Texto Bíblico: Salmos 119:18 “Abre meus olhos para que veja as maravilhas que resultam de tua Lei”.
Hoje vamos falar sobre visão – onde você está e onde você deseja chegar. Antes de conhecer Jesus, temos uma visão, um objetivo, algo em nossas mentes que desejamos alcançar. Porém nossa visão precisa sofrer uma mudança. Como aconteceu com Saulo, sua visão muda quando você tem um encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Nossa visão é moldada, entre outras coisas, pela nossa história, pela nossa educação, e pelas pessoas que estão ao nosso redor. E todas essas coisas que Saulo tinha apontavam para aquilo que ele estava fazendo como sendo a mais correta das atitudes. Mas infelizmente era contrário aos planos de Deus para ele. A visão de Saulo precisa ser convertida e geralmente a nossa também! Em Atos 9, a bíblia descreve o encontro que Saulo teve com Jesus que mudou seu modo de ver as coisas.
Atos 9:3-5; 8 “Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?" Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue. Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco”.
O início da mudança na visão de Saulo, é representada pela falta de visão física. Ele literalmente não enxergava mais como antes. Todas as suas crenças e seu sistema de valores foram por água abaixo quando ele teve um encontro com Jesus.
Então podemos dizer que a primeira visão que Saulo teve foi a Visão de Cristo Vivo. Está visão o chamou para a Salvação (At 9:4-5) “... Porque me persegues, dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões...” e também o chamou para tomar uma posição (At 9:6) ...Agora, levanta-te e põe-te em pé...”
Depois Saulo teve uma visão da Obra Missionária (At 16:9) “Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". Em uma visão, Paulo recebeu uma direção definida e, com toda a obediência, viajou com seus companheiros para a Macedônia. O Espírito Santo nos dirige aos lugares corretos, mas também nos desvia dos errados. Ao buscarmos a vontade de Deus, é importante saber o que Ele deseja que façamos e para onde quer que sigamos; é igualmente importante saber o que Deus não quer que façamos e para onde Ele não quer que sigamos.
Em outro momento o Senhor deu mais uma visão a Paulo, a visão da necessidade de pregar o Evangelho (At 18:9) “Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: "Não tenha medo, continue falando e não fique calado”. Em uma visão, Cristo disse a Paulo que havia um povo numeroso em Corinto que pertencia a Ele. As vezes, sentimo-nos sós ou isolados, especialmente quando vemos maldade ao nosso redor ou somos perseguidos por nossa Fé. Porém, existem outros em seu bairro ou sua comunidade que também seguem a Cristo. Peça que Deus conduza você a eles. (1 Co 9:16) “...quando anuncio o evangelho não tenho do que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação. Ai de mim, se não anunciar o evangelho”. Pregar as Boas Novas era o dom e a chamada de Paulo. E ele disse que não podia parar de pregar ainda que quisesse. Paulo era levado pelo desejo de fazer a vontade de Deus, usando seus dons a glória do Senhor.
Também foi dada a visão do Paraíso a Paulo (2 Co 12:4) “Foi arrebatado ao Paraíso...” Paulo mencionou esse episódio para mostrar que foi tocado por Deus de uma forma singular. Paulo continuou a “gloriar-se” falando sobre as visões e revelações que recebeu do Senhor. Ele explicou que não sabia se havia sido levado em seu corpo ou em espírito, mas esteve no paraíso (3º céu). Portanto, ele viu a superioridade do céu (1 Co 2:9) “...as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam”. Não podemos imaginar tudo o que Deus tem reservado para nós, tanto nesta vida como na eternidade. Ele criará um novo céu e uma nova Terra, e viveremos com Ele para sempre. Até que isso aconteça, o Espírito Santo nos confortará e guiará. O melhor ainda está por vir!
Paulo também viu um consolo para suportar as aflições (Rm 8:18) “...tenho por certo que as aflições do tempo presente não são para comparar com a glória que nós, há de ser revelada”. Existe um preço a pagar para identificar-se com Jesus, além dos grandes tesouros, Paulo mencionou os sofrimentos que os cristãos devem enfrentar. Mas que espécie de sofrimentos são esses? Para os cristãos do primeiro século, havia a perseguição social e religiosa; alguns foram ameaçados até de morte. Nós também pagamos um preço por seguir a Jesus. Atualmente, em muitas partes do mundo, os cristãos enfrentam uma opressão tão rigorosa com aquela que houve no início da igreja. Mesmo nos países onde o cristianismo é tolerado e encorajado, os cristãos não devem tornar-se complacentes com o mundanismo. Para viver como Jesus servindo ao próximo, abrindo mão de seus direitos e resistindo às pressões do mundo, sempre haverá um preço.
Conclusão: Saulo, perdeu a visão, mas uma nova não lhe foi dada de imediato. Deus estava apenas começando um processo na vida dele. E assim como muitos recém-convertidos, Saulo precisava saber o que Deus tinha para ele. Bem, o que fazer então para descobrir o que Deus tem para nós? A resposta é simples e muito repetida nos sermões: ORANDO! Deus vai trabalhando na sua vida, com fatores externos e internos para levar a você a enxergar como Ele deseja, mas somente se você estiver disposto. Ao ler a bíblia, imaginamos que logo em seguida, Saulo saiu pregando o evangelho por toda a Ásia e Europa, e seu ministério foi um sucesso! Certo? Errado. Saulo precisou de muito tempo, e sofreu muito até que sua visão estivesse de acordo com a vontade de Deus.
Termino te convidando a orar comigo pedindo que Deus faça cair as escamas de nossos olhos, ou seja, tudo aquilo que nos impede de ter a visão da vontade de Deus em nossas vidas. Abra meus olhos SENHOR para que eu possa ver o melhor que o Senhor tem para nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário