terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Esboço de sermão pastor Euzebio: Jesus, Luz em meio a escuridão.

Jesus, Luz em meio a escuridão.
Texto Bíblico: Isaias 9:2
Introdução: O povo do Brasil, é um povo sofrido! Muitos não têm emprego. Muitos querem trabalhar, para ganhar o pão de cada dia e para sustentar a família, mas não encontram serviço. Há muitos doentes que sofrem nos hospitais. As famílias, sofrem. Em muitas casas não há paz. As mães quase sempre carregam uma responsabilidade muito grande. Os pais às vezes dão mais valor à bebida, e aos jogos. Muitos adolescentes e jovens crescem sem receberem orientação e sem receberem os valores bíblicos. Muitos se sentem inseguros, têm um complexo de inferioridade, ou não têm equilíbrio. Muitos não têm amigos, pois o clima é de desconfiança. Mas o pior de tudo, meus irmãos, é que muitos vivem sem Deus. Muitos não conhecem a Cristo. Muitos levam uma vida cheia de dificuldades e desafios, mas não conhecem o Salvador, e não encontram paz para suas almas. Assim era também a situação do povo de Deus na época do profeta Isaías. Naqueles dias o povo de Deus se encontrava numa situação muito precária. Não havia luz. Muitos andavam desesperados, perdidos e sem rumo. Muitos procuravam adivinhadores e necromantes. O caminho deles era um caminho torto. O grande problema deles foi que eles tinham se afastado de Deus. Como consequência disto havia “angústia, escuridão, e sombras de ansiedade” (Is 8:22). E mais: Deus ficou irado, e enviou o rei da Assíria para dar uma lição dura no povo de Israel. O rei da Assíria foi lá e levou muitos, principalmente da região da Galiléia, para a Assíria (2Rs 15:29). Muitos foram desenraizados e lançados para países distantes. Aqueles que ficaram no país de Israel, entraram em estado de depressão. Assim o povo de Deus vivia uma situação de calamidade inédita. Eles precisavam de socorro. Eles precisavam de alguém que pudesse reanimá-los. Eles necessitavam de alguém que pudesse tirá-los do sufoco. Mas quem faria isso? Quem seria capaz de consertar a vida do povo? Quem poderia ajudar o povo de Deus, que vivia à beira do abismo? O profeta Isaías viveu mais ou menos setecentos anos antes do nascimento de Cristo. Mas vejam só, ele deu um retrato detalhado do único Salvador. Sendo iluminado e guiado pelo Espírito Santo de Deus, Isaías revelou de uma forma que não podia ter sido mais clara, que o nosso Senhor Jesus Cristo, havia de ser o Salvador de seu povo. O profeta Isaías viu “uma grande luz que resplandece sobre aqueles que vivem na região da sombra da morte” (Is 9:2). Desta maneira o profeta Isaías se referiu ao Senhor Jesus Cristo, que é a luz do mundo (Jo 8:12). Isaías falou também sobre “alguém que quebra o cetro do opressor” (Is 9:4). Isto também se refere, sem dúvida nenhuma, ao nosso Senhor Jesus Cristo, o poderoso Filho de Deus, que venceu, pelo seu poder, os nossos inimigos mais perigosos: o pecado e a morte. Como se tudo isto ainda não fosse suficiente, Isaías fez menção de um menino que nasceu! “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu ” (Is 9:6). Quem é aquele menino que o profeta viu nascer, com sua visão profética, senão o nosso Senhor Jesus Cristo? É o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nasceu segundo as antigas promessas de Deus. Ele veio ao mundo como menino. Desta maneira ele nos foi dado pela graça e pela misericórdia de Deus. O profeta Isaías viu que o Salvador, apesar de ser menino, também havia de ser Deus. Pois ele disse a respeito do menino que nasceu: “O seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Assim o profeta previu que o Salvador havia de ser humano e divino ao mesmo tempo. Ele havia de ser verdadeiro homem (pois nasceria) e verdadeiro Deus (pois o nome dele seria “Deus forte”). Que coisa profunda, meus irmãos! Um ser que é ao mesmo tempo verdadeiro homem e verdadeiro Deus! Aquele que havia de salvar todos os pecadores perdidos, aquele que havia de solucionar todos os problemas, havia de ser verdadeiro homem e ao mesmo tempo verdadeiro Deus! Aquilo que Isaías já previu, foi confirmado e cumprido pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Isaías viu um menino que nasceu, cujo nome era: Deus Forte. O Senhor Jesus Cristo mostrou e confirmou, em tudo que falou e fez, que ele mesmo era aquele de quem o profeta Isaías falou. Que ninguém tenha dúvidas! Só Jesus Cristo, o Filho de Deus, tem condições de dar luz às pessoas que andam na escuridão.
Somente ele, que deu pão aos famintos, que curou os aleijados, que mudou água em vinho e que anunciou as boas notícias, tem condições de dar-nos a vida.
Conclusão: o Senhor veio cumprir o que Deus tinha prometido pela boca dos profetas. Assim ele mostrou que nasceu para vencer a grande miséria que existe neste mundo. Esta é nossa fé, irmãos: O nosso Senhor Jesus Cristo, somente Ele e ninguém mais, tem poder para salvar o povo de Deus de toda sorte de miséria. Somente Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Somente ele pode socorrer-nos, quando estamos no pecado, quando a nossa vida é um pesadelo, quando nos afastamos de Deus. Somente Ele tem soluções onde os planos e projetos dos sábios e entendidos deste mundo fracassam. Somente Ele pode curar e salvar os povos de toda a terra. Temos que estar com Cristo, que nasceu como menino, mas que é nosso eterno Deus. É assim que nós, que muitas vezes sofremos, ganhamos alegria, paz e segurança, e mais, ganhamos a vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário