quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Caráter Cristão: Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus - part. 1 de 3.

OFERTA DE ABEL
Texto Bíblico: Gênesis 4:8-16
Introdução: O cristão deve viver de forma que agrade a Deus, ainda que sofra por causa disso. Abel tinha um caráter justo, oposto ao do seu irmão Caim. Adão e Eva devem ter dado a mesma educação aos dois filhos, todavia o ensino dos pais não foi e não é suficiente para moldar o caráter dos filhos. O ensino e o exemplo dos pais são importantes para a formação de um caráter saudável, mas somente Jesus pode transformar o verdadeiro eu, a nossa natureza adâmica. Caim tinha um coração mau, dominado pelo ódio e pela inveja, por isso, teve o seu sacrifício rejeitado. Deus não olhou e não olha para a oferta em si, porque o mais importante é o coração, o caráter do ofertante. Por isso, Jesus declarou: ”Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e ai te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Mt 5:23,24. Jamais poderemos comprar a Deus ou impressioná-Lo com as nossas ofertas, pois tudo que existe nos céus e na Terra pertence a Ele. O Senhor não deseja apenas a nossa oferta, Ele almeja ser o primeiro em nossos corações. Somente quando Ele tem o primeiro lugar pode-nos transformar e fazer de nós pessoas melhores, cujo caráter revele a sua glória.
I - A OFERTA DE ABEL
1- Uma oferta agradável a Deus: Deus não atenta para o valor da oferta, mas para o coração do ofertante, sua real intenção. A oferta de Abel foi aceita pelo Senhor porque seu coração era sincero e cheio de amor. Suas obras eram justas (Hb 11:4). Ele era um homem íntegro e fiel. Deus dá muito valor à integridade do coração, por isso, Ele elogiou Jó perante Satanás, dizendo: “[...] Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal” Jó 1:8. A oferta só tem valor quando expressa o que esta no intimo de quem a oferece. A oferta de Abel foi agradável porque ele adorava a Deus “em espirito e em verdade” Jo 4:24.
2- Uma oferta profética: Talvez a oferta de Abel tenha sido o primeiro sacrifício de animal a ser oferecido a Deus em forma de gratidão ao Senhor. Abel sentiu o desejo de oferecer o que tinha de melhor de seu trabalho em gratidão a Deus. A morte do cordeiro ou de uma ovelha, dos primogênitos do rebanho de Abel, sem dúvida prefigurava o sacrifício de Cristo, que se ofereceu a si mesmo imaculado em nosso lugar (Hb 9:14), como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo 1:29.
3- Uma oferta valiosa: Abel adorou a Deus oferecendo o melhor de seu rebanho. Ele não ofereceu um sacrifício qualquer, mas dentre os primogênitos do seu rebanho: “E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta” Gn 4:4. Notemos que Deus atentou primeiro “para Abel” e, depois, “para a sua oferta”. “Pela Fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala” Hb 11:4. Foi tão grande o valor da oferta de Abel que “por ela, depois de morto, ainda fala”. Jesus deu testemunho de Abel, considerando-o “o justo” Mt 23:35. Tal declaração, feita por Jesus, demonstra quão elevado era o caráter santo de Abel. Somente o sangue de Cristo foi considerado o que “fala melhor que “o de Abel” Hb 12:24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário