sábado, 25 de agosto de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: Libertando-se da dependência química através do poder de Deus.

“Libertando-se da dependência química através do Poder de Deus”
Texto Bíblico: Provérbios 14:12
Introdução: Se você é usuário de qualquer droga: álcool, maconha, cocaína, crack, cigarro, etc., saiba que Jesus é poderoso para libertar você! Se você quer isso para sua vida, ouça atentamente. Em Jo 8:23 "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Jesus é a verdade que liberta! O primeiro contato com as drogas geralmente ocorre na infância ou na adolescência, quando o caráter da pessoa está em fase de formação. Nesta fase, ocorrem muitas mudanças e adaptações em seus conceitos sobre a vida, isso ocorre para a pessoa se adequar à transição da fase infantil para adolescência ou da adolescência para a fase adulta. Ela passa por diversos problemas e conflitos de personalidade que serão úteis para começar a entender e encarar o mundo como ele realmente é, com seus problemas, suas misérias e suas pressões. É uma fase bastante conturbada! É preciso tomar grandes decisões que certamente irão influenciar o seu futuro e consequentemente todas as áreas de sua vida. O uso das drogas, geralmente começa com uma droga "fraca" que, na verdade, são as mais sutis em sua destruição do ser humano, devido ao fato de serem permitidas por Lei ou por não serem taxadas pela sociedade. Elas transmitem a falsa ilusão de sentir-se melhor ao usá-las. Essas drogas funcionam como um convite, uma porta de entrada, para que o indivíduo experimente outras drogas mais pesadas que irão levá-lo a uma total escravidão. O primeiro contato com as drogas dá uma sensação de grande alegria, pois se trata de uma solução rápida, passageira e ilusória para os problemas, servindo como um escape, uma fuga da real condição. Porém caro ouvinte, nada poderá preencher o vazio que está dentro de você a não ser o próprio Deus, pois todos fomos criados a Sua imagem e conforme a Sua semelhança. É o que diz em Gn 1:27, e você foi feito para ser o templo do Espírito Santo. Em 1 Co 6:19, é citado que nós fomos feitos para conter o Espírito Santo, você foi comprado por um alto preço, esse preço foi à morte voluntária do próprio Filho de Deus, que veio ao mundo e cumpriu os requisitos de Deus, para nos salvar, como podemos ver em Jo 3:16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". O pecado entrou no homem, através da desobediência de Adão; assim todos os homens e mulheres, por serem descendentes de Adão, herdaram a natureza pecaminosa de Adão. Nós não pedimos, não pagamos e nada fizemos para herdar tal natureza maligna, nós simplesmente nascemos com ela. Essa natureza não é algo exterior palpável, algo que podemos tirar nem mudar, mas é algo que está dentro de nós, é a nossa herança de Adão e a recebemos no momento em que fomos concebidos. Isso certamente é algo muito triste. Mas graças a Deus! Existe uma boa nova, e essa boa nova é Jesus! É preciso perceber que, para resolver um problema interior, um problema no espírito, precisa-se de uma solução interior, uma solução para o espírito e não o álcool ou as drogas que só têm a função de tirar a sobriedade da mente, enganando a alma e amortecendo ainda mais o espírito já em sofrimento. Jesus Cristo veio ao mundo, Ele, o próprio Deus, se tornou um homem como você, a fim de sofrer para que hoje Ele pudesse salvar a sua vida. E tendo sofrido as mesmas coisas que nós passamos, as mesmas tentações, ele foi aprovado e foi perfeito em todas as coisas. (Fp 2:5-6). Irmãos existe um desejo em nossa carne de fazer o que é desagradável a Deus, e que somente Jesus Cristo, pode nos livrar deste desejo (Rm 7:18-25). Nosso único meio de sermos libertos do pecado em nosso dia-a-dia é através de Jesus Cristo, que nos capacitará a viver segundo a vontade de Deus, desde que estejamos sempre em comunhão com o Espírito Santo e cheios de Sua palavra. Um dos maiores problemas a ser vencido para a pessoa que usa qualquer substância química é a dificuldade de amar o próximo, pois o amor ao seu ego, faz com que a pessoa fique cega para as pessoas que estão ao seu redor. Para ela só existe sua satisfação, custe o que custar e para quem custar, desta forma, a pessoa dependente química ofende muito aqueles que o amam e deve se arrepender, pedindo a Deus que o lave com Seu precioso sangue, e também pedindo perdão às pessoas amadas que muitas vezes você ofendeu, roubando-as, deixando-as sem dormir de preocupação, ferindo-as, humilhando-as, e deixando-as sem esperança em suas vidas pessoais devido a sua situação. Este amor só será restaurado com o passar do tempo, através do poder restaurador de Jesus Cristo, que irá mudar seu testemunho de vida e, dessa forma, irá ajudá-lo a reconquistar as pessoas amadas. Outro fator importante é que a dependência nunca retrocede, não caia no engano de que você vai começar a usar socialmente o álcool ou a droga. Quando você tiver uma recaída, seu corpo irá rapidamente se readaptar a grandes quantidades da droga, da mesma maneira que antes de deixá-la. Portanto, a solução nunca é diminuir e sim cortar de uma vez por todas o uso de todas as drogas, o Senhor Jesus tem o poder de ajudar você a fazer isso e, caso você recaia, arrependa-se e tente novamente. Não se deixe enganar pela depressão, pois há uma solução que é buscar a Deus, muitos já se recuperaram através deste caminho.
Conclusão: Receba Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Receba Aquele que salva você da velha vida, como o Senhor da sua nova vida. Receba Aquele que pode resolver seu problema interior. Receba Aquele que pode lhe dar vida, pois após Sua morte, Ele ressuscitou, ascendeu aos céus e tornou-se o Espírito que dá vida, estando hoje disponível para todos os que O receberem com fé (1Co15:45). A única forma de pôr fim à natureza pecaminosa que há em você é através da vida de Deus que recebemos, ou seja, através de uma vida de constante comunhão com Deus, essa nova vida mortificará os feitos da carne, e irá levá-lo a andar e viver no espírito. amém
Oremos: repita estas palavras crendo em seu coração, pois Deus NUNCA negará a sua oração: "Senhor Jesus, eu estou fraco para tomar qualquer atitude, não sei como me livrar das drogas, mas eu sei que esse vício está acabando com a minha vida e não quero mais que isso aconteça. Peço ao Senhor que tire de mim essas drogas de forma que nunca mais eu queira usá-las, quero que o Senhor mude a minha vida a partir deste momento, enche a minha vida com o Seu amor e perdoa todos os meus pecados, pois estou arrependido. Amém!".
Deus mudará a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário