sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Estudos: Dízimo, expressão de fé em Deus e responsabilidade com a igreja.

O dízimo na Bíblia era uma prática do Velho Testamento mas o crente hoje ainda é convidado a ofertar a Deus. Na Bíblia, dar o dízimo é uma forma de agradecer a Deus. O dízimo sustentava o templo, os sacerdotes e levitas e os pobres.
O que significa dízimo? Dízimo significa “décima parte”. Os judeus davam a décima parte de seu rendimento a Deus. Se fosse no Brasil, significa que por cada 10 reais que a pessoa recebia no salário, daria 1 real a Deus. Se ganhasse 1000 reais, daria 100 mas se só ganhasse 10, daria 1. No tempo do Velho Testamento as pessoas viviam principalmente da agricultura. Não havia muito dinheiro e as transações eram feitas trocando um produto por outro. Por isso, os dízimos eram principalmente dados em produtos agrícolas, como ovelhas, farinha e azeite (2 Crônicas 31:5). Quem não podia transportar os produtos para o templo podia vendê-los e entregar o dinheiro.
Para que servia o dízimo? O dízimo era uma ordenança para os judeus e servia para agradecer a Deus. A Bíblia ensina que tudo que temos é dado por Deus. Deus é o verdadeiro dono de tudo no mundo (Jó 41:11). Dar o dízimo era uma forma de reconhecer que seu sustento depende de Deus, não de sua riqueza. O dízimo também servia para sustentar o templo. O templo às vezes precisava de obras de reparação e os dízimos cobriam as despesas. O dízimo também sustentava os sacerdotes e levitas, que não receberam terra de herança como os outros israelitas; eles eram os líderes religiosos e se dedicavam ao serviço do templo e a ensinar as Escrituras ao povo. O dízimo também tinha uma função social. Na Bíblia o amor a Deus sempre está ligado ao amor amor ao próximo. Por isso, uma parte dos dízimos era dada aos pobres, para aliviar sua situação (Deuteronômio 14:28-29. Dar o dízimo era uma forma de mostrar misericórdia e criar igualdade social.
O dízimo é um mandamento para o cristão? Não, o dízimo não é um mandamento para o cristão mas é recomendado. Jesus não nos ordenou dar o dízimo mas nos ensinou sobre a importância de ofertar.
As ofertas do cristão devem ter a mesma função que o dízimo:
Agradecer a Deus – nosso sustento vem de Deus e não devemos ficar presos pelo amor ao dinheiro – Mateus 6:24
Cobrir as despesas da igreja – o bom senso dita que quem quer usufruir da igreja deve ajudar com as despesas
Sustentar os obreiros – quem trabalha servindo a igreja merece ser sustentado pela igreja – veja aqui: pastor deve receber salário?
Ajudar os mais necessitados – o cristão deve ajudar seus irmãos mais pobres
O dízimo é apenas uma quantidade recomendada, que não é pesada demais. Os primeiros cristãos não se limitavam ao dízimo; davam muito mais, de acordo com as necessidades da igreja (Atos dos Apóstolos 4:34-35).
O Novo Testamento dá algumas recomendações sobre como ofertar:
De acordo com suas possibilidades – Deus não quer que você dê mais do que consegue – 2 Coríntios 8:12-13
Regularmente – é bom criar o hábito de ofertar com regularidade – 1 Coríntios 16:1-2
Com alegria – ofertar não é uma obrigação, é uma bênção, porque significa que Deus providenciou! - 2 Coríntios 9:7
O Novo Testamento não contém nenhuma regra clara sobre o dízimo mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. A generosidade é um sinal de gratidão e de confiança em Deus. Os primeiros discípulos davam muito mais que o dízimo! - Atos dos Apóstolos 4:32-35. O dízimo é a décima parte do rendimento. No Antigo Testamento, os judeus davam o dízimo de todo seu trabalho a Deus, para manter o templo, os sacerdotes, os outros trabalhadores do templo e as pessoas mais necessitadas da comunidade. Como a economia funcionava mais à base da troca direta, muitos dos dízimos eram dados em produtos agrícolas, que podiam ser usados ou comercializados.
O Novo Testamento fala apenas algumas vezes do dízimo: Mateus 23:23 e Lucas 11:42; Lucas 18:11-12 e  Hebreus 7:4-6.
Nas passagens em Mateus e Lucas, Jesus estava mostrando o perigo de confiar apenas nas regras e rituais, sem ter o coração virado para Deus. Jesus não estava condenando o dízimo (nem o jejum) mas explicou que nada disso tem valor se a pessoa não é realmente dedicada ao bem. O dízimo somente é agradável a Deus quando é feito com um coração cheio de amor a Deus e a Seus caminhos.
Jesus dizimou? A passagem de Hebreus 7 apresenta o sacerdote Melquisedeque como uma figura de Cristo, revelada no Antigo Testamento. De acordo com a Lei de Moisés, os sacerdotes da tribo de Levi deveriam receber os dízimos. Mas, antes dessa lei, Abraão, que era o bisavô de Levi, deu o dízimo a Melquisedeque, que simbolizava Jesus. Dar o dízimo era uma forma de reverência a alguém superior. Isso mostra que o sacerdócio de Jesus é superior ao sacerdócio da Lei de Moisés.
Cristão deve dar o dízimo, de acordo com o Novo Testamento? O Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para o cristão mas assume que o verdadeiro seguidor de Jesus vai contribuir generosamente para a igreja. O mais importante é a vontade de contribuir, não a quantidade oferecida (2 Coríntios 9:6-7). Não querer contribuir é muito mau sinal. A igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho da salvação ao mundo. Contribuir para a manutenção da igreja é contribuir para a salvação de mais pessoas. Dar ajuda financeira também é importante para que a igreja possa investir no no cuidado e no amadurecimento daqueles que já são salvos (2 Coríntios 9:12-13).
Por que é importante ir à igreja? Ofertar para a igreja também é uma forma de agradecer a Deus e colocar sua confiança nele. Quando você dá uma parte de seu dinheiro a Deus, você está reconhecendo que sua vida depende de Deus e é Ele que providencia aquilo que você precisa. Ofertar é mostrar que você ama mais a Deus que ao dinheiro (Mateus 6:24). Embora não fale de dar o dízimo, o Novo Testamento recomenda fazer o compromisso de ofertar regularmente com uma quantia fixa (1 Coríntios 16:2). Além de dar alguma estabilidade financeira à igreja, isso ajuda você a organizar seu orçamento pessoal. Ofertar de maneira regular é uma forma sábia de gerir suas finanças.
O uso correto dos dízimos e das ofertas: Se você está preocupado e quer saber onde seu dinheiro está sendo aplicado, pergunte à liderança da igreja! No Brasil e em vários outros países, toda igreja legalizada tem o dever de apresentar um relatório financeiro anual, que deve ser apresentado a quem pedir. Participe das assembleias fiscais da igreja, dê sugestões e ofereça sua ajuda. Coopere com sua igreja para o crescimento do evangelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário