SALMOS 113:1-9
1 Aleluia! Louvem, ó servos do Senhor, louvem o nome do Senhor!2 Seja bendito o nome do Senhor, desde agora e para sempre!
3 Do nascente ao poente, seja louvado o nome do Senhor!
4 O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória.
5 Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas,
6 mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra?
7 Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre,
8 para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.
9 Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!
Comentários:
O Salmo 113, um salmo de louvor descritivo, começa e termina com as palavras Louvai ao Senhor! (em hebraico, aleluia). Este salmo e o 114 são recitados geralmente no Seder de Páscoa, uma refeição comemorativa antes do jantar. Os Salmos 115 a 118 são recitados logo depois do jantar. A estrutura do Salmo 113 é: (1) Exortação para louvar o nome do Senhor (v. 1-3); (2) celebração da glória transcendente e da abundante misericórdia do Senhor (v. 4-6); (3) ilustrações da graça de Deus (v. 7-9).113:1-3 — O nome do Senhor refere-se à pessoa de Deus. Nos tempos bíblicos, havia forte associação entre o nome e a identidade da pessoa. O nome simbolizava a pessoa. Assim, louvar o nome de Deus significa concentrar o pensamento no caráter de Deus. O nascimento do sol, como se sabe, se dá a leste, ou ao oriente, e seu poente, a oeste, ou ocidente. Deste modo, este versículo não quer dizer que é preciso louvar o nome de Deus a toda hora, do alvorecer ao anoitecer, mas, sim, em toda parte, de leste a oeste, ou do oriente ao ocidente.
113:4-6 — Acima de todas as nações. Ao contrário dos deuses fabricados pelo homem do antigo Oriente Médio, o Senhor não se limita a certas tribos ou territórios. Ele é soberano sobre tudo; Ele é Altíssimo (SI 7.17; 47.2). E a sua glória, sobre os céus. Deus não só é soberano das nações, como também Sua glória não pode ser contida no universo. Sua glória está não apenas além do universo, mas também além da capacidade de descrição precisa da linguagem humana. Talvez isso explique a explanação de Paulo de sua visita espiritual aos céus (2 Co 12.1-4). As palavras retóricas quem é como o Senhor referem-se à incomparabilidade de Deus (Is 40.25). Que se curva. Deus é um Deus que Se inclina e vem até nós.
113:7 — Os pobres tentavam sobreviver remexendo no grande monturo de lixo do lado de fora da cidade, ou seja, no acúmulo da sujeira, do pó. Deus dali os levanta. A forma de o Senhor cuidar dos necessitados tem especial destaque nos Salmos. Neste, vemos maravilhosa ilustração da salvação: enquanto cavoucamos a terra em busca de algum provento, alento, significado ou saída para nossa vida, a misericórdia de Deus, encarnada em Jesus, ergue-nos, fazendo de nós verdadeiros e dignos cidadãos do céu.
113:8,9 — Imagem alguma reproduzia melhor o sofrimento emocional humano na época bíblica do que a da mulher estéril. Naquela época e cultura, a mulher estéril não tinha razão de ser nem alegria de viver. Perceba-se como Deus se inclina para dar-lhe a alegria que ela mais deseja — filhos, e filhos felizes. A salvação é assim. Deus não somente nos preenche com um significado de vida, mas também com felicidade, com alegria espiritual, perene.
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