Lancem fora o medo!
Texto Bíblico: Deuteronômio 20:1-8
Introdução: o medo é o maior fator desintegrante em nossa sociedade. Quando tiramos os olhos do Senhor e do Amor que Ele tem para nossa vida. O medo atinge com uma flecha certeira o coração trazendo confusão, depressão, incredulidade, e nos atinge através da intimidação, e isto faz com que nos tornemos covardes, por isso é preciso que o dom de Deus, seja avivado em nós, o dom da vida em abundância. Em Dt capítulo 20 vemos as leis dadas a Israel com relação a guerra. O Senhor estaria com eles, enquanto eles fossem obedientes ao senhor e lhes daria vitória sobre seus inimigos. Todos estamos em guerra todos os dias das nossas vidas, senão por questões externas, relacionadas a sobrevivência, pelas questões espirituais, onde o Diabo está a todo momento nos rodeando querendo nos tragar. São muitos os nossos adversários que como gigantes se colocam diante de nós e declaram que não vamos conseguir, como: a incredulidade, perseguição, angustia, tristeza, o desespero, etc. Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês! Portanto, em cima desta passagem que lemos em Dt 20:1-8 exortamos aos amados ouvintes a lançarem fora o medo! O nosso desejo é que os ouvintes realizem, sem medo, a obra que Deus lhe tem confiado. Para isto, vamos compreender melhor está passagem bíblica. O texto lido faz parte de algumas instruções para Israel em relação a guerra e servem perfeitamente para as batalhas que travamos todos os dias em nossas vidas. Nós não estamos indo para a guerra, ao menos contra países, como povo de Deus temos um reino e posições para conquistarmos. Por isso Jesus, disse: as portas do inferno não prevalecerão contra a Minha Igreja! A ênfase geral dos versículos que lemos é o medo. Veja que neles existem várias expressões falando do medo: não os temerás (v1); não desfaleça; não tenhais medo; não temais; não tremais; não vos aterrorizeis (v3); homem medroso; coração tímido (v8). Tenho a impressão que o medo é um dos maiores inimigos na batalha, por isso os líderes de Israel admoestavam os seus soldados: Lancem fora o medo! Nós também temos lutas, ninguém está isento delas, estamos no meio de uma guerra e quero dizer: Lancem fora o medo! Mais pastor porque devo lançar fora o medo?
1 – devemos lançar fora o medo porque é evidência de falta de fé. No v.1 fala para irmos contra o inimigo que pode ser poderoso, com um exército numeroso, com muitos cavalos e carros, mas que não devem ser temido (Deus já agiu em nosso favor! Agora precisamos crer!). Olhar para os obstáculos à nossa frente, seja a nível pessoal ou de igreja, e temer é demonstração de falta de fé, e como Deus agirá, se não crermos e confiarmos nEle? Portanto, lance fora o medo, crendo no Senhor, entregando-se aos cuidados dEle!
2 – o medo também deve ser lançado fora porque não nos deixa vencer. O medo nos paralisa. Você já percebeu o quanto não fazemos por puro medo? Medo de sofrer, de ser derrotado, de se expor, de não ser aceito, do ridículo... Irmãos não estamos em uma guerra defensiva, somos um exército de conquistadores e temos que avançar! Se avançarmos, venceremos! Avancemos então, conquistando o mundo para nosso Deus, não deixando que o medo nos paralise.
3 – lançar fora o medo é importante porque ele é contagioso. Ter um medroso faz um grande estrago no exército, veja que os comandantes preferiam ficar com menos soldados que ter algum medroso no meio deles. Aquele que é pessimista (tímido) e medroso é altamente contagiante (ele sempre vê a parte pior – sempre acha que não vai conseguir – é um desestímulo constante). Quantas conquistas não deixaram de ser efetuadas porque alguns desestimularam o grupo? Os comandantes de Israel mandavam os membros embora. Não quero chegar a tanto, mas quero alertá-los, e pedir em Nome de Jesus, lancem fora o medo para não contagiar os seus irmãos!
4 – lance fora o medo porque para o cristão ele é um sentimento infundado (não tem razão de ser). Os israelitas não tinham motivos para temer, pois Deus estava com eles. Nós não temos motivos para temer, pois Deus está conosco! Temos ao nosso lado o criador dos céus e da terra. Lembre-se: quem nos mandou conquistar o mundo também disse: “Eis que estou com vocês”.
Conclusão: Lance fora o medo! Se Deus tem colocado em seu coração grandes alvos a serem alcançados conquiste-os em Nome de Jesus (não deixe que o medo desvie de você está vitória). Se Deus, tem lhe mostrado ministérios específicos em seu reino, assuma-os, Ele vai estar com você. Se você, anda temeroso com o futuro da igreja, tem achado que não temos forças para grandes conquistas, eu o desafio: Lance fora o medo e una-se de todo o seu coração aos seus irmãos, porque juntos com Jesus nós continuaremos caminhando para a vitorias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário