sábado, 13 de novembro de 2021

Esboço de sermão pastor Euzebio: Tire a armadura de Saul!

Tire a armadura de Saul!
Texto Bíblico: 1 Samuel 17:38-39.

O jovem Davi, pastor de ovelhas foi à linha de frente, na guerra contra os filisteus. Ficou horrorizado, quando soube que ninguém se oferecia para lutar pessoalmente contra o gigante Golias. De pronto, Davi se apresentou para enfrentar o inimigo. Em sinal de gratidão, rei Saul ofereceu ao jovem sua própria armadura. Davi, porém, rejeita a armadura do rei: “Não consigo andar com tudo isto, pois não estou acostumado. Então, Davi tirou tudo”. E é isto que precisamos fazer amados tirar a armadura de Saul! Mas, o que isto significa?
Quantos de nós seguem uma vida cristã de experiências vazias com Deus, sem nenhuma intimidade, sem nenhum relacionamento com Ele? Quantos seguem de olhos fechados, procurando achar o caminho com os olhos dos outros? A resposta com certeza será: MUITOS. Pois bem, assim como naquela época de Davi, nós estamos nos equipando para a luta com as armaduras dos outros. Baseando nossas experiências com Deus em experiências que outras pessoas tiveram. Por exemplo tentamos imitar o pregador, imitar o cantor (a), imitar até a maneira das pessoas falarem em línguas estranhas e são estranhas mesmo... imitar as profecias, etc
Isto é muito sério essa armadura não é tua, não te cabe, não te serve e nem se ajusta em você... (irmão)... Tire a armadura de Saul!
Tire a armadura de Saul, para lutar pegue a funda de Davi... ou seja lute com aquilo que Deus lhe deu...o gigante vai cair por terra em Nome de Jesus!
Meus queridos, o testemunho dos irmãos é de extrema importância sim, sem dúvida nenhuma a maior prova da experiência e intimidade com Deus, mas nós não podemos esperar nem permitir que o testemunho de outra pessoa seja toda a experiência que vamos ter com Deus. Não podemos procurar Deus com os olhos de outra pessoa. Cada experiência com Deus é única exatamente por ser a experiência individual de cada um com o Senhor. Ainda que seja uma experiência em coletividade, cada um será tocado de uma maneira especial e única. O Que Deus tem preparado para você, é somente para você e, ainda que você abençoe os demais a sua volta, ainda assim será a sua experiência.
Observe que a armadura era de Saul e não de Davi, para Davi usar uma armadura e se locomover com facilidade era necessário que a armadura fosse confeccionada para ele, de acordo com suas medidas. Não podemos correr o risco de tentar enfrentar o “Golias” de nossas vidas com uma armadura de outra pessoa, ou pedir emprestada e tentar usa-la.
O próprio Espírito Santo confeccionou a armadura para Davi e sabe qual era?
Paulo a descreveu na carta aos Efésios 6:13-18 “Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”.
Portanto, comece hoje mesmo sua busca por Cristo, comece hoje mesmo a olhar para Deus com seus próprios olhos. Comece hoje mesmo a ir para a luta despido da armadura de Saul, isso só vai te atrapalhar a andar.
A armadura de Saul era de Saul, a armadura que Davi usou era espiritual, era invisível, feita pelo Espírito Santo sob medida e tecida na intimidade de uma vida de oração com Deus, na comunhão, no tempo que passou diante dEle. Não podemos usar a armadura de outra pessoa. Cada um deve desenvolver sua própria experiência, seu próprio relacionamento com Deus, aprender a ouvi-Lo e a ter comunhão com Ele. Vista-se com a armadura de Deus. Ela é a única que garantirá sua vitória nas batalhas.
Conclusão: Vimos que a vida do Rei Davi tomou um rumo que ele teve que optar em usar a armadura do Rei Saul ou depender da que Deus tinha para ele. Ele optou em confiar em Deus do que confiar nos aparatos de guerra de Saul. Irmão saiba que a armadura do Espírito é a única cem por cento garantida pelo Senhor. Ela não tem pontos fracos, não tem furos, não se quebra. O segredo dela é o poder invencível do Espírito de Cristo. Quem aprende a usar a armadura do Espírito nunca fica derrotado. E acima de tudo, aprende a não depender da armadura de Saul, ou seja, a depender das coisas mundanas e nem das pessoas. Sua única confiança é em Deus! amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário