domingo, 21 de junho de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Do Senhor vem o livramento!

Do Senhor vem o livramento!
Texto Bíblico: Salmos 34:19; João 16:33
Introdução: Aceitar Jesus como seu Salvador e decidir Segui-Lo são duas das melhores decisões que você pode tomar em sua vida. No entanto, ser um seguidor de Jesus não significa que você nunca enfrentará problema, provações ou aflições. De fato, a bíblia nos ensina que, em nossa caminhada temporária nesta terra, experimentaremos todos os tipos de dificuldades. Por exemplo o Rei Davi disse: “Os bons passam por muitas aflições, mas o Senhor os livra de todas elas”. Sl 34:19. O próprio Jesus disse: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” Jo 16:33. E ambos, Davi e o próprio Jesus, testemunharam o poder da proteção de Deus em meio a situações muito turbulentas. Sei que provavelmente não é o que você deseja ouvir, mas não podemos viver pensando que porque vamos à igreja ou porque lemos a bíblia, estaremos de alguma forma imunes à dor neste mundo. Vamos enfrentar perdas como qualquer outra pessoa! Então o que faz a diferença? A grande diferença são as Promessas de Deus às quais podemos nos apegar no meio da crise. Por exemplo, destas duas passagens que lemos, podemos extrair duas promessas de Deus:
1 – Estarei com você no meio da provação; e 
2 – No devido tempo te tirarei dessa situação. 
Portanto, nesses momentos de histeria coletiva, ansiedade e desesperança, confie que Deus não o abandonou. Confie que Deus está com você nessa situação atual. Acredite que haverá um tempo em que se olhará para trás e poderá agradecer por esta crise pela qual está passando neste momento, porque será o instrumento para que sua confiança em Deus seja purificada e fortalecida.
Você sabia que as quatro palavras mais ouvidas entre os cristãos nas horas de crise são: "Senhor, faça alguma coisa!". É totalmente contra a natureza humana nos aquietarmos e não fazer nada quando enfrentamos as perplexidades da provação. Em verdade, esperar com paciência Deus agir é provavelmente a coisa mais difícil no caminhar cristão. Até os crentes mais consagrados entram em pânico quando o Senhor não se move de acordo com sua vontade e não o atende no horário que eles querem. Constantemente damos prazos e limites de tempo a Deus. Gritamos, "Deus, quando o Senhor vai resolver isso? Quanto tempo vai demorar? Se não for agora, será tarde demais!". Mas Deus nunca se atrasa. Ele sempre age -- e não segundo a nossa programação, mas a dEle. O nosso Deus está sempre procurando sobre a terra pessoas que confiem nEle em toda crise, provação e em toda situação desesperadora. Na realidade, Ele muitas vezes nos leva a situações alarmantes, críticas, difíceis - a fim de nos testar. Ele quer ver se estamos dispostos a nos aquietar, e esperar que nos traga livramento sobrenatural. A Bíblia declara com muita clareza: "O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se apraz" (Sl 37:23). Isso quer dizer que é Deus, não o diabo, que nos leva a situações difíceis. Ele pode usar o Diabo para isto com certeza, pode e usa! Podemos gritar, "Senhor, por que permites que essa crise continue?". Mas a verdade é a seguinte: não só Ele permite a provação, como o faz deliberadamente - para um propósito. E isso é duro de aceitar! Contudo Deus permite essas experiências duras a fim de produzir fé em nós. Ele está nos moldando para sermos piedosos exemplos de fé - sermos o Seu testemunho diante de um século incrédulo e ímpio. É muito comum que em inúmeras vezes nós nos concentremos tanto nas dificuldades e crises diárias, que rapidamente venhamos a nos esquecer os grandes livramentos operados por Deus em nossas vidas. Como é fácil a gente se deixar tomar pelas dificuldades. Todos os livramentos que Deus operou em nosso passado, são rapidamente esquecidos, e nesse momento as crises e dificuldades parecem aumentar, muitas vezes ficamos como moribundos a beira do caminho, como se apenas esperássemos o fim de tudo. Porém, Deus inúmeras vezes através da Sua Palavra nos adverte: "Lembre dos Meus livramentos."
Vou dar um exemplo disto que estamos falando: Os discípulos - eles não entenderam os milagres de Cristo quando Ele de modo sobrenatural alimentou milhares de pessoas com uns poucos pães e peixes. Jesus operou esse milagre duas vezes, alimentando 5.000 pessoas uma vez e uma multidão de 4.000 pessoas na outra. Contudo, poucos dias depois, os discípulos tinham removido esses acontecimentos da memória. E você já esqueceu dos livramentos do Senhor em tua vida?
Conclusão:
Todos passamos por momentos em que precisamos ser resgatados por Deus de uma situação difícil. Seja na tristeza, seja no medo ou na dor, você pode sempre vir para Deus com seu problema e pedir seu livramento. Irmãos podemos falhar em nosso discernimento, em nosso ouvir, em nossas decisões. Mas podemos nos regozijar em Deus, que é a nossa força! Ele nos fará andar no caminho certo. Essa é a Sua obra. E devemos simplesmente nos render, aquietar e ver a Sua salvação! O Senhor promete: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Is 41:10). Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário