sábado, 22 de maio de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Põe a tua casa em ordem porque virão dias difíceis.

Põe tua casa em ordem porque virão tempos difíceis.
Texto Bíblico: 2 Timóteo 3:1-4, 14-16.
Introdução:
sabemos que, infelizmente, a humanidade afastada de Deus, vem a cada dia se tornando mais e mais corrupta. Paulo inicia o capítulo três da segunda carta a Timóteo falando a respeito da extrema corrupção dos últimos dias. O termo “últimos dias” não se refere somente ao fim dos tempos escatológicos, mas faz referencia também ao ataque gnóstico sobre a igreja. O apóstolo mostra a Timóteo o grande desafio que é permanecer Fiel ao Senhor em tempos difíceis, quando os falsos mestres parecem se multiplicar. E por outro lado estamos tão focados nos acontecimentos ao nosso lado que isto tira o nosso foco de Deus e da Sua Palavra, esfriando nossa Fé e nos afastando da presença do Senhor. E se você ainda não sabe identificar um falso mestre, Paulo descreve algumas características e precisamos entender, porque em muitos casos, nós estamos sendo esses falsos mestres.
• Amantes de si mesmos. São homens que buscam os seus interesses em primeiro lugar, antes de valorizarem os outros e a obra do Senhor. Eles não tem amor.
• Avarentos. São amantes do dinheiro. Hoje, falsos obreiros, que só pregam ou fazem a obra de Deus esperando receber bens materiais.
• Presunçosos, soberbos. São homens cheios de orgulho.
• Blasfemos. Blasfêmia é ofensa verbal a Deus, porém, ela não se limita as palavras.
• Desobedientes a pais e mães e ingratos. São ingratos com Deus, os pais, os amigos, à igreja e todo ministério.
• Profanos e sem afeto natural.
• Irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes e cruéis. Nunca estão dispostos a perdoar e se reconciliarem. Cometem o crime de calúnia.
• Falsa aparência. Muitos vão à igreja, tem linguajar de cristãos, se vestem como cristãos, porém suas atitudes não condizem com a Palavra de Deus.
A pergunta que faço neste momento: Será que estamos vivendo estes tempos difíceis? Se cremos que sim! Então vem em meu coração a seguinte ordem de Deus: “Põe tua casa em ordem porque os dias difíceis chegaram!” Irmãos nós temos sido estes falsos profetas, falsos mestres, falsos irmãos, enfim temos vivido uma vida de aparência e engano. Precisamos por a nossa casa, ou seja, a nossa vida em ordem. Colocar a casa em ordem significa resolver todas as pendências. Cada um de nós temos nossas pendências para com Deus. Qual tem sido a sua pendência? Vivemos tempos difíceis e creio que ninguém duvida disto. Por isso precisamos nos voltar para a Palavra de Deus. Temos buscado muitos sinais e maravilhas, porém quando nos é anunciado que tem Palavra de Deus de sabedoria e conhecimento, simplesmente ignoramos. Não estamos nem ai para a hora do Brasil. A verdade é esta nua e crua! E cremos que Deus é obrigado ainda a ouvir nossas orações. Pobres de nós, pecadores, cegos, e surdos... Há se entendêssemos a importância de Obedecer a Palavra de Deus, desejaríamos aprender cada dia mais e mais. Pois a Palavra é um guia seguro para conduzir o cristão neste mundo de trevas morais e espirituais. Paulo, dá alguns conselhos a Timóteo, e estes servem perfeitamente para as nossas vidas. Paulo exorta Timóteo a fim de que ele perseverasse na Sã Doutrina (ensinamentos bíblicos) e sempre procurasse pregar a Palavra de Deus em todas as ocasiões (não deixasse sua Fé diminuir). Paulo também exortou Timóteo a viver o que pregava, pois muitos exortam, ensinam e pregam, todavia, na prática não vivem aquilo que transmitem nos púlpitos. Paulo chama a atenção de Timóteo ao verdadeiro motivo de levar o Evangelho. A intensão não deve ser de auto promoção, ou ganha pão, mas promover o Evangelho de Cristo, com o desejo de ganhar almas para Cristo. É interessante notar que Paulo, ao descrever nossos “dias difíceis” não prometeu que as coisas ficariam mais fáceis ou necessariamente melhores. Contudo, ele deixou conselhos para os que procuram consolo e segurança ao se verem diante das condições cada vez mais difíceis de nossos dias.
Assim como as profecias ou predições foram claramente precisas, as suas instruções para nós também são extraordinariamente relevantes. Ele disse: “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu”. 2 Tm 3:14. Em outras palavras ele está nós dizendo: este não é o tempo de retroceder, de desistir ou duvidar. Devemos permanecer firmes e constantes na Palavra do Senhor que temos aprendido. No verso 15, Paulo diz que as Sagradas Escrituras (Bíblia) podem nos fazer sábios para a Salvação pela Fé que há em Cristo Jesus. Em tempos difíceis precisamos acessar a Sabedoria de Deus, disponível para nós através da Sua Palavra. Sabedoria em tempos perigosos, em tempos difíceis, pode nos livrar da morte, nos livrar de danos irreparáveis e nos ajudar a viver dentro da Vontade de Deus. Toda a Bíblia, é o próprio Deus falando conosco! A Palavra de Deus vai nos instruir e nos ensinar, corrigir e nos educar em justiça. A Palavra vai nos dar sabedoria de como devemos proceder em tempos difíceis, perigosos e trabalhosos. Permaneça confiando na Palavra de Deus. Ela é apta para te conduzir em vitória em meio a um mundo conturbado.
Quero terminar este sermão falando um pouco sobre o rei Ezequias, creio que todos ouviram falar dele. Ele foi um dos maiores reis de Judá. Mesmo sendo filho de Acaz, um dos reis mais perversos. Porém ao contrário de seu pai, Ezequias fez o que era reto perante o Senhor. Entretanto, havia algumas falhas (pendências) no caráter deste servo de Deus. Em certo momento ele teve que enfrentar dias difíceis. Lutou contra uma crise nacional (2 Rs 19:35-37), e teve que lutar contra uma crise pessoal (uma enfermidade mortal). Você pode imaginar isso? Como se não bastasse à invasão do exército assírio, Ezequias estava enfrentando uma doença grave. Mas do que isso, Deus deu a Ezequias um aviso pessoal da sua morte iminente. E lembre-se havia uma sentença de morte sobre nossas vidas, pois o salário do pecado é a morte. Jesus veio nos dar vida, e vida em abundância! Irmãos Fidelidade a Deus não significa ausência de problemas. Queremos acreditar que nossas vidas estarão livres de provações e dificuldades se andarmos corretamente diante de Deus, mas aqui está um homem cuja fidelidade estava prestes a ser recompensada com uma morte precoce. Como explicar isso? Lembre-se também Deus não poupou nem mesmo Seu Filho. Jesus enfrentou dias difíceis! O que eu posso falar com toda convicção é que podemos descansar em saber que os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos e que Ele é capaz de usar as provações e dificuldades para alcançar Seus objetivos em nossas vidas. A Palavra de ordem para Ezequias, é a mesma para as nossas vidas: Põe tua casa em ordem porque virão dias difíceis! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário