domingo, 12 de julho de 2020

Esboço de sermão pastor Euzebio: O Semeador saiu a semear!

O Semeador saiu a semear...
Texto Bíblico: Mateus 13.1-23; Marcos 4.1-20 e Lucas 8.4-15.
Introdução: Através das Parábolas, Jesus recorre à realidade, ao mundo camponês da Galileia, aquilo que viu, contemplou e pensou, porque tomava tempo para observar e encontrar inspiração para as suas Palavras, que chegavam não aos intelectuais, mas a gente simples e dispostas a escutar. As parábolas de Jesus levam os ouvintes a descobrir a VERDADE e, ao mesmo tempo escondem-na daqueles que são demasiadamente preguiçosos ou obstinados para enxerga-la. Aos que sinceramente, estão a procura de Deus, a verdade se torna completamente compreensível. Outro aspecto importante que precisamos entender é que as Sementes eram plantadas manualmente. À medida que o lavrador caminhava pelo campo, jogava sobre o solo punhados de semente, que retirava de uma grande sacola pendurada em seus ombros. As plantas não cresciam em fileiras harmoniosas como vemos atualmente quando a semeadura é feita com o auxilio de máquinas semeadoras. Não importa o quanto o lavrador fosse habilidoso ele nunca conseguia evitar que algumas sementes caíssem pelo caminho, sobre rochas e espinhos ou fossem carregadas pelo vento. Assim, o lavrador lançava as sementes com liberalidade, a fim de que um número suficiente caísse em solo fértil e a colheita fosse assegurada. “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. 1 Co 3:6-7. Querido precisamos entender que cada parábola tem o seu significado. E na maioria delas o Senhor Jesus Cristo deixou bem claro o seu significado. A parábola do Semeador, é um excelente exemplo disto, então não estamos aqui para lhe apresentar uma nova interpretação e sim simplesmente apresentar a explicação de Jesus Cristo. Tomando o cuidado para não irmos além do que Cristo queria ensinar. Amém
Explicação de Cristo: é interessante notar que Jesus contou a parábola à multidão, porém Ele explicou seu significado apenas aos seus discípulos. Creio que a multidão não estava preparada para receber esta revelação da Palavra, porém os discípulos estavam. Jesus certa vez disse para: “...não lançar pérolas aos porcos, Ele queria incentivar os seus discípulos a não desperdiçarem tempo com aqueles que jamais aceitariam o projeto confiado pelo Pai”. O caminho evangelização é muito difícil. A porta é estreita para aqueles que querem Seguir a Jesus. O caminho largo das mordomias, do dinheiro, do poder, do prazer é o mais fácil...
Jesus explicou que quando alguém ouve a mensagem do Reino, mas não entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração, tal como as aves comem as sementes que caem pelo caminho. Já o solo rochoso no qual algumas sementes caíram, representa aquela pessoa que, ao ouvir a mensagem, rapidamente e impulsivamente a recebe com alegria. Mas pela falta de raiz isso dura pouco tempo. Logo que surge a aflição ou a perseguição por causa da mensagem, essa pessoa se ofende e a abandona. Há também aquela pessoa que ouve, a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera. Esse é aquele que foi semeado entre os espinhos. Contudo, o exemplo da semente que foi semeada em Bom Solo representa aquele que houve e atende a mensagem. Esse dá fruto, produzindo, em um caso a cem, noutro, a sessenta, noutro, a trinta. Através desta explicação de Jesus, agora podemos entender o significado de três elementos dessa parábola. Primeiro, a semente da parábola do semeador é uma representação da Palavra de Deus. Segundo, o Semeador é uma figura do próprio Jesus Cristo e consequentemente, de todo aquele que se ocupa do serviço de proclamar o Evangelho. Terceiro, o solo citado na parábola do semeador, cada qual com sua particularidade, é uma indicação do coração humano.
Portanto podemos tirar três lições importantes para a nossa vida cristã: 
1) a parábola ensina que a semente do Evangelho é uma só, e que alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. 2) é inegável que essa parábola destaca, entre outras coisas, a responsabilidade humana. A responsabilidade pelo resultado da germinação da semente é colocada na condição do Solo (coração). 3) a parábola mostra que frutificação é uma marca do verdadeiro cristão. Todo genuíno discípulo de Jesus necessariamente irá frutificar para a Gloria de Deus.
Conclusão: Precisamos saber que algumas pessoas não compreendem a Verdade de Deus, porque não estão prontas para recebe-la. Jesus Cristo revela a verdade as pessoas que agirão de acordo com ela e a tornarão visível em sua vida. Quando você falar com as pessoas a respeito de Deus, esteja certo de que só compreenderão se estiverem prontas para isso. Seja paciente, aproveite todas as oportunidades para contar-lhes mais detalhes sobre Deus e ore para que o Espírito Santo abra a mente e o coração de cada uma, a fim de que recebam a Palavra (a revelação da verdade) e ajam de acordo com ela. Irmãos para receber a Palavra de Deus o coração do ser humano precisa estar limpo, ou seja, a terra preparada. E quem faz esta limpeza e trata a terra do nosso coração é o Espírito Santo de Deus, se assim permitirmos. Que nesta tarde você possa permitir o Espírito Santo tratar do seu coração.... e quero terminar te fazendo uma pergunta: Como você tem recebido a Palavra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário