segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Esboço sermão pastor Euzebio: A Lei e a Graça andam juntas...

A Lei e a Graça andam juntas!
Texto Bíblico: João 1:17
Introdução: ESTAMOS SOB A LEI OU SOB A GRAÇA? Esse questionamento reflete um entendimento confuso do ensino bíblico acerca da lei e da graça de Deus. Muitos associam a lei como um elemento pertencente exclusivamente ao período do Antigo Testamento e a graça como um elemento neotestamentário. Isso é muitas vezes o fruto do estudo apressado de textos. E, de fato, uma leitura isolada de certos textos pode levar o leitor a entender lei e graça como um binômio de oposição. Lei e graça parecem opostos, sem reconciliação — o cristão está debaixo da graça e conseqüentemente não tem qualquer relação com a lei. No entanto, essa leitura é falaciosa. O entendimento isolado dos textos leva a uma antiga heresia chamada antinomismo, a negação da lei em função da graça. Nessa visão, a lei não tem qualquer papel a exercer sobre a vida do cristão. O coração do cristão torna-se o seu guia e a lei se torna dispensável. O oposto dessa posição é o legalismo ou moralismo, que é a tendência de enfatizar a lei em detrimento da graça (neonomismo). Nesse caso, a obediência não é um fruto da graça de Deus, uma evidência da fé, mas uma tentativa de agradar a Deus e de se adquirir mérito diante dele. Alguém poderia declarar: Se a salvação é independente da Lei, então a Lei é inútil. Paulo solucionou esta dúvida dizendo que a função da Lei não é livrar o ser humano do pecado, mas revelar o pecado: “Porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Rm 7:7. Algumas definições para a Lei e Graça nos ajudarão a compreender que não existe nenhuma contradição entre estas duas verdades bíblicas: O QUE É LEI? É o padrão divino pelo qual devemos pautar o nosso procedimento. É a medida pela qual podemos dizer se temos faltado quanto às exigências de Deus.  A Lei dos dez mandamentos é a expressão do caráter e da vontade de Deus em termos humanos. O QUE É GRAÇA? Favor imerecido ou dádiva a que se não faz jus, é a fonte de nossa salvação e aceitação do homem por parte de Deus.
De acordo com o ensinamento da Palavra de Deus, a Graça antecede o advento de Jesus: “Que nos salvou, e nos chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o Seu próprio propósito e Graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.” II Tm 1:9. A Graça é uma verdade reiterada pelos apóstolos, e Paulo consolida o assunto de maneira clara e definida, afirmando categoricamente que a Graça é estendida a todos os homens em sentido genérico, e em todos os tempos, antes e depois de Cristo, com estas palavras: “Porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tt 2:11. Assim, não se pode acreditar na pregação de que a Graça só veio depois de Jesus, baseando-se em um versículo isolado. Antes mesmo da queda do homem, Deus já havia implantado a Graça para salvação do homem, providenciando o Cordeiro “que foi morto desde a fundação do mundo”. Ap 13:8. O Messias, em Sua primeira vinda, foi identificado como sendo o “Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo” (Jo 1:29).  A primeira revelação escrita da promessa de um Salvador encontra-se em Gênesis 3:15: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gn 3:15. A partir daí a morte de cada cordeirinho apontava para o sacrifício expiatório de nosso amado Senhor Jesus e os homens passaram a esperá-Lo pela fé. Portanto, desde o início da humanidade, precisamente com o primeiro casal, teve começo a operação da Graça. Os que morreram antes de Cristo, foram salvos pela fé no Salvador que havia de vir. Em Hb 11 encontramos a galeria dos salvos pela Graça (fé). Sim, porque a Graça é manifestada quando o homem exerce fé no sacrifício de Jesus: “Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé...” Ef 2:8. No Reino eternal só haverá uma classe de remidos, que é a dos salvos pela Graça, mediante sua fé no sacrifício expiatório de Jesus. Este é o verdadeiro ensinamento bíblico. Eis a prova: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e abrir os seus selos; porque foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus, homens de toda a tribo, e língua e povo e nação.” Ap 5:9.  A Graça existe por causa do pecado. Para haver Graça é mister que exista pecado, caso contrário a Graça seria desnecessária. Como sabemos que existe pecado? O apóstolo Paulo responde: “ ...mas o pecado não é imputado, não havendo lei.” Rm 5:13. “Porque onde não há lei também não há pecado.” Rm 4:15. Com base nestas declarações do apóstolo Paulo, podemos afirmar que, se não houvesse uma lei que apontasse, mostrasse e revelasse o pecado, este não existiria.
CONCLUSÃO: Efetivamente a Lei e a Graça estão irmanadas, caminhando juntas. A Lei revelando o pecado na vida do homem, e a Graça trazendo o remédio para este pecado. A Palavra de Deus menciona que os remidos entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro (Ap 15:3).  Por que o cântico de Moisés? Porque ao profeta Moisés Deus entregou a Lei, escritas em duas tábuas de pedra, contendo os Dez Mandamentos.  E por que o cântico do Cordeiro? Porque a Graça é manifestada quando o homem exerce fé no sacrifício de Jesus, o Cordeiro de Deus.  Assim, até neste detalhe Lei e Graça estão juntas. Lembre-se do seguinte texto: “Porque a Lei foi dada por Moisés; a Graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” Jo 1:17. Agradeçamos a Deus pela Graça que nos foi outorgada, mas vivamos de maneira que a Lei em nada nos acuse. Portanto, nossa obediência à lei não acontece e não pode acontecer sem Cristo. Tentar viver debaixo da lei, sem Cristo, é submeter-se à escravidão. Porém, obedecer à lei com Cristo é prazer e vida. Amém

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