terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Caráter Cristão: A formação do caráter cristão parte 2 de 3.

A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO parte 2 de 3.
II - A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
1- A queda e o caráter humano: Deus fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse: “Façamos o homem a nossa imagem” Gn 1:26. Fomos criados a “imagem” e “semelhança” do Criador, logo não podemos nos esquecer que refletimos a glória divina. Se tivermos um caráter santo, Deus será louvado por intermédio de nossas ações.
2- Imagem e semelhança de Deus: O homem era, no seu estado original, uma imagem, ou representação perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam atributos morais tais como amor, justiça, santidade, retidão. Tudo a semelhança de Deus. Não resta dúvida de que, ao criar o homem a sua “imagem”, e conforme a sua “semelhança”, Deus imprimiu nele as marcas de Sua personalidade santa, amorosa e justa.
3- A deformação do caráter humano: O homem foi criado perfeito em toda a sua constituição: espirito, alma e corpo (I Ts 5:23). Porém, quando o homem deu lugar ao Diabo, caiu da graça divina. A queda levou-nos a perder a semelhança moral como o Criador. Observe as consequências do pecado:
a) No relacionamento com Deus. O pecado desfigurou o homem, cortando a ligação direta com seu Deus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3:23. O pecado passou a todos os homens (Rm 5:12; Sl 51:5). As repercussões e o alcance desse fato terrível de natureza espiritual, têm sido sentidos ao longo da história. O pecado distanciou o homem de Deus e o levou a criar seus próprios deuses segundo suas malignas concupiscências, para agradar ao príncipe deste mundo. Toda religião que não tem Deus como o Criador, e Jesus Cristo, seu Filho, como Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o homem de Deus.
b) No relacionamento humano. Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido do fruto da árvore proibida, este não assumiu a culpa, mas procurou justificar seu erro acusando a esposa. Quando Deus questionou Eva a respeito dos seus atos. Ela transferiu a culpa para a serpente (Gn 3:9-13). O relacionamento de Adão e Eva foi afetado pelo pecado, culpa e medo. Não demorou muito, e ali, no Éden, houve um confronto entre o caráter mau, de Caim, e o caráter justo de Abel. Caim matou seu irmão, Abel (Gn 4:8). Lameque matou um homem adulto e um jovem (Gn 4:23). A morte e a corrupção se espalharam com o passar dos seculos. O juízo de Deus foi enviado no seu tempo, através do Diluvio (Gn 6-8).
c) No relacionamento com a natureza: “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pos no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2:15). Além de cuidar do jardim, o homem teria o domínio da Terra, com autoridade delegada pelo Criador sobre todos os animais (Gn 1:28). Mas, usando mal o seu livre-arbítrio, o ser humano fracassou em cuidar de si mesmo e do planeta. E tem poluído o ar, o solo, as águas e todo o ambiente natural. Mas Deus destruirá os que destroem a Terra (Ap 11:18).
Fonte: Lições Bíblicas CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário