Texto Bíblico: Salmos 37:5
Introdução: Agradeço ao irmão Everton Vargas pela sugestão do tema. Quando reflito sobre este tema me vem a mente a necessidade de tomar uma decisão. A Palavra do Senhor diz “Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão!” (Jl 3:14). Algo muito sério para pensarmos. Há milhares de pessoas que ainda não se decidiram. É preciso compreender que “as nossas decisões de hoje decidirão a onde passaremos nossa eternidade”. Sei que tomar decisões que mudam completamente o rumo de nossas vidas não é fácil. Mas é preciso toma-las! Geralmente parece que atiramos no escuro, e não conseguir controlar o amanhã pode nos causar muita aflição. Ai o Senhor diz não se preocupe com o dia de manhã, viva o hoje, o agora na presença dEle.
O que fazer quando Deus lhe mostra um caminho e você não sabe onde este caminho vai dar?
A resposta é: Nada, simplesmente tome o caminho. Deus sempre tem o melhor caminho para as nossas vidas, mesmo que há princípio pareça algo ruím. Lembra quando Deus tirou o povo do Egito, tinha um caminho a ser percorrido até a Terra Prometida, e com certeza tinha um caminho fácil, rápido e bem seguro que o povo queria tomar, porém Deus os levou pelo caminho do deserto, caminho de aprendizado, amadurecimento, fortalecimento e dependência de 100% de Deus, e os que obedeceram e confiaram em Deus adentraram a Terra Prometida, os que murmuraram, foram incrédulos, idolatras, ingratos, e desobedientes, ficaram pelo caminho no deserto. Outro exemplo importante para ilustrar o que Deus quer falar através deste tema é o de Abraão. Deus lhe disse: Sai de onde está, onde você tem tudo garantido, e vai para onde Eu lhe mostrarei. (Gn 12:1). Abraão poderia indagar: “Que terra é essa? Onde fica? Que há nela? Há plantações? Há gados? Como poderei me sustentar lá?” Mas ele simplesmente ouviu a promessa de Deus (Gn 12:2,3). E partiu sem saber onde ia! (Gn 12:4). Quando Abraão obedeceu-se colocou nas mãos do Todo Poderoso, simplesmente confiando. Assim também nós precisamos seguir os caminhos do Senhor e confiar, pois estamos sob os cuidados do Grande Eu Sou!
Sei que o Senhor tem o melhor para mim, creio e confio nEle, mas meu coração continua sobrecarregado com preocupações como será daqui para frente?
Em Lucas 21:34 diz; “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências (...) das preocupações deste mundo”. Muitas vezes podemos deixar de nos apossar do que Deus preparou para nós porque não entendemos ainda o que Ele nos tem preparado. É difícil confiar somente no Espírito, não é? Isso porque somos acostumados com nossos sentidos exteriores e com as emoções do coração, mas ainda precisamos apurar nossos sentidos mais interiores. Somos acostumados a pensar que temos controle total da nossa vida, então, de repente, o Senhor nos dá uma direção que, se obedecemos, nos faz perder esse “controle”. E agora?
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará” Salmos 37:5
Quando obedecemos, entregamos nosso ser totalmente aos cuidados do Senhor. Ele se encarrega de nós. Ouvinte toda vez que tomamos o controle de nossa vida, a consequência do que fazemos é responsabilidade nossa. Porém, quando entregamos o controle total ao Senhor, a responsabilidade é dEle. Nossa parte é a porção de Abraão: Andar por Fé, isto é, conduzir a nossa vida de acordo com o que o Senhor nos fala. E esta direção está na bíblia! Ele tem um plano para nós e devemos ser fiéis em cada passo desse plano, à medida que ele nos é revelado. Não há espaço para preocupações, pois se Ele cuida das aves e dos lírios dos campos, quanto mais de nós. Ele é o supridor de todas as nossas necessidades! (Mt 6:25-34).
Conclusão: Amados fomos libertos dos anseios pela obra de Cristo. Andando por Fé e não pelo que vemos, passo a passo vamos descobrindo o que Ele tem preparado para nós. Quando nos convertemos, estabelecemos um destino final para nossa vida que é Cristo, e Ele sabe como nos levar nesse caminho, Ele é o próprio caminho... Quando entregamos a Deus o controle de nós mesmos, é como se morrêssemos: não temos mais vida em nós mesmos; ela pertence a Deus. Entregar-nos totalmente ao Senhor é o maior dos benefícios, não por Ele fazer as coisas darem certo, mas simplesmente por Ele ser quem é. Deixemos nosso coração sem sobrecargas, livre para ouvir e obedecer a direção do Senhor sem reservas. “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dEle vem a minha esperança” Salmos 62:5. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário