terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: Mensagem a Igreja de Tiatira

Mensagem a igreja em Tiatira
Texto Bíblico:   APOCALIPSE 2:18-29
Introdução: Na igreja de Tiatira, podemos identificar que existia uma tendência em se tolerar o pecado e a iniquidade, e acontecia ali alguns ensinamentos antibíblicos entre os líderes. O nome Jezabel, vem do antigo testamento e pode ser comparado ou representado a idolatria e a perseguição aos santos. Provavelmente naquela época existiam muitos que aceitavam os ensinamentos dos falsos mestres, pelo simples fato de falarem de Deus e serem conhecidos e populares. Jesus Cristo não tolera e condena o pecado da transigência com o erro. Esses falsos mestres atraiam as pessoas pela sua influência e poder que tinham perante a sociedade daquela época. Esses falsos mestres ensinavam que Deus aceita, na igreja, o pecado daqueles que cometem atos imorais ou são participantes de prazeres mundanos, tais ensinamentos são totalmente condenáveis por Deus e não serão aceitos em seu julgamento final. Deus ama o pecador, porém abomina o pecado!
Dois fatores levam Jesus a se apresentar como sendo O Filho de Deus: 1º) A mensagem pregada naquela cidade era que Jesus não era Deus, e sim, um profeta importante que veio para trazer boas novas a humanidade. 2º) A principal divindade pagã daquele lugar era Apolo (filho de Zeus). E Jesus chega para se apresentar como Filho do Deus Verdadeiro. A razão dos olhos como fogo e pés como latão reluzente, é a forma que Ele virá quando descer em glória para destruir as nações que se dobrarem perante o anticristo (Apocalipse 19:11 ao 16). O que Jesus estava dizendo para aqueles irmãos era que para eles, Jesus já olhava como Juiz, e não mais, como advogado, devido as suas práticas pagãs. Provando mais uma vez que a salvação é individual, Jesus não deixa de elogiar aqueles crentes fiéis que não deixaram de praticar as boas obras. Apesar dos erros daquela igreja, ainda havia ali um remanescente que amava tanto a palavra, quanto uns para com os outros. Aquela igreja também prestava um serviço social e aumentava as suas obras a cada dia (isso é elogiado por Jesus). Outro fator importante naquela igreja é que, apesar da corrupção das lideranças, a igreja em si não perdeu a sua fé.  A adoração à deusa Ártemis (ou Diana), presente naquela cidade, envolvia um culto de orgia e atividade sexual coletiva durante o ritual. Infelizmente, na tentativa de se misturar na sociedade, muitos cristãos estavam participando daquelas orgias alem de comer dos alimentos sacrificados oferecidos naquelas festas. A paciência de Deus havia se esgotado para aquela igreja. O Senhor agora estava disposto a punir não só a propagadora daquela atividade pecaminosa, como também, todos os que se envolveram no pecado dela. A ameaça inicial é de tribulação, mas, logo em seguida, o Senhor deixa claro que mataria todos àqueles cristãos corruptos que estavam dentro da igreja. Ele puniria cada um de acordo às suas obras, e isso serviria de lição para todas as demais igrejas, para que soubessem que Jesus é aquele que sonda toda a nossa vida e que Ele sempre estará no controle do seu povo. A promessa de Jesus é só para os fiéis, para aqueles que não se contaminaram. Observe que Jesus chama aquela atividade pecaminosa de “profundezas de Satanás”. O Senhor não colocaria outro julgo sobre aquele povo, Ele sabe tratar cada um de acordo a sua necessidade, e Ele sabia o quanto era difícil permanecer fiel, quando a perseguição e a contaminação estavam surgindo de dentro da própria igreja. O único pedido de Jesus a esses irmãos, é que eles guardem o que têm até que Ele venha para buscá-los.
As promessas a esta igreja são muito grandes.
1º - A uma promessa de poder sobre as nações. Jesus está falando sobre o reinado milenar, e que, depois de serem tão humilhados dentro da própria igreja, eles finalmente ganhariam poder para reinar juntamente com Cristo sobre todas as nações.
2º - em Apocalipse 22:16, a palavra deixa claro que Jesus é a Estrela da manhã. Baseado nesta passagem pode-se dizer que Jesus está prometendo que os vencedores o terão consigo por toda a eternidade. Lembremos que, de acordo com Isaías 14:12, este direito já pertenceu a Satanás, mas, agora, a promessa é para nós, que com certeza, já vencemos o maligno em o Nome de Jesus.
Conclusão: Ainda em nossos dias, há muitos irmãos vivendo como os irmãos de Tiatira, misturados com o mundo, participando de tudo o que o mundo lhes oferece. Desde o princípio, todas as vezes que o povo de Deus entrou no “vale da indecisão”, a ira de Deus se acendeu contra eles. Deus não nos chamou para vivermos indecisos, estarmos nos cultos à noite, e depois do culto estar infiltrados nas coisas do mundo (Efésios 4:14). Decida hoje a quem servir, se a Deus, sirva-o com sinceridade, se ao mundo, vigiai, pois, para que o diabo não arrebate a sua alma. amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário