sábado, 14 de maio de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: 5 marcas de quem é cheio do Espírito Santo.

5 marcas de quem é cheio do Espírito Santo
Texto Bíblico: Atos 6:3,8

Muito se pergunta a respeito de como deve ser, pensar e agir a pessoa que tem o “Espírito Santo” de Deus. E este questionamento geralmente é bom, pois com isso os crentes demonstram que querem crer na verdade e seguir corretamente o caminho de Deus. Quem ou o que é o “Espírito Santo” de Deus? É importante elucidarmos isso antes de tudo, pois para explicar como é a pessoa que tem o “Espírito Santo” devemos, obviamente, entender quem ou o que é Ele. Vamos examinar o contexto bíblico original hebraico para responder essa questão. De acordo com fontes de estudo da língua hebraica, a palavra original geralmente traduzida por “espírito”, que é “ruah” (רוּחַ), significa literalmente “vento” e “sopro”. Podemos ver em Êxodo 14:21, quando a Bíblia fala da ventania que Deus enviou para fender o Mar dos Juncos (Mar Vermelho) em dois, que a palavra hebraica usada ali é “ruah”. Então Moisés estendeu a mão sobre o mar. E Iahweh, por um forte vento (ruah) oriental que soprou toda aquela noite fez o mar se retirar. Este se tornou terra seca, e as águas foram divididas. É claro porém que, quando se trata do “vento“ ou “sopro santo“ de Deus (em tradução literal), conhecido como “Espírito Santo” nas bíblias cristãs, significa um sentido metafórico ou figurado. Portanto, o sentido disso é uma ação ou um mover de Deus que impele o ser humano a fazer alguma coisa específica. Vamos usar como exemplo a figura de um trigal se inclinando para a direção em que o vento está soprando. A mesma forma, a pessoa que tem o “espírito santo” de Deus é impelida ou movida por Ele a fazer determinada ação, a viver de determinada maneira ou a profetizar também. Assim, o “sopro” santo de Deus moveu os profetas do passado a escrever as sagradas letras (1 Pe 1:10,11; 2 Pe 1:21). Devemos ter ainda em vista que a própria palavra “espírito” vem do latim “spiritus”, e significa justamente “sopro” ou “respiração”, bem como a palavra hebraica “ruah”, que designa o ar em movimento. Cinco marcas de quem é cheio do Espírito Santo:
As pessoas que tem o “espírito santo”, ou seja, a inspiração santa de Deus, são naturalmente guiadas na verdade Dele: O Mestre ensinou que a inspiração santa guiaria seus discípulos na verdade de Deus. Mais adiante, Ele diz ainda que a verdade é a palavra de Deus. Isto é, a verdade de Deus contida na palavra Dele, a Torá e os profetas. Portanto, toda pessoa que está sendo guiada pela inspiração da verdade é impelida a obedecer a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, pois a verdade Dele está registrada nela. Afinal de contas, o Espírito Santo, isto é, a inspiração santa é dada somente àqueles que se dispõe a obedecer a Deus e amá-lo.
Quem tem sido guiado pelo mover de santidade não se dedica à prática do pecado: "Mas eu vos digo a verdade: Convém a vós que eu vá, porque se eu não for, o Ajudador não virá a vós, mas, se eu for, o enviarei a vós. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." (Jo 16:7,8). Essa é, de fato, uma das principais evidências de uma pessoa que tem o “espírito santo”. Isto é, a evidência de alguém que está sendo guiado pelo “sopro” (ruah) santo de Deus. Reconhecer os pecados cometidos contra Deus, arrepender-se deles, confessá-los e abandoná-los são os passos principais de quem procura entender como ter “espírito santo”, ou seja, a inspiração santa de Deus em si.
O crente cheio da inspiração divina é impelido a amar a Deus, submetendo-se à sua palavra, à medida que cresce no conhecimento da mesma: No livro de João 14:15,16, lemos: “Se me amais, guardai os meus mandamentos, e eu intercederei ao meu Pai, e vos dará outro Ajudador, para que esteja para sempre convosco”. A obediência aos mandamentos do Senhor corrobora diretamente com o relato de Atos 5:32, onde é dito que o mover de santidade é dado àqueles que obedecem a Deus. Este mesmo mover de santidade ensina os crentes em Deus as palavras do próprio Senhor. Em João 14:26, por exemplo, lemos a respeito dele: "Mas o Ajudador, o Espírito de Santidade, a quem meu Pai enviará em meu Nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos disse." No final das contas este “ajudador” é o próprio Deus movendo, conduzindo ou inspirando o crente.
Vida em santidade é uma das principais evidências de uma pessoa cheia do espírito (inspiração/mover) santo: Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno e etc.
A pessoa guiada pela inspiração santa naturalmente gosta de fazer a obra de Deus: A Bíblia descreve que é o mover santo de Deus que capacita seus servos a realizar a obra Dele (1 Co 12: 4-11). É natural que os servos de Deus recebam um chamado específico em Sua grande obra. Ora, todo crente que recebe de Deus uma obra a realizar, a faz por meio da própria inspiração santa. Naturalmente, capacitar-se no estudo da palavra e dedicar-se à oração é uma tarefa de cada um em particular (1 Tm 2:8; 2 Tm 2:15). Uma vez que buscamos os dons espirituais/ministeriais, precisamos crescer/amadurecer neles. À medida que vamos crescendo no uso dos dons espirituais, mediante a inspiração santa, e de acordo com nosso chamado, precisamos manter nosso foco em exercitá-los. Uma vez trabalhando com o Senhor, precisamos nos esforçar e permanecer firmes neste trabalho, pois todo nosso esforço não será em vão. Tudo isto é resultado do mover santo de Deus nos crentes.
Conclusão: Ser guiado pelo Espirito Santo nos fará viver uma vida completamente diferente de tudo e todos. Um homem cheio do Espirito Santo realiza grandes obras sem temer o homem, e Estêvão era esse homem, realizou grandes obras, não se vendeu, não se contaminou, não se corrompeu, foi perseguido, injustiçado e morto, mas ele teve um encontro com Deus, e quando temos esse encontro nada pode nos abalar, não importa o que aconteça passamos a ter uma certeza em nosso coração de que Jesus estará conosco todos os dias e mais do que isso, está preparando um lugar para nós na eternidade. Não viva para agradar ao homem, viva para agradar a Deus, pois foi Ele quem te resgatou e prometeu a vida eterna a você. Seja como Estêvão, um homem de bom testemunho, cheio do Espirito Santo e sabedoria, e se você ainda não é, talvez esteja alimentando mais a sua carne do que o seu espirito. Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gl 5:16,17) amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário