Eis que coloco diante de ti: Jesus e Barrabás? Escolhe, pois Jesus para que vivas!
Texto bíblico: Mateus 27:17b
Introdução: Depois de Pilatos interrogar Jesus, ele chegou a um veredito: ele sabia que Jesus tinha sido entregue por pura inveja. Jesus era inocente de todas as acusações, tanto de blasfêmia, quanto de rebelião contra o governo romano. Ele até recebeu a confirmação disto, quando estava sentado no tribunal, tinha recebido um recado de sua mulher, dizendo: Não se envolva no caso desse homem inocente, pois esta noite eu tive um sonho horrível por causa dele. Portanto, Pilatos sabia que Jesus era inocente e com medo da multidão, e usando de um artificio (tradição) para ficar de bem com os líderes religiosos, sugere uma escolha entre os dois: Jesus ou Barrabás? Assim pensa que a responsabilidade da morte de Jesus seria apenas dos líderes e do próprio povo, porém há consequências para todas as nossas escolhas. Somos muitas vezes perdoados pelas nossas escolhas, ações, porém sempre temos que arcar com a responsabilidade de nossos atos e escolhas. E vou além, esta consequência muitas vezes alcança nossas descendências. Vemos muitos exemplos disto na bíblia e em nossa geração também. Não adianta apenas lavar as mãos, amados! É preciso fazer as escolhas certas! Vamos analisar um pouco qual é a escolha que esta sendo colocada diante da multidão e de nossas vidas também... De um lado temos Barrabás, um criminoso confesso que havia provocado várias sedições contra os romanos. Assassino, ladrão... homicida, e um perigo as pessoas. Barrabás representa o homem pecador e ímpio, que está preso por sua rebelião e pecado. O homem merece a condenação e a morte, pois é responsável e culpado pelos seus atos. Do outro lado temos Jesus Cristo, inocente, pois não havia cometido crime algum. Jesus, o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
No julgamento de Jesus, o povo judeu gritou acusando: solta Barrabás em vez de Jesus Cristo. Aqui nós temos a mais perfeita ilustração do princípio da substituição. A história de Barrabás é a história da salvação por meio da morte de Jesus Cristo. Assim como aconteceu com Barrabás, Jesus tomando o seu lugar na Cruz. Este mesmo Jesus fez isto por mim e por você. Nos substituindo! Como Barrabás, todos nós, filhos do pai Adão, somos culpados da rebelião e sedição contra Deus, ladrões de Sua glória, assassinos de nós próprios e de outros, prisioneiros do pecado. Barrabás, no corredor da morte, apenas aguardava a execução. Ele deve ter olhado para as palmas de suas mãos, imaginando como seria a dor dos cravos rasgando a carne, dilacerando a cartilagem e os ossos. Ouviu então o sinistro barulho da chave abrindo a pesada porta de ferro. Ouviu os passos dos guardas. “Chegou minha hora”, pensou. Sua cabeça estava pesada e confusa. Parecia até ouvir seu nome gritado por enorme multidão. Ainda não sabia exatamente o que estava acontecendo. Abismado, ouviu que estava livre: “Pode ir para casa”. Isso é substituição. Jesus tomou nosso lugar. Ele foi feito pecado para que sejamos feitos justiça de Deus. E nós, nos dias de hoje, podemos achar que esse povo foi muito ruim, pois era o povo que andava com Jesus, experimentavam o Seu poder, viam curas e milagres, mas resolveram libertar outro homem. Também queremos Barrabás em vez de Jesus, porque estamos escolhendo a nós mesmos, estamos gritando: solta a mentira, solta a maldade em vez da Verdade de Jesus Cristo. Cada vez que nós pecamos, cada vez que nós decidimos ficar longe de Deus, cada vez que nós O ofendemos com nossas atitudes, nós dizemos: crucifica-O.
Irmão você sabe? Que Deus nos dá a oportunidade de, ainda hoje, fazermos essa escolha, de ainda hoje, escolhermos entre Cristo ou Barrabás. Mesmo depois de tanto tempo é nos dado a chance de sermos cristãos verdadeiros, diferentes daquele povo que condenou a Cristo, e sim, homens, mulheres, jovens e crianças que escolhem a Cristo. Com certeza, todos os nossos dias e em vários momentos dele somos questionados quanto a isso. Seja em nossa casa, em nossa escola, em nosso trabalho ou na sociedade em que vivemos. A todo o momento os cristãos são questionados a escolherem entre Cristo ou Barrabás. Mas será que temos escolhido a Cristo? Ou será que nossas escolhas quando somos questionados é a mesma que fez aquele povo? Ainda hoje somos questionados e, temos a oportunidade de escolher e anunciar o nome de Jesus Cristo. Faça diferente daquele povo, escolha a Cristo quando for questionado, pois lembre-se que Ele já te escolheu!
Conclusão: Hoje eu não quero dizer ou pregar para um povo que ficou como acusadores e assim ainda escolhem crucificar a Jesus, pois ainda continuam a se contaminarem com os mesmos pensamentos de maldade. Mas quero dizer para os muitos Barrabás que estão no corredor da morte, pois algumas injustiças humanas, ou algumas tempestades da vida o fizeram revoltar contra tudo e contra todos. Pessoas que sofreram grandes perdas irreparáveis e dolorosas, e assim se tornaram amargas, não que sejam amargas, mas se tornaram amargas e tristes. A estes quero me dirigir agora e dizer lhes que Jesus morreu em seu lugar e você está livre para adorá-lo e ser feliz. Verdadeiramente Barrabás sentiu na pele o que é ouvir e viver. E assim ele poderia dizer o que eu peço humildemente a você que diga agora aí onde está agora: JESUS MORREU EM MEU LUGAR!! Eu estou livre!

Nenhum comentário:
Postar um comentário