quinta-feira, 4 de junho de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: Não espalhe medo, espalhe fé!

Não espalhe medo; espalhe fé!
Texto Bíblico: 2 Timóteo 1:7
Introdução: Agradeço ao ev. David Matias que sugeriu este tema. Tão importante para a nossa conduta cristã. Ouvinte devemos fazer o que puder para não espalhar o medo, pois tomar decisões baseadas no medo não é ideal quando você é parte de uma comunidade que se baseia na fé. E creio que estou falando para pessoas que fazem parte do Corpo de Cristo, e sendo assim o nosso fundamento é a Fé. Vivemos em um mundo onde a mídia tradicional só mostra o caos e o desespero, vivem da mentira e do engano, isto os alimenta. E nós somos induzidos a fazer o mesmo. Espalhar o medo, o pânico entre as pessoas. Assim elas são facilmente controláveis e isto fica mais evidente neste momento de isolamento social, onde ficamos bastante tempo interagindo com outras pessoas através das redes sociais. O grande problema é quando estamos andando, pensando e agindo conforme o mundo. Sabe por que? Quando estamos nesta condição começamos a compartilhar o que o mundo nos oferece, ou seja, só coisa que geram medo, insegurança, e até pânico. Por isto muitas pessoas chegam a cometer suicídio, pois ficam se alimentando destas coisas ruins. Por isto exortamos aos amados irmãos a focarem na Fé e na Esperança em Cristo Jesus. Se assim o fizermos estaremos nos esvaziando do mundo e de nós mesmos. E nos preenchendo com o Espírito Santo. Querido uma vez que você crê que existe um Deus Poderoso capaz de trazer esperança às pessoas em meio ao caos, você entende que deverá fazer o mesmo. Vamos tentar ajudar ao próximo, primeiramente nos ajudando a nos mesmo a escaparmos do medo e do pânico, só assim poderemos compartilhar esperança e fé. Por exemplo procure compartilhar noticias boas que edificam as vidas, ao invés de ficar postando o medo, postando pessoas doentes, feridas, ore por elas e se possível as ajude, porém, compartilhar estas imagens não ajudarão em nada, pelo contrario só faz aumentar o medo nas pessoas, geram tristeza e dor.
O medo gera o pânico, assusta as pessoas e pode até mesmo causar a morte sem estar doente.
“Deus não quer que você seja cheio de medo. Ele quer que você seja cheio de Fé”
A Bíblia diz em 2 Tm 1:7 “Porque Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, de amor e de mente sã”. Vamos entender esse versículo?
“Medo” – significa ter “um coração cheio de pavor e pânico”.
“Poder” – significa a capacidade de exercer a força espiritual necessária para a mudança.
“Amor” – significa carinho, respeito por Deus e pelo próximo.
E ter “Mente Sã” – significa tomar decisões sensatas, inteligentes e razoáveis.
Eu sei que tudo isto que estou falando para quem ainda não aceitou à Cristo, e vive na carne, não entendem. Porém quem vive no Espírito creio que está compreendendo e dando glórias a Deus, pois sabem que precisamos “Andar em Fé” de que Deus não pode apenas nos manter seguros, mas também nos ajudam a ajudar aos outros. Por exemplo neste momento de corona vírus, ou COVID/19 como desejarem... Não precisamos orar para que o vírus desapareça, mas pela presença de Deus em nossas vidas. A boca só fala aquilo que o coração está cheio e as atitudes revelam o que inunda a alma!
Agora sabendo de tudo isto quero exortar a você “Não ter medo, tenha Fé” ... Não se alimente das noticias do mundo, olha o exemplo de Cristo Mc 5:35-43, v.36 “Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: ‘Não tenha medo; tenha Fé!’ ... Os detalhes sobre Jairo, na bíblia, são poucos. Sabemos que era pai de uma menina de doze anos e que ele era importante na sociedade por ser chefe da sinagoga. Talvez você tenha poucas identificações com Jairo. Talvez não tenha posição de destaque na sociedade e nem tenha filhos, mas há algo na vida de Jairo com o qual todos nós nos identificamos: o fato dele ter recebido uma má notícia. A filha de Jairo estava doente e ele saiu em desespero para buscar ajuda. Saiu para falar com Jesus. Mas a notícia da morte da menina caiu como uma bomba. Certamente você já recebeu uma notícia ruim: a morte de um conhecido, o diagnostico de uma doença, o resultado de um exame ou o anúncio de uma demissão. Talvez a simples lembrança da má notícia traga ressentimentos e tristeza. Mas agora, vamos dar destaque não à notícia, mas a reação. No Evangelho de Marcos, cap. 5, verso 36 que lemos: “Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo – Não tenha medo; tenha Fé!  Jairo chegou em sua casa e as pessoas choravam em desespero. Mas na mente de Jairo repetia-se a frase de Cristo: “Não tenha medo; tenha fé!” Essas palavras de Jesus também valem para você. Por isso, guarde-as em sua mente. Quando a notícia ruim cair sobre você, quando os tempos de aflição e dor surgirem, lembre-se de Jesus dizendo: “Não tenha medo; tenha fé!” Afinal, não nos identificamos com Jairo apenas pelo fato de termos recebido uma notícia ruim, mas também pelo fato de termos recebido o evangelho, que é a Boa Notícia da presença e da vitória que temos em Jesus, uma vitória sobre o medo e a morte, e boa notícia da ressurreição e da vida eterna! amém

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário