sábado, 31 de dezembro de 2022

Esboço de sermão pastor Euzebio: JESUS, a viva esperança!

JESUS, a viva esperança!
Texto Bíblico: 1 Pedro 1:3

Esta Live tem um significado muito especial, pois através dela te convido a lembrar, de um modo particular, do sofrimento de Jesus Cristo na cruz, onde Deus manifestou o Seu amor, graça, misericórdia e perdão. Mas a história não terminou na sexta-feira de dores e sofrimentos, com uma aparente vitória da morte. Ao chegar o domingo da ressurreição, recebemos nova vida e nova esperança. A ressurreição de Jesus Cristo é o coroamento de Seu ministério terreno e é repleta de significado para a Igreja. Sem a ressurreição, a obra de Cristo seria nula, a Igreja não existiria e estaríamos todos perdidos para sempre! “Mas de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos…” (1Co 15:20); esta é a fé da Igreja e estamos firmados nesta certeza. Mas, pr. Euzebio o que isto tem haver com o término deste ano de 2022 e o início do ano de 2023? Amados a vitória de Cristo sobre a morte garante a nossa regeneração. A nova vida em Cristo só é possível porque Ele pagou o alto preço da nossa dívida na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. A morte foi derrotada e a nova vida em Cristo foi oferecida aos Seus escolhidos. Agora cabe a cada um de nós aceitarmos está nova vida, ou não.
Jesus Cristo, a viva esperança! Para compreendermos o que foi dito até aqui, precisamos compreender o real significado da VIVA ESPERANÇA? E em 1 Pedro que lemos, nos dá está resposta. O apóstolo Pedro abre sua carta com palavras de louvor a Deus Pai e Seu Filho, Jesus Cristo, lembrando aos leitores que a salvação é um presente da misericórdia de Deus. Então Pedro declara que os crentes recebem "uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo". Então o que exatamente Pedro quer dizer quando fala de "uma viva esperança"? Pedro declara que é a "regeneração" que fornece a nossa esperança viva, afirmando que a salvação é um presente de Deus. Assim como uma criança não faz nada para nascer, experimentamos o renascimento, não por causa de quem somos ou de qualquer coisa que fizemos. Nós nascemos de Deus (Jo 1:13) através da ressurreição de Jesus dentre os mortos. A salvação muda quem somos (2 Co 5:17), tornando-nos mortos para o pecado e vivos para a justiça em Jesus Cristo (Ef 2:5). Essa regeneração através do novo nascimento serve como nossa razão de esperança — a garantia da salvação. Nesta passagem, Pedro vincula nossa regeneração — nossa salvação — à ideia de "uma viva esperança". A esperança de que Pedro fala não é o pensamento de desejo geralmente associado à palavra esperança hoje. Podemos dizer: "Espero que não chova" ou "Espero que passe no teste". Mas esse não é o tipo de esperança que Pedro tem em mente. O termo grego para "esperança" na passagem significa "uma expectativa ansiosa e confiante". Essa esperança do crente não é apenas "viva", mas "vívida". Ao contrário da esperança vazia e morta deste mundo, essa "viva esperança" é energizante, vivaz e ativa na alma do crente. É expectante e contínua. Nossa esperança viva se origina de um Salvador vivo e ressurreto. A esperança viva de Pedro é Jesus Cristo.
Trazendo agora este texto para o momento em que estamos vivendo da passagem para um novo ano. Creio que você já percebeu que vivemos em um mundo bastante desanimador. No início de um novo ano, procuramos em vão por perspectivas de tempos melhores. Se analisarmos a situação internacional, se observarmos as dificuldades econômicas e o baixo nível moral das pessoas, não há muitos motivos para esperar por momentos mais luminosos para este mundo. Tendo pouca esperança no melhoramento das condições gerais, resta-nos somente uma alternativa: procurar a renovação individual.
É preciso encontrar um caminho que permita que você seja elevado acima das circunstâncias, de modo que esteja sobre elas e que elas até mesmo sejam controláveis.
Será que isso realmente é possível? Eu tenho uma ótima noticia para você!
Milhares de pessoas já experimentaram tal transformação e obtiveram um fundamento inteiramente diferente para suas vidas ao aceitarem Jesus como seu Único e Suficiente Salvador pela fé. Seus corações ficaram repletos de paz profunda e permanente, que não pode ser abalada por nenhuma tempestade em suas vidas. Elas descobriram o segredo da alegria e da verdadeira felicidade, que consiste da confiança em Deus e da obediência a Ele, e obtiveram novo valor para suas vidas. Para elas, todas as coisas realmente "se fizeram novas"! O apóstolo Paulo descreve essa maravilhosa transformação da seguinte maneira: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Co 5:17).
Você pode começar o novo ano como uma nova criatura em Jesus Cristo! Então sua tranquilidade e seu êxito na vida não dependerão mais das circunstâncias, pois você terá uma nova vida, que se manifestará em novos anseios e em novos rumos da sua vontade. Novas forças estarão à sua disposição! O "novo homem", nascido do alto pela fé em Jesus Cristo, poderá dar passos confiantes no novo ano. Esta é uma maravilhosa mensagem para você! Será possível encontrar a Deus na condição de pessoa que foi perdoada, que foi purificada dos seus pecados. Você terá sido renovado através de Jesus Cristo, tornado aceitável diante de Deus através dos méritos de Jesus Cristo, seu Redentor.
Por isso, não hesite mais! Aceite a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e deposite sua confiança inteiramente nEle neste novo ano. amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário