SALMOS: 110:1-7
1 O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés".2 O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos!
3 Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.
4 O Senhor jurou e não se arrependerá: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".
5 O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.
6 Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra.
7 No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça.
COMENTÁRIOS:
O Salmo 110, salmo real, é um dos salmos mais diretamente messiânicos. Deve ser lido juntamente com outros salmos messiânicos, como os Salmos 2 e 24- O próprio Jesus identificou Davi como escritor deste salmo, como, aliás, indica o título. A interpretação que Cristo fez deste salmo é crucial para desvendar o seu significado (Mt 22.41-45; Mc 12.35-37; Lc 20.41-44; compare à explicação de Pedro deste mesmo salmo em Atos 2.34-36). A chave de sua interpretação está na identificação do meu Senhor do versículo 1. Jesus afirmou que neste versículo Davi estava falando de alguém maior do que ele próprio. Como nenhum filho comum de Davi poderia ser maior do que ele, o meu Senhor do versículo 1 referia-se ao Messias por vir, ao Filho de Deus. Assim, este salmo narra uma conversa entre Deus Pai e Deus Filho, na qual o Pai concede ao Filho honras reais e sacerdotais. A estrutura deste pequeno salmo é a seguinte: (1) Deus manda o Filho sentar-se à Sua direita (v. 1); (2) Deus manda o Filho reinar no meio de Seus inimigos (v. 2,3); (3) Deus nomeia Seu Filho como sacerdote eterno (v. 4); (4) Deus descreve a batalha que o Filho deverá enfrentar para ganhar Seu reino (v. 5-7).110.1 — Senhor substitui o nome hebraico de Deus, impronunciável para os judeus: Yahweh. O primeiro Senhor, aqui, conforme explicou Jesus, refere-se a Deus Pai. Ao meu Senhor. De acordo com a sábia interpretação de Jesus (Mt 22.41-45; Mc 12.35-37; Lc 20.41-44), a mesma palavra, Senhor, se refere, em seguida, ao Filho de Deus, que, no caso, está na presença do Pai, no céu. Davi declara que este, o Filho, é o seu Senhor, ou seja, seu amo ou soberano. Assenta-te à minha mão direita. Esta posição de grande honra, ao lado do Pai, foi dada ao Filho depois de Sua ressurreição e ascensão (At 2.33-36; 1 Co 15.20-28; Cl 3.1; Hb 1.13). A colocação dos pés do Salvador sobre Seus inimigos ilustra a vitória absoluta de Jesus (1 Co 15.25,26; Ef 1.22,23).
110.2,3 — Domina. O Pai ordena ao Filho que recupere Seu reino de Seus inimigos. O resultado dessa batalha final já fora determinado muitíssimo tempo antes (Sl 47.3). O teu povo. A descrição, nos versículos 2 e 3, das pessoas que participarão da grande batalha ao lado do Rei é bem semelhante à de Apocalipse 19.14. Vindo do próprio seio da alva refere-se ao exército voluntário e ao seu vigor pujante e vivaz, pronto para a luta santa.
110.4 — Sacerdote. O próprio Davi realizara algumas funções sacerdotais, especialmente quando liderou o louvor pela chegada da arca da aliança (2 Sm 6.12-19). Exerceu até mesmo certa autoridade sobre os sacerdotes, ao supervisionar os levitas (1 Cr 23.1 -6). Aqui, porém, Davi ante - vê a nomeação por Deus do futuro Messias como sacerdote (Hb 7). Isto era um ponto confuso para os judeus, conforme fica claro pelas perguntas que os judeus, no Novo Testamento, fazem a Jesus sobre o Messias. Alguns dos manuscritos do mar Morto evidenciam que se aguardava a vinda de mais de um Messias. Segundo as Escrituras, o Messias verdadeiro seria descendente de Davi (Is 9.7), mas esta profecia O apresenta como sacerdote. Isto parece contraditório, porque os sacerdotes em Israel teriam de ser descendentes de Arão. A solução para esse problema é que o Messias seria um sacerdote por nomeação divina — não por Sua descendência humana. Melquisedeque é mencionado pela primeira vez em Gênesis 14.18-20. Era um sacerdote fiel do Deus Altíssimo, sem parentesco com Abraão, que viveu centenas de anos antes de Arão. Melquisedeque se tornou protótipo do Messias, cujo sacerdócio não se basearia em uma conexão com a linha familiar de Abraão, mas por decreto divino (Hb 5.5-11; 6.20; 7.1-28).
110.5-7 — O Rei e Salvador estará em batalha (v. 2,3) tendo o Pai por Seu escudo e protetor, à Sua direita (SI 16.8; 142.4). Deus Pai ajudará o Filho na batalha. Ferirá os reis. O domínio do Rei será absoluto, forte, usando de poder. Cadáveres. Esta imagem é mais elaborada em Apocalipse 19.19-21. Prosseguirá de cabeça erguida. Como o grande Vencedor, o Filho manterá Sua cabeça no alto em sinal de triunfo sobre os Seus inimigos (Sl 3.3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário