sábado, 12 de agosto de 2017

Personagens Bíblicos: Isaias

Árvores e profetas compartilham pelo menos uma importante característica - ambos são plantados para o futuro. No entanto, as sementes são frequentemente esquecidas, e os profetas, ignorados. Isaías e um dos melhores exemplos disto. O povo de sua época poderia ter sido salvo por suas palavras, mas recusou-se a ouvi-lo e nele crer. Com o decorrer dos séculos, entretanto, a historia revelou a veracidade das palavras de Isaías. Ele exerceu seu ministério durante o reinado de cinco reis, mas no inicio ele não tinha intenção de ser um profeta. Na época em que o rei Uzias morreu, Isaías provavelmente se estabeleceu como escriba no palácio real em Jerusalém. Esta era uma respeitavel carreira, mas Deus tinha outros planos para o seu servo. O relato do chamado de Isaías deixa pouca duvida a respeito do que o motivo durante meio seculo adiante. Sua visão de Deus foi inesquecível. O encontro com Deus afetou permanentemente o caráter de Isaías, de modo que ele refletia o Deus a quem representava. Suas mensagens - algumas de consolo, outras de confronto - são tao diversas que alguns chegaram a crer que viessem de autores diferentes. O testemunho de Isaías é que as mensagens provem do único capaz de ser perfeito tanto em justiça quanto em misericórdia - ou seja, o próprio Deus. Quando chamou Isaías para ser um profeta, Deus não o encorajou com previsões de grande sucesso; antes, o preveniu de que o povo não o ouviria.  De qualquer modo, Isaías deveria falar e escrever suas mensagens porque, no final, alguns o ouviriam. Deus comparou o seu povo a uma arvore que teria de ser cortada a fim de que outra pudesse crescer de seu antigo tronco (Is 6:13). Nós, que somos parte daquele futuro, podemos ver que muitas promessas de Deus concedidas através de Isaías se cumpriram em Jesus Cristo. Também ganhamos esperança ao saber que Deus está ativo em toda a história, inclusive em nossa própria história.
Pontos fortes e êxitos:

  • é considerado o maior profeta do Antigo Testamento
  • é mencionado no mínimo cinquenta vezes no Novo Testamento
  • transmitiu mensagens poderosas de juízo e também de esperança
  • desempenhou um ministério consistente, embora quase não recebesse resposta positiva por parte de seus ouvintes
  • seu ministério estendeu-se durante o reinado de cinco reis de Judá

Lições de vida:

  • a ajuda de Deus é necessária para confortar as pessoas que estão efetivamente lutando contra o pecado
  • um dos resultados de experimentar o perdão é o desejo de compartilhar esse perdão com os semelhantes
  • Deus é pura e perfeitamente Santo, Justo e Amoroso

Informações essenciais:

  • Local: Jerusalém
  • Ocupações: Escriba e profeta
  • Familiares: Pai - Amos; filhos - Sear - Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz
  • Contemporâneos: Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés e Miquéias

Versículo-chave:
“Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me  aqui, envia-me a mim” Isaías 6:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário