sábado, 20 de agosto de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: O SENHOR é contigo!

O SENHOR é contigo!
Texto Bíblico: Juízes 6:11-12

O Antigo Testamento registra várias aparições do Anjo do Senhor: não sabemos se se trata do mesmo anjo (Gn 16:7: 22:11; 31:11; Êx 3:2; 14:19; Jz 2:1; 13:3; Zc 3:1-6). O anjo que vemos aqui em Juízes 6:12 não se apresenta como o próprio Deus, mas em outro local (Jz 6:14) declara-se como o próprio Jeová. Este fato tem levado algumas pessoas a crerem que o anjo era uma aparição especial de Jesus Cristo antes de Sua missão na Terra, registrada no Novo Testamento. É também possível que, como mensageiro especial de Deus, o anjo tivesse autoridade para falar pelo SENHOR. Em ambos os casos, Deus enviou um mensageiro especial para entregar uma importante mensagem a Gideão. E sabe de uma coisa, irmãos o Senhor continua enviando mensageiros para nos trazer mensagens e as vezes até Ele mesmo fala diretamente conosco. Precisamos abaixar o volume do mundo para ouvir a doce voz do senhor a ministrar em nossos corações. Gideão é como muitos de nós hoje em dia, vamos aprender um pouco com sua vida. O que eu quero dizer é que ele não tinha a mínima noção do que significa: “O SENHOR é contigo!” E você tem noção do que significa? Olha o que Gideão disse no verso 13: “Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?” E ai? Você tem agido como Gideão, questionado desta maneira ao SENHOR? Gideão questionou com Deus sobre os problemas que ele e a nação enfrentavam e a aparente falta de ajuda Divina. O que ele e muitos de nós não sabem era o fato de que o povo trouxera calamidade para si próprio quando decidiu desobedecer ao SENHOR. Como é fácil omitir a responsabilidade pessoal e colocarmos a culpa em Deus e em outras pessoas pelos nossos erros. Infelizmente, isto não resolve os nossos problemas. Apenas nos afasta do Senhor, e leva-nos até o pico da rebelião e da reincidência. Quando chegam as dificuldades, devemos olhar em primeiro lugar para o nosso interior. Nossa primeira atitude deve ser a confissão de nossos pecados a Deus, que provavelmente causaram nossos embaraços. Em resposta aos questionamentos de Gideão, Deus disse: “Eu estou contigo”. E prometeu dar-lhe a força necessária para que pudesse vencer o inimigo. Sabe amados aqui refletindo sobre a vida de Gideão, começo a entender porque a bíblia diz que o SENHOR É PAZ!!!
Deixa-me te mostrar algumas situações na vida de Gideão que lhe abrirão os olhos e seu entendimento.
• Gideão não tinha Paz: Gideão era parecido como muitos de nós, fazia parte do povo de Deus, mas não tinha paz. Olha alguns motivos que lhe tiravam a paz:
a) Seu país estava sendo saqueado pelo povo midianita;
b) Eles plantavam e quem comi9a os alimentos eram os midianitas;
c) Gideão se preocupava em não perder a sua colheita;
d) Sentia-se desamparado por Deus;
e) Sentia-se impotente diante dos adversários.
Tudo isso tirava-lhe a paz. O que tem lhe tirado a sua Paz meu irmão? Nos dias de hoje não é muito diferente, muitos problemas procuram roubar a nossa paz:
a) A possibilidade do desemprego;
b) A insegurança da economia;
c) Preocupação com a criação dos filhos;
d) A preocupação com o alimento, como manter o que tem, como conseguir o que não tem;
e) Preocupação com as doenças, brigas na família, pecado, etc.
Olhando tudo isto, realmente a Paz à primeira vista até parece algo ilusório, impossível de se alcançar, inatingível! Não é mesmo?
• Gideão não tinha Paz porque duvidava do SENHOR: ainda que apreça ser algo impossível de se alcançar, a Paz é atingível sim, mas só pela Fé no Senhor. Gideão não tinha paz porque, ainda que fizesse parte do povo de Deus, duvidava de Deus. Nós vimos como agiu Gideão diante do Anjo do Senhor, com dúvida em seu coração. Hoje em dia não é diferente! Agora mesmo como está seu coração ao receber esta Palavra de Deus? Já vimos vários exemplos de situações que nos tiraram a Paz, e por outro lado vemos como somos incrédulos diante das adversidades. Acreditamos que pertencermos ao Povo de Deus e mesmo assim não cremos em Suas Promessas! O que é que está tirando a sua Paz? Será que você não está duvidando da Palavra de Jesus Cristo que disse: “Deixo-vos a Paz, a minha Paz vou dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
• Gideão descobriu que o Senhor é Paz: Deus na sua graça mostrou a Gideão que Ele, o Senhor, é Paz. E olha o que me chama a atenção. Gideão quando encontrou a Paz pensou que ia perde-la. Mas o Senhor lhe disse: “A Paz esteja com você! Não tema! Não morrerá!” v. 23. Naquela honra, o incrédulo Gideão, descobriu que Deus é Paz. A vida dele nunca mais foi a mesma.
Conclusão: a paz não está longe de nós nem é impossível de ser alcançada. Ela não voa, fugindo de nós, como uma pomba ao nos aproximarmos! A Paz, como alguém já disse, “não é ausência de guerra, mas a presença de Deus”. Podemos desfrutar dela mesmo em meio das mais terríveis dificuldades.
Termino com uma Ilustração: Dois artistas procuraram retratar a paz em suas telas. Um deles pintou um lindo e tranquilo lago ao lado de uma montanha. Nele não há nem um pássaro no céu, nem um leve sinal de ondas nas águas, é uma calmaria total. O outro pintor teve uma concepção totalmente diferente. Pintou uma cachoeira com águas violentas e sobre ela uma árvore retorcida que se projeta da margem para dentro do rio. Em um dos galhos, suspensos sobre a cachoeira, quase tocando as águas, está um ninho de pássaros, onde a mamãe alimenta, tranquila, os seus filhotes. Todos os que observam os quadros concluem: o segundo representa melhor o conceito de Paz cristã.
Ninguém se engane! Não sejamos incrédulos! Não nos deixemos iludir! Está bem claro que a Paz não será encontrada no conforto, nos bens materiais, nas vitórias, ou seja lá no que for. A Paz verdadeira só é encontrada em Deus, mesmo em meio de dificuldades aparentemente insuperáveis. Gideão descobriu que o Senhor é Paz e construiu um altar, o qual chamou de “O SENHOR É PAZ”, para não se esquecer. Não estou falando para você construir uma imagem, um local físico como altar... Oro para que as nossas vidas sejam altares de Adoração à Deus. “O Senhor é Paz” Ele é a única fonte que pode matar esta nossa sede, não adianta procurar em outro lugar!
Que a Paz de Cristo esteja convosco! amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário