quarta-feira, 4 de julho de 2018

Curiosidades Biblicas: Criticas aos lideres de Deus.

"E foi também Saul à sua casa, em Gibeá, e foram com ele do exército aqueles cujos corações Deus tocara. Mas os filhos de Belial disseram: “É este o que nos livrará?”. E o desprezaram e não lhe trouxeram presentes, porém ele se fez como surdo". (1 Samuel: 10.26-27).
O líder precisa estar preparado para quando for criticado, porém, infelizmente, a grade maioria não está e acaba ficando na defensiva quando isto acontece. O que as pessoas que ocupam de cargos de liderança precisam entender é que, a partir do momento que assumem qualquer posto ficam expostos a este tipo de situação e o aborrecimento se constitui em falta de maturidade de sua parte. O líder precisa estar preparado para quando for criticado. O texto que lemos mostra a existência de dois grupos, o daqueles que se encontravam do lado de Saul e o grupo formado por aqueles que estavam contra o rei. E é assim que funciona na vida real, não existe liderança sem oposição, pois existirão sempre as pessoas que têm ideias diferentes daquele que se encontra no poder. E é muito bom que seja assim, pois seria péssimo, sob todos os aspectos, se o líder não tivesse o contraponto para discordar daquilo que ele estivesse fazendo e existissem somente os que concordam com as suas opiniões. O grande problema é que quase a totalidade das lideranças não gosta desse tipo de situação e fica aborrecida quando é questionada, demonstrando, muitas vezes, que está incomodada com o que está acontecendo. A primeira coisa que gostaríamos de dizer ao líder que tem este tipo de comportamento é que está errado, pois quem não gosta de se expor deve pensar muito bem antes de aceitar qualquer cargo, já que faz parte de sua função dar satisfação aos que estão sob a sua liderança.
Isto acontece por conta de uma concepção errada que todo o líder tem, de que é ele quem manda, que detém o poder superior e, por conta disso, não pode ser questionado. O que ele precisa fazer é saber trabalhar com as críticas, ou seja, absorver e aproveitar as construtivas e descartar aquelas que nada agregam como Saul que se fez de surdo, pois, infelizmente, existem pessoas que criticam por criticar, fazem somente para ser do contra e nunca estão satisfeitas com nada. Para finalizar, gostaríamos de salientar que o exercício da liderança é um processo e ninguém nunca estará totalmente pronto, porém uma das coisas que é preciso se aprender rápido é saber discernir o que importa e o que não importa e não ficar aborrecido com o outro pelo fato de estar criticando o seu trabalho. 
Por outro lado o Senhor nos ensina a examinar os espíritos e a confrontar tudo o que ouvimos através da Sua Palavra (a Bíblia). Se o líder realmente for um líder escolhido por Deus saberá ouvir e refletir se realmente não está cometendo enganos e terá a humildade de reconhecer suas falhas e corrigi-las.
Abaixo temos alguns exemplos de criticas negativas e trouxeram consequências desastrosas para quem as fez.
Criticas aos líderes de Deus...
Observe as consequências sofridas por esses homens e mulheres:
Pessoa/Situação:
- Miriã: zombou de Moisés por ter uma esposa cuxita.
Resultado:
- ficou leprosa. Números 12.
Pessoa/Situação:
- Cora e seus seguidores: levaram o povo de israel a se rebelar contra a liderança de Moisés.
Resultado:
- foram engolidos pela terra. Números 16.
Pessoa/Situação:
- Mical: desprezou Davi por ter dançado perante o Senhor.
Resultado:
- permaneceu estéril. 2 Samuel 6.
Pessoa/Situação:
- Simei: amaldiçoou e apedrejou Davi.
Resultado:
- executado por ordem de Salomão. 2 Samuel 16; 1 Reis 2.
Pessoa/Situação:
- Os jovens: zombaram de Eliseu por ser calvo.
Resultado:
- mortos por duas ursas. 2 Reis 2.
Pessoa/Situação:
- Sambalate e Tobias: espalharam boatos e mentiras para interromper a construção dos muros de Jerusalém.
Resultado:
- ficaram apavorados e humilhados. Neemias 2:4,6.
Pessoa/Situação:
- Hananias: contestou as profecias de Jeremias por meio de falsas previsões.
Resultado:
- morreu dois meses depois. Jeremias 28.
Pessoa/Situação:
- Barjesus, um feiticeiro: mentiu a respeito de Paulo, na tentativa de levar o procônsul a ficar contra o apostolo.
Resultado:
- ficou cego. Atos 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário