para concluir um curso? Será que você está nesta família só para ser mais um dos seus membros? Com certeza Deus lhe colocou onde está para que você pudesse brilhar para a Glória DELE e desenvolver todo o seu potencial como ser humano e Filho de Deus.
Meu querido ouvinte quando entendemos que Deus em Sua Soberania tem o Plano de nos usar onde estamos, nós vivemos conscientes da missão de construirmos a história, e não de sermos meros coadjuvantes dela. Isto gera motivação, energia, comprometimento, iniciativa em nosso coração, além de proporcionar senso de direção e realização pessoal. Entenda que Deus tem propósitos para você. Viva hoje o proposito de Deus no lugar onde você está colocado. Há algo que você sabe que você precisa fazer, mas isso significa ABANDONAR A SUA ZONA DE CONFORTO! Não será fácil, mas tome a decisão de andar conforme a DIREÇÃO DE DEUS. Você precisa Confiar que Deus está no controle de todas as coisas! Jesus diz a Seu respeito que nem um pardal cai do céu sem Ele saber e querer. (Mt 10:29). Para entendermos melhor o agir de Deus na vida de Ester, Mardoqueu e do povo judeu, vamos fazer um resumo como se desenrolou este PLANO DE SALVAÇÃO!
Ester era uma órfã, criada pelo seu primo. Ela era linda e bela, e ela deve ter sido muito jovem também. Quando o decreto real foi enviado para fora do palácio e dizendo que seria escolhido uma nova rainha. Todas as belas moças do reino eram para ser levadas para o palácio real, Ester deixou sua casa de infância e se mudou para o palácio. De todas as belas mulheres, o rei Assuero definiu a coroa real em sua cabeça e a fez rainha. Ela não sabia como seriam as coisas. Mas Deus, como sempre, estava por trás das cenas. Ele tinha uma missão para Ester... Ele tem uma missão para você! Nesse meio tempo, Mardoqueu, por causa da sua reverência tinha caído em desgraça com um homem que tinha muito poder no Reino de Assuero. O resultado foi que este homem, chamado Hamã, tornou-se tão enfurecido que ele convenceu o rei que todos os judeus deviam ser destruídos. O rei estava completamente inconsciente de que sua própria rainha estava entre essas pessoas, e concordou com o plano maligno de Hamã. Como é que o Povo de Deus sobreviveria a isso?
Irmãos Ester e Mardoqueu estavam em posição para Deus ser capaz de usá-los para salvar O Seu Povo. Foi tudo perfeitamente cronometrado pelo SENHOR! Deus tinha um Plano e precisaria da ousadia e fé de Ester e Mardoqueu. Ester teria que se colocar na presença do Rei, e implorar por seu povo!
A lei afirmava que qualquer um que se aproxima-se do rei sem ser chamado seria condenado à morte, e não havia como saber se o rei iria recebe-la ou não. Mardoqueu convenceu-a no entanto, dizendo: “Quem sabe se você veio para o reino por um momento como este?” E a resposta de Ester foi: “Eu vou para o rei, que é contra a lei; e se eu perecer, pereci!” Isso é Fé! Era não foi de qualquer maneira a Palavra diz que ela jejuou e orou por três dias antes de colocar o Plano em Ação.
RESULTADO... Foi que o Rei Assuero congratulou-se com ela quando ela se aproximou dele, concordou com sua súplica, e o povo judeu foi salvo da destruição. Hamã por sua vez foi enforcado na forca que ele tinha construído para Mardoqueu.
SEJA OBEDIENTE E FAÇA AS COISAS QUE DEUS PEDE! AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário