Encarando o desafio de ser CRISTÃO!
Texto Bíblico: 2 Samuel 23:8-12
Deus está preparando um grande exército, para os últimos dias. Ele quer resgatar, transformar, treinar, preparar e capacitar as pessoas que estão interessadas neste convite. Semelhantemente à situação da escravidão de Israel no Egito, quando o Senhor fez nascer mais meninos do que meninas, para que em pouco tempo os hebreus tivessem uma grande quantidade de homens e um enorme exército, Deus hoje está tirando das trevas todos os que se dispõe a ouvir a Palavra que liberta. Eu quero contar pra vocês a história de homens valentes, que se dispuseram a servir a um rei com toda a sua força e vida.
“São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete… Eleazar… Sama” (2 Sm 23:8-12).
“Também Abisai… era cabeça de trinta… E tinha nome entre os primeiros três. Era ele mais nobre do que os trinta e era o primeiro deles; contudo, aos primeiros três não chegou” (2 Sm 23:18,19).
O Espírito Santo nos deixou esse registro nas Sagradas Escrituras certamente por ter um proveito universal para nós. Davi, em alguns aspectos, tipificou o Senhor Jesus, principalmente enquanto rei perseguido e ainda não reconhecido por Israel. Tendo esse pano de fundo em mente, vamos observar aqueles que seguiram a Davi enquanto ninguém mais o reconhecia – recebendo grande crédito por isso – e seremos ensinados sobre o grande proveito de servir ao Senhor hoje, quando o Seu reino ainda é oculto, e Sua glória ainda não é manifestada. Um ponto chave é como obter a preeminência na estimativa do Senhor, tomando por base esses valentes, os primeiros três. Se pensarmos que a Bíblia foi escrita baseada em fundamentos espirituais, podemos tentar buscar esses fundamentos escondidos na história desses homens.
JOSEBE-BASSEBETE, O HABILIDOSO – v. 8: o primeiro mencionado foi Josebe-Bassebete, este agitou sua lança contra 800 homens e os feriu de uma só vez. Lança tem a ver com ataque. Atacou com habilidade, razão de seu sucesso. Estamos na estratégia dos lares de paz, devemos ser homens valentes que agem com habilidade na conquista das almas. O Senhor diz: “O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; eu, o SENHOR, a seu tempo farei isso prontamente” (Is 60.22).
ELEAZAR, O PERSEVERANTE – v. 9: o segundo foi Eleazar, era muito valente e perseverante, e em uma batalha lutou contra os filisteus até a sua mão ficar grudada a espada. Não soltava de forma alguma a espada da mão. Hoje os valentes de Deus não abrem mão da Bíblia, e a usam sempre. Isto fala de intimidade com Deus, moldando-se à Sua Palavra. Seja um valente Deus e parta para o ataque. A Bíblia é a única arma com a qual você ataca um morto e ao acertá-lo torna-lhe vivo.
SAMA, O FIEL – v. 11,12: o povo de Deus plantava, cultivava, cuidava do rebanho, e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas, Sama colocou-se no meio de um campo cheio de lentilhas, enquanto Israel fugia dos filisteus, ele feriu sozinho a todos os inimigos. Por causa dele o Senhor realizou grande vitória naquele dia. Este valente defendeu o que pertencia ao seu Rei. Não abandonou o campo de batalha. Hoje o Senhor precisa de homens fieis, que não se intimidam com a pressão do inimigo. E que se posicionem a favor do que é do Senhor. “Maior é o que está em nós do que o que está no mundo”. (1Jo 4:4).
Estes se destacaram em meio a tantos. Porém existem valentes que não vencem, não prosperam, porque estão preocupados em guardar a casa dos outros. Se preocupam mais com o vizinho do que com as crianças e a esposa em casa. Estão ganhando o mundo pra Jesus e perdendo a sua família para Satanás.
“Ei, valente! Guarde primeiro a sua própria casa!!”
Podemos perceber que existe a possibilidade de ser primeiro, segundo ou terceiro dentro da estimativa do Senhor. Existe uma categorização de efetividade e grandeza espiritual. Ao lermos as epístolas de Paulo à Timóteo, percebemos que o apóstolo o encorajou a estar entre os primeiros, dar o melhor de si. Timóteo não deveria ser apenas um na multidão, mas ser alguém especial para Deus. Esse é o ponto central nesse registro. Podemos ser classificados entre os 30, que indica um alto valor espiritual, e certamente esses trinta não podem ser comparados nem de longe aos cristãos nominais. Mas existem aqueles que estariam muito acima do nominal de Israel. Podemos ir ainda mais longe. Existe um lugar representado pelos primeiros três. Paulo pode ser um exemplo que personifica esse espírito. Em sua epístola aos Filipenses, no capítulo 3, versos 13 e 14, vemos como ele prosseguia para o alvo, em uma incessante busca pelo “prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Fp 3:7,8).
Conclusão: Um outro ponto desse segredo dos valentes de Davi é que os dias que eles viveram foram dias de fé. Esses homens viram o propósito de Deus em Davi, mas ele era um homem sozinho naquela ocasião. Davi tinha poucos seguindo com ele, e os que ali estavam, experimentaram severa condição de fraqueza. Eles tinham sido despojados de tudo, porque todo o país estava com Saul, e a posição deles era de extremo risco. Falando humanamente, não dava para saber se a causa de Davi iria ter sucesso ou não, segui-lo equivalia a arriscar tudo. Naquele tempo, aqueles que assumiram aquela posição o fizeram pela fé. Eles se entregaram ao propósito de Deus em plenitude (aquilo que não correspondia ao objetivo geral do povo), e eles fizeram parte de um núcleo que buscava algo mais do que a média. É preciso muita fé para fazer isso. Isso nos desafia profundamente! Vamos ser cristãos de segunda linha? De terceira linha? Precisamos reconhecer que haverá um preço a mais envolvido nessa busca, e o Senhor precisa disso. Davi precisava desesperadamente desse tipo de ajuda, e não estamos errados em dizer a mesma coisa do Senhor. Ele precisa desesperadamente de um povo assim. Hoje não temos muitos valentes, e a Sua causa está sofrendo grandemente porque Ele não tem essas pessoas à Sua disposição. Certamente Ele está nos chamando a encarar o desafio que isso representa. amém

Nenhum comentário:
Postar um comentário