“Apascenta as minhas ovelhas”
Texto Bíblico: João 21:15-17; 1Pe 5:2-4
Introdução: Nos últimos anos, os meios de comunicação têm noticiado com frequência muitos casos de pastores e sacerdotes que têm sido infiéis no exercício do seu chamado, envolvendo-se com delitos sexuais, desonestidade financeira, e abuso de autoridade, entre outras situações. Vale lembrar aos amados que isto não e algo novo, a Bíblia nos mostra muitos exemplos de falsos pastores e pastores infiéis. Jesus sempre nos alertou e continua nos alertando sobre os pastores infiéis e os falsos pastores. Muitas vezes, esses problemas têm trazido ruína para a vida pessoas dos envolvidos, vergonha para as suas congregações e descredito para a Igreja e o Evangelho. O apostolo Paulo, via algo de bom nisto, pois através destes falsos ensinamentos era revelado os verdadeiros cristãos. Homens e mulheres que não vão acatando tudo o que ouvem, e nem vivem debaixo do julgo de Satanás e dos homens, Jesus se entregou para que fossemos livres. O verdadeiro cristão ouve sim, porem confronta tudo aquilo que ouve com a Palavra do Senhor (isto se chama examinar as Escrituras), pois o que interessa é fazer a vontade de Deus e não seguir as opiniões dos homens. A bíblia ensina que Deus é o supremo dirigente e orientador do Seu Povo. A mesma verdade é afirmada a respeito do Messias, Jesus Cristo, O Bom Pastor!
Cristo é o Pastor das Ovelhas, e neste conceito estão incluído o sustento, a proteção, a direção e a disciplina, entre outras. Porém a bíblia mostra que Deus houve por bem nomear representantes humanos para exercerem liderança e assistência espiritual no meio do Seu Povo. Na Velha dispensação esses lideres foram principalmente os reis, os juízes, os sacerdotes e os profetas. Na Nova dispensação, Deus entregou a Sua Igreja aos cuidados dos apóstolos e dos presbíteros ou bispos. E tudo isto esta ligado ao termo: “Ministro” ou seja, aquele que serve! Os ministros são servos tanto de Deus quanto da Igreja. Suas tarefas incluem pregar, alimentar, edificar, interceder, convencer, consolar, repreender, advertir e exortar os fieis em sua vida cristã.
Segundo os preceitos bíblicos, o verdadeiro pastor é o líder revestido do Espírito Santo que amorosamente supervisiona, guia, ensina e adverte o Povo de Deus. E principalmente sabe que as ovelhas, a igreja não é sua! E isto aumenta seu temor, sua responsabilidade, porém ele exerce este chamado com alegria, com temor e tremor. Sabendo que dará conta de cada uma delas... ao Seu Verdadeiro Senhor...JESUS CRISTO!
Irmãos a ordem a Pedro e a nós hoje é para Apascentarmos as Ovelhas de Cristo.
Pastorear não é meramente administrar uma instituição ou gerenciar um grupo de pessoas, como se a igreja fosse uma empresa, em que importa são metas e números. Pastorear não é tiranizar pessoas, dominando suas vontades, corações e mentes.
Queridos as Ovelhas (verdadeiras ovelhas) precisam de quem as guie no Caminho que é Jesus, e não de quem as faça desviar-se dele. “Ai daquele que fizer desviar um dos meus”. As Ovelhas precisam de quem as alimente com a verdadeira Palavra de Deus, e não com a palha venenosa de revelações e profecias falsas. As Ovelhas precisam de quem lhes ensine a obedecer a Jesus, e não de regras e preceitos opressores. As Ovelhas precisam de quem as cure e restaure, e não de quem lhes provoque feridas e cicatrizes. Pedro entendeu bem isto, pois aconselhando outros pastores diz que “as ovelhas lhe tinam sido confiadas” 1 Pe 5:3. O pastor cuida de algo que não é seu, mais sério ainda, de algo que pertence ao Deus Vivo, e cuja aquisição custou o próprio sangue de Seu Filho. O rebanho não é dele, mas do primeiro e maior de todos os pastores, Cristo! 1Pe 2:25. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário