sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Livro do Apocalipse: Aprendendo sobre o Livro de Daniel cap. 10

Daniel 10, A Batalha Espiritual
A VISÃO NO RIO TIGRE. ( A BATALHA ESPIRITUAL)
No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão.
Daniel 10:1 - No terceiro ano. Aqui é 536, dois anos haviam se passado desde o primeiro decreto que permitiu que Israel retornasse (Ed1.1; 2.1; 2.64; 3.1). Neste livro em parte histórico em parte apocalíptico, vemos Daniel em um momento especial de consagração e dedicação ao Senhor. Durante três semanas não comeu nada desejável:  Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.
Daniel 10:3 - Alimento desejável. Não comeu nada desejável, saboroso ou temperado, não usou perfume, isto é, não usou roupas finas e se perfumou ( sentido é de estar chorando). Tem, então, a visão de um ser angelical. E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
Daniel 10:6 - O mensageiro que Daniel vê na nessa visão é distinto de Miguel, de quem ele necessitou ajuda (v 13). A descrição de tal glória tem levado alguns a verem-no como Cristo, com sua descrição quase idêntica a Cristo (Ap 1.13-14) e a reação de Daniel é semelhante a de João. Os outros que estavam com ele não viram, mas apavorados fugiram (Adão e Eva fugiram da presença de Deus depois de pecarem). Daniel ficou sem força e desmaiou.  Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra. E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
Daniel 10:9-11 - Certa mão me tocou. É possível que se tratasse do anjo Gabriel, que interpretou outras revelações, (8.16), e também falou de Daniel ser amado (9.20-27). Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
Daniel 10:12 - são ouvidas as tuas palavras. Isso foi um grande encorajamento da parte de Deus, que ouviu a oração e agiu para respondê-la. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
Daniel 10:13 - O príncipe... da Pérsia. As três semanas de atraso foram devidas a um anjo mau, que se opôs a Gabriel numa batalha celestial (cf Ap 16.12-14). Esse anjo foi especialmente ungido com o poder persa num esforço para frustrar a obra de Deus. Isso nos diz que satanás se empenha em guerra espiritual para influenciar gerações e as nações contra Deus e seu povo (Ef 6.10ss). Miguel. Esse é o principal anjo nos céus (10.21; 12.1; Jd 9; Ap12.7). Miguel permaneceu para assegurar que os judeus ficariam livres para voltar à terra deles. Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes.
Daniel 10:14 - a dias ainda distantes. Se refere aos acontecimentos que são descritos a seguir no capítulo onze, mas que chegam até o tempo do anticristo. E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste.
Daniel 10:19 -
fiquei fortalecido. Essa é a terceira vez, mostra o trauma esmagador da presença e da revelação divina (um contraste com o que vemos nos dias de hoje quando um mero homem tem “revelação” de Deus e fica orgulhoso). Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, na escritura da verdade, senão Miguel, vosso príncipe.
Daniel 10:20-21 - O príncipe da Grécia. Um anjo mau disputando o trono da Grécia.
na escritura da verdade. O plano de Deus tem desígnios certos e verdadeiros para os homens e para as nações, que Ele pode revelar segundo o seu discernimento (11.2; Is 46.9-11). senão Miguel. O anjo com Miguel tinha a intensão de lidar com os demônios da Pérsia e da Grécia. Isso realmente forma a base celestial para o desenvolvimento terreno da História em 11.3-35. O que vemos aqui é que uma batalha celestial é travada além de nossos olhos, pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Efésios 6:12. Claro fica a importância da oração, da dedicação e busca de nosso Deus, não em busca de bens ou benefícios próprios, nem por vanglória, mas buscando o crescimento e edificação da igreja, de todos os homens e nações.
PARA SE VIVER DE MODO REAL, É PRECiSO RECONHECER O MUNDO SOBRENATURAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário