sexta-feira, 20 de julho de 2018

Significado dos Símbolos: Símbolos do Apocalipse

Os Símbolos de Apocalipse e seus significados:

Números:
3½ (metade de 7) - período de tempo definidamente limitado.
4 significa o mundo criado
6 significa imperfeição (isto é, desejando ser como 7 - o número de Deus - mas incapaz de)
666 é uma intensificação de 6 significando o pior mal que possa existir (em Apocalipse 12-13, João retrata o mal como trio anti-Trinitário que atua contra o povo de Deus. Esta tríade é formada pelo “dragão” [ou seja, Satanás], a “primeira besta a subir do mar” [isto é, o amplo poder político como o dos imperadores romanos que perseguiam a Igreja] e “a segunda besta subindo da terra” [ou seja, falsos profetas que emergem de dentro da Igreja]. A tripla unidade - 666 - pode representar os membros deste trio anti-Trinitário, cada um tentando ser como a Santíssima Trindade.)
7 significa as obras que apenas Deus pode fazer e efetivamente faz ou fez.
10 significa tudo de
1000 significa tudo, absolutamente tudo de
12 é empregado para povo de Deus - as 12 tribos no Antigo Testamento, 12 apóstolos no Novo Testamento
144 é uma combinação de 12s (12 x 12) e 10s (10 x 10 x 10) significa todo, absolutamente todo o povo de Deus nos tempos do Antigo e do Novo Testamento.
• A adição de dois números juntos significa que ambos são tidos como o resultado
• O quadrado ou o cubo de um número intensifica seu significado (isto é, se 10 significa tudo de, então 1000 significa tudo, absolutamente tudo de)
Cores:

  • CORES POSITIVAS: Os tons positivos são o branco, simbolizando a transcendência e a vitória do Ressuscitado e dos que triunfam com Ele, e o dourado, o ouro puro, reservado por João à liturgia, a fim de simbolizar a proximidade do mistério divino.
  • CORES NEGATIVAS: Três outras cores representam a face negativa da história: o vermelho escarlate simboliza o demoníaco e o violento (por exemplo, o dragão); o verde amarelado representa a fragilidade da vida; e o preto indica a miséria, as ameaças e a injustiça social. 
Objetos:
Armagedom - no Apocalipse significa literalmente a montanha de Megido, nome simbólico para a batalha final entre Deus e as forças do mal
Babilônia - representa Roma e seus imperadores que perseguiram os cristãos
Livro ou pergaminho - é o registro celeste
Tigelas - carregam coisas do céu à terra e vice-versa.
Dragão - representa o diabo
Olho - é símbolo para conhecimento
Gogue e Magogue - representam a totalidade do mundo anti-cristão
Meretiz - prostituta ou fornicadores representam pessoas de dentro da Igreja que deveriam ser fiéis ao Senhor e sua Palavra, ou seja, eles são os “falsos profetas”
Virgem - cristãos fiéis que se recusam a cultuar outra coisa que não a Trindade
Chifres - representam poder, como os chifres de um animal
Incenso - é a oração
Jóias - representam glória
Candelabros - são as igrejas
Terra representa as religiões não-cristãs organizadas
Água viva - equivale à vida e verdade
Mar - representa governo humano maléfico
Selos - designam algo como propriedade privada. Na antiguidade, porções de argila pressionadas por anéis de sinete ou selos cilíndricos eram usadas para atestar propriedade. Para selar um pergaminho, uma porção de argila era colocada sobre os barbantes que amarravam o pergaminho e depois carimbado.
Água - estagnada representa a morte
Trombetas - anunciam um evento
Lagar - retrata o juízo de Deus e o inferno. No lagar o suco ou sangue das uvas era pisoteado para se fabricar vinho. No juízo de Deus, o sangue dos pecadores é derramado na morte eterna sob o fardo esmagador da sua ira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário