PPA – Fale de Bondade e não dissemine o mau.
Texto Bíblico: Pv 19:1; Êx 33:19
Introdução: Este tema foi sugerido pela diaconisa Claudia Barcellos e vamos tentar aprender algo para as nossas vidas. Ao ler esta frase “Fale de Bondade e não dissemine o mau” creio que temos dois objetivos que são muito importantes a serem considerados. Duas indicações para duas atitudes práticas. As palavras precisam ser acompanhadas de gestos, ou melhor as palavras devem comunicar o que nossas atitudes dizem.
A primeira indicação deve ser a prática da Bondade. Porém Bondade é um conceito amplo. As pessoas demonstram bondade em vários graus, desde pequenos atos, quase imperceptíveis, até uma vida toda repleta de atos de bondade. Uma pessoa bondosa não age com favoritismo, mas respeita cada individuo como um ser criado por Deus. A pessoa bondosa não é sarcástica e não se alegra com a desgraça do outro. A pessoa bondosa é honesta, mesmo quando isso lhe causa sofrimento, e permanece firme nos princípios bíblicos, mesmo quando eles não são populares, pois ama o Senhor acima de todas as coisas e a Lei de Deus reflete o próprio Deus. Assim sendo, a bondade está sujeita à Lei de Deus, mantendo os padrões de certo e errado. Em essência, a moralidade e a bondade andam de mãos dadas. A profunda motivação da bondade brota da humildade e da gratidão a Deus pelo Seu maravilhoso dom da Salvação.
O mal não se cansa de suas maldades! O único jeito de vencermos a maldade do mundo é com a bondade no nosso coração!
Infelizmente vivemos num mundo cheio de amarguras. Mais do que nunca precisamos de boas ações, de boas palavras e de bons exemplos. Até o povo de Deus tem demonstrado amarguras em seu convívio, disseminando o mau. A coisa está tão feia, que ao vermos um vídeo, ou gesto de bondade, logo nos admiramos e pensamos: Ah este mundo ainda tem jeito! Sendo que nós que dizemos ser cristãos deveríamos ser os principais autores destes gestos. Porém cada vez mais vemos cristãos cheios de revolta, é tanta amargura. Fazer o certo hoje é errado!
Irmãos chega de cristãos espumando e disseminando o mau. Leve o amor, o respeito, leve vida, seja Luz em meio as trevas, distribuía o perdão, anuncie as Boas Novas de Salvação. Agindo assim conseguiremos ganhar muito mais almas para o Reino de Deus. Nossa vida, e conduta fala mais alto do que nossas vozes! Seja diferente dos demais. Seja bondoso, só pelo prazer de ser um Servo de Cristo. Amém “Fale de bondade e não dissemine o mau”
A bíblia diz que em nossos dias muitos seriam “ingratos, desleais, sem afeição natural” (2 Tm 3:1-3). Sem dúvida, nos deparamos com pessoas assim todos os dias. Mas isso não é motivo para simplesmente desistir de mostrar bondade a outros. Os cristãos foram aconselhados: “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos”. (Rm 12:17). Aos sermos bondosos com o nosso próximo, passamos a conhecer melhor a Deus e isso nos da felicidade. Jesus disse no sermão do Monte: “Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso”. Lc 6:35-36.
Deus é bom. Ele é cheio de bondade e gosta de nos fazer o bem. A bondade de Deus enche a Terra e traz Salvação. Por sua bondade Deus enviou Jesus para pagar o preço por nossos pecados. A bondade de Deus transforma nossos corações. A nossa resposta à Sua bondade deve ser também tratar outras pessoas com bondade. Quando somos bondosos, agradamos a Deus e nossos relacionamentos com outras pessoas melhoram.
CONCLUSÃO: Irmãos é natural sermos bondosos com aqueles de quem gostamos, como nossos parentes. Mas a bondade, que é uma qualidade divina, vai além disso. Jesus disse que Seu Pai Celestial é Bondoso, não só com aqueles que o amam, mas também “com os ingratos”. A bondade de Deus não é somente um atributo de Deus, porém uma verdade fundamental que cada cristão deveria abraçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário