quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: Obediência gera Comunhão com Deus!

Obediência gera Comunhão com Deus!
Texto Bíblico: Hebreus 11:17-19
Introdução: Em Gênesis capítulo 22 é descrito esta prova que Abraão teve que passar. Abraão recebe uma missão de Deus e para cumpri-la, ele teria que sacrificar seu próprio filho. Por ser obediente, sem questionar, Abraão faz o que Deus mandou... Mais adiante veremos as consequências de Obedecer a Voz do Senhor. É obvio, e claro que Deus, ao pedir a Abraão para oferecer o seu próprio filho Isaque, estava provando a Fé e a Obediência do patriarca. Vamos ver alguns capítulos anteriores para compreendermos o contexto desta história:
Capítulo 15: Promessa de Deus. Deus diz que vai proteger e dar uma grande recompensa a Abrão.
Abrão diz: Ó Senhor, meu Deus! De que vale a Tua recompensa se eu continuo sem filhos? Meu Servo Eliezer é quem vai herdar tudo o que tenho.
O Senhor diz: O Seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu Servo Eliezer.
Levou Abrão para fora da tenda e disse: “Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes. ” Abrão creu em Deus, o SENHOR, e por isso o Senhor o aceitou. E você crê?
Capítulo 16: Ansiedade do ser humano. Sarai a esposa de Abrão diz para ele possuir sua escrava Agar. Abrão teve relações com Agar e ela ficou grávida. Consequências: Desprezo – Agar x Sarai e Maltratos – Sarai x Agar.
Agar foge então o anjo do Senhor a encontra no deserto e lhe dá a seguinte ordem: “Volta para sua dona e seja obediente a ela em tudo” Eu farei com que o número dos seus descendentes seja grande. Seu filho se chamará Ismael. Abrão tinha 86 anos quando Ismael nasceu.
Capítulo 17: Quando Abrão tinha 99 anos o Senhor lhe apareceu. O Senhor disse: “Eu Sou o Deus Todo Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo seja obediente a Mim em tudo. Eu farei a minha aliança com você e lhe darei muitos descendentes. ” Abrão se coloca de joelhos e fez esta aliança com o Senhor. E você quer fazer esta aliança com o Senhor? Neste capítulo vemos que o Senhor muda o nome de Abrão para Abraão que significa Pai de Multidões. E também muda o nome de Sarai para Sara. “De hoje em diante não chame mais sua mulher de Sarai, mas de Sara. Eu a abençoarei e darei a você um filho, que nascerá dela. Sim, Eu a abençoarei, e ela será mãe de Nações”. Abraão pede por Ismael... Deus diz que abençoará Ismael, ele será um grande povo. Mais a Sua Aliança manterá com Isaque, o seu filho, que Sara dará à luz nesta mesma época, no ano que vem.
Capítulo 18: Abraão se encontrava na entrada da tenda quando avistou três homens. Foi ao encontro deles, os recebeu com alegria e os serviu... um deles perguntou: Onde está Sara, a sua mulher? Abraão responde que ela está na tenda. Ele diz: “No ano que vem eu virei visita-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher terá um filho. ” Sara riu... Ele perguntou: Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter filhos? Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?
Capítulo 21: De acordo com a promessa do Senhor. Deus abençoou Sara. Ela ficou gravida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no Tempo que Deus havia determinado.
Capítulo 22: Momento de colocar a Fé em pratica.
V.2 “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que Eu te direi. ”
O sacrifício da Fé: 
Abraão estava pronto a colocar tudo que possuía sobre o altar. E nós, também estamos?
V.3 “Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. ”
A Obediência da Fé: 
Abraão havia prometido obedecer a Deus.
V.5 “E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. ” Observe que Abraão disse voltaremos. Abraão sabia que a promessa estava em Isaque. Gn 21:12.
A Esperança da Fé:
V.8 “E disse Abraão: Deus Proverá para Si o Cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. ”
A Fé como de criança, na Provisão de Deus:
V.9 “E vieram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. ”
A perseverança da Fé:  
A fé que falha na hora da provação é incredulidade. Marcos 4:40.
V.12 “Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora Sei que Temes a Deus e não Me negaste o teu filho, o teu único. ”
A vitória da Fé:
“Agora Eu sei”... O menino foi destinado, sacrificado e devolvido, por Deus ao seu pai.
Conclusão:
A Palavra do Senhor diz que é melhor “Obedecer do que sacrificar”. Então aqui há uma contradição da Palavra do Senhor? Não, embora Deus tenha efetivamente requerido que Abraão imolasse seu filho, Isaque, o Senhor agiu dessa forma com proposito que até hoje surte efeito. Obviamente Deus em sua presciência, sabia a posição de Abraão diante de tal determinação. Atendido o pleito divino até o momento crucial, o próprio Deus por intermédio de Seu anjo, impediu o holocausto, o que é uma demonstração de que esse tipo de sacrifício não lhe apraz. O que Deus quer nos mostrar é até que ponto Abraão chegou com sua obediência, dando para Deus algo que não daria a ninguém devido a seu valor e importância: O próprio filho! Algo que era insubstituível! Num futuro o próprio Deus ofereceu seu Filho em sacrifício por amor da minha vida e da tua vida.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo Aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ”  João 3:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário