quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Toque de Jesus.

O Toque de Jesus
Texto Bíblico: Evangelho de Mateus
Introdução: Toque é o contato que transmite afinidade. E uma das coisas que mais desprezamos, por causa do mundo virtual em que vivemos e de pensamentos impuros, é o Toque Físico. Até dentro das igrejas, muitos irmãos sentem-se constrangidos, quando pedimos que abracem seu irmão ou mesmo que peguem a sua mão. Ta certo que tem prega-dores que é demais, fala uma palavra e pede... outra e pede...se torna chato e cansativo. Porém feito com ordem e prudência é essencial para sentirmos o calor, a amizade, o companheirismo e que não estamos sozinhos. Jesus tocava e era tocado pelas pessoas durante O Seu Ministério terreno, sem fazer acepção alguma e sem constrangimento. Jesus utilizava a linguagem do toque. O livro de Mateus descreve peculiaridades desta linguagem:
Em Mateus 14:34-36 vemos o Toque da Fé: “Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré. Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes. Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados”. Os homens judeus usavam franjas nas barras de suas vestes, de acordo com a Lei de Moisés (Dt 22:12). Na época de Jesus, estas franjas eram consideradas um sinal de santidade (Mt 23:5). Era natural que as pessoas desejosas de serem curadas estendessem suas mãos para toca-las. Mas uma mulher enferma logo aprendeu que a Fé em Jesus lhe proporcionou cura, não as vestes (Mt 9:19-22).
Em Mateus 8:3 vemos o Toque Purificador: “Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!" Imediatamente ele foi purificado da lepra”. Assim como e a AIDS em nossos dias, antigamente a lepra era uma doença terrível, porque não se conhecia um método de cura ou remédio. Se alguém contraísse algum tipo de lepra, o sacerdote declarava essa pessoa leprosa e a bania da casa e da cidade onde morava. O leproso era enviado para viver em uma comunidade com outros infectados até que melhorasse ou morresse. Contudo, quando um leproso implorou que Jesus o curasse, o Senhor estendeu sua mão e tocou-O. O pecado também é uma doença terrível e contagiosa, com a qual todos nós estamos infectados. Somente o toque curador de Cristo pode remover milagrosamente nossos pecados e dar-nos uma vida abundante.
Em Mateus 8:15 vemos o Toque Aquietador: “Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo”. A sogra de Pedro é um lindo exemplo a ser se-guido por nós. A resposta dela ao toque de cura de Jesus foi passar a servir imediata-mente tanto ao Senhor quanto a seus discípulos. Por Deus ter nos prometidos todas as recompensas de Seu Reino, devemos procurar maneiras de servir agora o Senhor e os seus discípulos.
Em Mateus 9:29-30 vemos o Toque Iluminador: “E ele, tocando nos olhos deles, disse: "Que seja feito segundo a fé que vocês têm!" E a visão deles foi restaurada. Então Jesus os advertiu severamente: "Cuidem para que ninguém saiba disso"”. É interessante ver que Jesus advertiu aos cegos que mantivessem silêncio sobre a cura, por-que não queria ser conhecido apenas como alguém que fazia milagres. Jesus curava as enfermidades físicas porque tinha compaixão do povo, mas também queria operar cura espiritual a um mundo enfermo por causa do pecado.
Em Mateus 17:7 vemos o Toque Assegurador: “Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se! Não tenham medo!"” Jesus Cristo e muito mais que um grande líder, um bom exemplo, uma boa influência, ou um grande profeta. Ele é o Filho de Deus. Quando alguém compreende esta profunda verdade, a única resposta ade-quada é a adoração. Quando você tiver alcançado o correto entendimento a respeito de Cristo, sem dúvida, estará disposto a obedecer-Lhe.
Meus irmãos o Toque de Jesus tem poder, pois o seu toque é o toque de Deus! Quando Ele estende a mão em sua vida e propositalmente toca você, Ele produz mudanças que nenhum outro toque pode produzir. Eu não sei o tipo de toque que você precisa ou em qual área da sua vida precisa deste toque, mas eu sei quem pode tocar em você! JESUS é o seu nome: tocar as vidas é sua especialidade.
Conclusão:  Aprendemos que Toque significa Contato... Contato de Jesus conosco e consequentemente o nosso contato com Ele... Essa é uma experiencia maravilhosa! Esse toque, esse contato, é um toque que realmente abençoa... Quando Jesus nos toca, somos abençoados de alguma forma. Se você está perdido, desviado, sobrecarregado, desanimado, ou apenas quer aprender a ama-Lo mais. Você precisa de Seu Toque! Quando Jesus toca em você, tudo muda. Não tem como Jesus tocar em você e você continuar no mesmo estado. Se sua vida continua a mesma, é porque Jesus ainda não tocou em você. E o que você precisa fazer? Tocar nEle. Vá na direção dEle, diga que precisa do Toque dEle... Basta apenas um Toque dEle para tudo mudar em sua vida.
“Espírito Santo de Deus toque em mim com seu poder. Eu quero ser mudado. Toque em mim com seu poder”..
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário