segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Caráter Cristão: Melquisedeque, o Rei de Justiça - part. 1 de 3.

Melquisedeque é um personagem enigmático na história bíblica. Mas ele foi um verdadeiro adorador, no meio de uma gente idólatra e corrompida. Exerceu o papel de rei e sacerdote, sem fazer parte da linhagem de Israel. “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo” Gn 14:18. Sua ordem sacerdotal, com aspectos peculiares, tornou-se um tipo do sacerdócio de Cristo, que em tudo, e superior a todas as ordens sacerdotais.
Quem era Melquisedeque?
Um personagem misterioso: Melquisedeque surge no cenário histórico da Bíblia de forma inesperada e até misteriosa. Ele é citado poucas vezes no texto bíblico, o que o torna mais enigmático. Seu nome no hebraico, é malkisedeq, ou “rei de justiça” ou “meu rei é justo”. O relato de Gênesis 14, informa que ele era “Rei de Salém” (Rei de Paz), um rei-sacerdote cananeu. O autor aos Hebreus diz que ele era “sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre” Hebreus 7:3.
Onde ele aparece na Bíblia?
Melquisedeque aparece na historia bíblica quando Abraão retornou de uma jornada arriscada, na qual salvara seu sobrinho Lo, que havia sido levado preso com toda a sua família, quando os reis de Sodoma e Gomorra, onde o patriarca habitava, foram derrotados por uma confederação de quatro reis, liderados por Quedorlaomer, rei de Elão (Gn 14:1-13). Foi a primeira guerra registrada na Bíblia. Abraão foi à guerra com 318 criados, nascidos em sua casa, derrotou os invasores e libertou Lo e sua família.
Características de Melquisedeque?
Ele tinha qualidades especiais. Sua atitude generosa demonstra que reconheceu que uma vitória tão grande, com um numero menor de combatentes, só poderia ser resultado da bênção de Deus sobre Abraão.
a) Ele era rei de Salém. “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho [...]” Gn 14:18.
b) Ele “era sacerdote do Deus Altissimo” - El Elyon - Gn 14:18b; segundo Gardner, “Melquisedeque conhecia a Deus por meio de uma tradição que se espalhou apos o Diluvio ou devido a uma revelação sobrenatural. Percebeu que Abraão servia a Deus”. O certo é que ele cria em Deus e o servia, pois era sacerdote “do Deus Altíssimo”.
c) Ele abençoou Abraão. Como sacerdote, ele abençoou Abraão. “E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos” Gn 14:19-20a.
d) Abraão deu o dizimo a Melquisedeque. “E deu-lhe o dízimo de tudo” Gn 14:20b. Aqui, vê-se a primeira referencia bíblica acerca do dízimo. Seculos antes da Lei, que incluiu o Dízimo como preceito obrigatório para Israel (Nm 18:21, 24; Dt 14:23; Ml 3:10). Abraão entendeu que, tendo sido abençoado pelo sacerdote do Deus Altíssimo, deveria ser grato a Deus pela bênção da vitória. O Dízimo é mais uma gratidão do que uma obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário