quinta-feira, 21 de março de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: A Fé Vitoriosa.

A Fé Vitoriosa!
Texto Bíblico: Marcos 11:12-14; 20-23.
Introdução: Por que será que muitas pessoas que se dizem serem "pessoas de fé" não alcançam vitórias? Será que só ter fé é suficiente? O autor do livro de Hebreus assim define FÉ: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1). Entendemos, então, que a fé é a substância das coisas esperadas e a certeza de que coisas que não existem virão a existir. Ela é o firme fundamento que nos leva a receber as virtudes e as bênçãos de Deus, e é através dela que nós podemos receber o poder e conhecimento do Pai. A fé nos convence de que Deus é poderoso para cumprir aquilo que está na Sua Palavra e o que Ele prometeu para as nossas vidas. A fé em Deus sempre produz resultados, nos levando a ver mais clara a solução de cada problema. A fé nos conduz a ver as vitórias sobre situações que as circunstâncias apresentam como derrotas, isto é, a ver o possível de Deus operando nos impossíveis dos homens. É o sobrenatural operando no natural. Fé é trazer esperança onde não há perspectivas. É trazer a alegria e a paz de Deus sobre todas as frustrações e inquietações. Assim como a fé nos aproxima de Deus, a falta dela nos afasta. A manifestação de que se crê em Deus está nas atitudes de fé. Quando há fé, os milagres acontecem. O milagre é algo que não depende da inteligência nem do conhecimento, depende da fé. Jesus não opera maravilhas onde há incredulidade. Ele só pode agir mediante a nossa fé. Na verdade a fé não é nossa, ela é um dom de Deus derramado em nossos corações, operando para a justiça. Através dela, trazemos a existência o poder, a glória e as maravilhas de Deus para as nossas vidas. Todo homem de fé encara os problemas com vistas nas soluções que vêm do alto, pois a fé constrange o coração de Deus a nosso favor. A fé é conhecida e confirmada através dos frutos presentes em nós. É o canal de comunicação entre Deus e os homens, sem ela não agradamos e não temos como nos comunicar com Ele, pois “é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe…” (Hb 11:1). Através da fé, Deus chama à existência aquilo que não existe. Em verdade, no mundo da fé, as vitórias que buscamos já aconteceram. Quem vive pela fé sempre é vitorioso, pois a fé não conhece derrota – “…e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1Jo 5:4).
ALGUNS PASSOS DE FÉ:
1) Ter fé em Deus (versículo 22): Muitos têm fé em Deus e em um monte de outras coisas. No pastor, no santo, na virgem Maria, em lugares "sagrados" e até em pessoas que já morreram. Mas a fé tem que ser somente em Deus! Ele não aceita dividir a Sua glória com ninguém: "Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor" (Isaías 42:8). A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1). Por isso, quando ouvimos a Palavra, ganhamos uma certeza!
2) Devemos falar ao monte (versículo 23): Nós temos que falar ao monte, ao problema, à doença, à dor que saiam de nossa vida. O que remove montanhas são as nossas palavras. Deus é um Deus de fé. Ele é perfeito e tem todo o poder, mas Ele não ficou pensando: "Um dia Eu criarei todas as coisas, Eu tenho fé". Não! Ele falou! "Disse Deus: 'Haja luz', e houve luz" (Gênesis 1:3).
3) Não duvidar em seu coração (versículo 23a): Aqui está a chave de tudo, a chave para se ter a fé que traz a vitória. Se você tiver fé em Deus, falar ao problema, mas, lá no fundo você duvidar, você não irá receber. Então cuidado com aquilo que pode tirar a sua fé! A mantenha firme em seu coração, pois o tempo de Deus se cumpre!
4) Crer que se fará aquilo que se diz (versículo 23b): É o passo natural de não duvidarmos. Devemos crer. Quem crê expressa, fala! Jesus não disse que receberemos o que pedimos, mas o que dizemos! Então, não se contradiga. (Não espere por um sinal exterior para crer, pois isso não é fé).
5) Tudo o que se disser lhe será feito (versículo 23c): Esse passo não é nosso. É de Deus. Devemos fazer a nossa parte, pois Deus sempre faz a parte dEle! Então, tenha fé em Deus, tenha autoridade, não duvide, creia no que você diz e espere, pois o Pai fará!
Conclusão: A nossa fé deve ser firmada somente em Deus. Muitos crêem em Deus e em muitas outras coisas. A fé em Deus é o primeiro passo para a vitória. Em hipótese alguma, Deus jamais deixará de cumprir a Sua Palavra e as Suas Promessas. Acredite e confie. Não dê ouvidos à qualquer declaração a seu respeito, ainda que pareça certa. “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” (Rm 10:17). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário