quarta-feira, 9 de maio de 2018

Caráter Cristão: Aprendendo com o caráter de Isaque - part. 3 de 3.

III – LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE
1 – Um homem esforçado e trabalhador: a prosperidade que Deus concedeu a Isaque chamou a atenção dos filisteus. A bênção de Deus era tão grande que incomodava os filisteus (Gn 26:15,16). Há pessoas a quem Deus abençoa e os adversários ficam com inveja, desejando o mal aos servos de Deus. Mas a maldição não alcança os que são fiéis a Deus. Balaão foi convocado para amaldiçoar os filhos de Israel. Mas não conseguiu. “Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?” (Nm 23:8). Deus converteu a maldição em bênção (Ne 13:2b; Pv 10:22).
2 - O caráter pacifico de Isaque: Ao sofrer terrível oposição dos invejosos e ser aconselhado a sair do lugar onde prosperara, Isaque não fez questão alguma. Foi habitar “no vale de Gerar” Gn 26:17. Honrando o nome e a memória do seu pai, Isaque reabriu os poços que seu pai abrira e foram tapados pelos filisteus, e chamou os poços com os mesmos nomes dados por Abraão Gn 26:18. Os pastores de Gerar questionaram os outros poços que Isaque abrira, mas ele não os confrontou Gn 26:19,21.
3 - Um caráter resiliente: Após perder a posse de dois poços. Isaque não desistiu. Mais do que resistente, ele foi resiliente. Soube enfrentar as oposições sem se exasperar. Soube praticar a longanimidade Gl 5:22. Continuou mandando abrir poços: “E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra” Gn 26:22,23. Era o “poço do alargamento” concedido por Deus. Livre da contenda, Isaque “subiu dali a Berseba” Gn 26:28,29. Ali, Isaque e Abimeleque, rei de Gerar, fizeram um juramento de que seriam amistosos. Dai, Berseba significar “juramento”, ou “poço do juramento. Em meio a essas experiencias” [...] apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo” Gn 26:24.
4 - Obediência e submissão: Certamente, esses são os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque. Ele soube honrar seu pai e sua mãe, como manda o Senhor  Êx 20:12. A prova mais eloquente desse caráter foi demonstrada, quando Deus falou com Abraão e ordenou que ele oferecesse o seu filho em holocausto Gn 22:2. Isaque foi amarrado sobre o altar para o sacrifício, e não se rebelou. Mas obedeceu. Submeteu-se à vontade do pai. Deus não permitiu que Abraão o imolasse. E proveu um cordeiro para ser oferecido em seu lugar. Gn 22:11-13. Uma figura de Cristo oferecido em nosso lugar como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jo 1:29. Deus aceitou o gesto de Abraão como realizado pela fé. Hb 11:17-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário