terça-feira, 17 de outubro de 2017

Esboço de sermão pastor Euzebio: "A trajetória espiritual de Habacuque"

“A Trajetória espiritual de Habacuque, começou na dúvida e terminou em adoração”
Texto: Hc 1:2
INTRODUÇÃO: O livro de Habacuque nos mostra o relato de uma jornada espiritual, contando sobre a trajetória espiritual de Habacuque, que começa na dúvida e termina em adoração, nos primeiros quatro versículos, Habacuque é oprimido pela circunstancias que estão ao seu redor ele não consegue pensar em nada. E semelhantemente acontece conosco, quando enfrentamos situações adversas, começamos a reclamar e murmurar que não conseguimos ouvir Deus falando conosco e até não conseguimos ver Deus agindo em nosso favor, pois na maioria das vezes queremos que tudo se resolva há nossa maneira, mas, precisamos aprender que o Senhor é soberano e jamais deixa um filho dele desamparado. A palavra de Deus diz em Romanos 8:28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Deus age em nosso favor! Contudo, no capítulo 2 do livro de Habacuque, vamos encontrar o profeta esperando uma resposta da parte de Deus para suas queixas. A experiência deste homem de Deus nos ensina algumas lições fundamentais e muito importantes para o nosso crescimento espiritual. Pois este é um dos principais desejos de Deus que a cada dia a cada experiência vivida consigamos crescer um pouco mais. Hc. 2:1 “ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa”.
1° Para crescermos em meio às crises da vida temos que ficar quietos para poder ouvir Deus falar: Temos que aprender a ficar quietos para ouvirmos a voz de Deus, enquanto Habacuque, somente reclamava ficava olhando as dificuldades a sua volta ele não conseguia ver saída para o problema que enfrentava, mas, ele logo percebeu e tomou a atitude correta “ficarei no meu posto de sentinela”, isto significa ficar quieto, ou alguém aqui já viu um vigia ou um guarda estando de serviço em seu posto ficar pulando e gritando para que todos vejam onde ele está, mas ao contrário ele fica o mais quieto possível para não revelar o seu posto. Em Êxodo 14:13 o Senhor diz: “não tenham medo e aquietai-vos e vejam o livramento que o senhor vos Dara”.
2° para crescermos espiritualmente temos que permanecer firmes e perseverantes: Quando esperamos uma resposta ou uma intervenção de Deus na nossa vida temos que ser firmes e decididos a alcançar, o nosso objetivo que é obtermos a resposta do Senhor, para o nosso problema, não podemos desanimar, pois o Senhor nunca abandona os seus filhos, lembrem-se das palavras de Jesus em Lucas 18:7 “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles”. Temos que permanecermos firmes diante das dificuldades sempre orando, e aguardando o agir de Deus, nós temos como parte da nossa natureza a impaciência, Habacuque encontra-se em espírito de oração apesar do “silêncio de Deus”; apesar da iniqüidade a sua volta; apesar das coisas não estarem como ele gostaria que estivessem. Ele consegue preservar sua vida de oração apesar de todas as contradições a sua volta ele permanece firme em oração e quieto. Ele entendeu que a reclamação e a murmuração não o levariam a nada, que dessa forma ele não veria Deus agir.  Através das atitudes de Habacuque percebemos sinais de crescimento espiritual. Não é apenas falar temos que ter atitudes! O profeta aprendeu a ter paciência e esperar o agir de Deus.
Hc. 2:1 “ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa”.
3° Em todas as circunstancias da nossa vida Deus tem seus propósitos: Embora Habacuque fosse um profeta de Deus, uma pessoa que ouvia Deus falar, ele ainda não tinha entendido a mais importantes das lições que Deus queria ensiná-lo e não tinha aprendido ainda porque ficava olhando o que estava acontecendo a sua volta. Mas, Deus abre os seus olhos e diz para Habacuque. Habacuque o justo viverá pela sua fé, e semelhantemente acontece conosco esquecemos que é a nossa fé em Deus que nos traz a vitória, que nos faz crescer e nos desesperamos e deixamos de buscar aquele que realmente pode nos ajudar. Ouvintes, além de paciência, temos que também ter humildade e temor a Deus, depois que Deus mostrou a Habacuque que ele viveria pela sua fé. E qual seria o fim daquele povo que aparentemente iria vencer, Habacuque mostra que havia crescido mais um pouco.
Hc 3:1 “Senhor ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia”.
4° O crescimento espiritual envolve deixar Deus nos mudar antes de mudar as circunstancias a nossa volta: Até ali naquele momento, Habacuque estava reclamando desanimado, mas, quando ele se colocou na presença de Deus e ouviu a voz de Deus falando a ele... Você viverá pela sua fé em mim, ele entendeu que Deus estava no comando da sua vida. E se apegou aquela palavra de Deus que tem transformado vidas através dos séculos e permitiu que Deus o mudasse e faz uma das mais belas declarações que nós podemos encontrar na bíblia.
Hc 3:16-19. “Ouvi isso, e o meu intimo estremeceu, meus lábios tremeram, os meus ossos desfaleceram, minhas pernas vacilavam. Tranquilo esperarei o dia da desgraça que virá sobre o povo que nos ataca. Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas na videira, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos. Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o soberano, é a minha força ele faz os meu pés como os da corça e me faz andar em lugares altos”.
Conclusão: Habacuque que estava reclamando pelo o que acontecia a sua volta é transformado e agora pelo o que ouviu de Deus faz uma das maiores declarações de fé e confiança. E demonstra um crescimento espiritual, pois só via problemas sem solução, agora ele passa a ver solução em meio a tantos problemas. Habacuque que só via problemas sem solução agora declara que ele vai passar por cima dos problemas “O Senhor, o soberano, é a minha força ele faz os meu pés, como os da corça e me faz andar em lugares altos”. Você crê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário