sábado, 4 de fevereiro de 2023

Esboço de sermão pastor Euzebio: Sejam pacientes até a vinda do Senhor Jesus!

Sejam pacientes até a vinda do Senhor Jesus!
Texto Bíblico: Tiago 5:7-8

Primeiramente quero lhe dizer que só podem ter paciência aqueles que perseveram até o fim no Senhor! Perseverar biblicamente em uma prova significa que você terá de lutar por sua Fé durante um período de tempo. Essas fases difíceis produzem um caráter mais forte se estivermos preparados para ser pacientes. Não pacientes num sentido passivo, mais paciente ao saber que a batalha pode demorar um pouco. É humano querer que um teste acabe logo, mas Deus os usa para moldar as nossas vidas. Eu encontro esperança na vinda do Senhor Jesus quando leio Isaias 40:31 que diz: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Pois Deus renova nossas forças enquanto acreditamos e esperamos nEle!
Tiago 1:4 a Palavra do Senhor diz: “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”. Que esta esperança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada. E o texto de Romanos 5:3, fala sobre perseverança e paciência. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios”. O choro pode durar uma noite. Quem sabe, pra você ele tem durado todos os dias deste ano. Dias de lágrimas e sofrimentos. Mas, como o texto diz, a tribulação produz perseverança. Irmão que você não desanime. Que você não chute o balde, que você não negue sua fé. Que você não se afaste dos caminhos do Senhor. Um novo dia nasce para você, de uma forma gloriosa. Que está mensagem não chegue apenas a sua mente, mas também ao seu coração. Encha seu coração de alento e esperança! ESPERE NO SENHOR!
O Senhor está intimamente envolvido em nossa dor e sofrimento. Sua graça é suficiente para nós enquanto Ele nos fortalece em nossos momentos difíceis. Quer seja um negócio falido, calamidade familiar, quebra de relacionamento ou crise de fé, essas montanhas podem nos fazer sentir enfraquecidos. Não se desespere! A Graça de Deus é suficiente para nos carregar por esses momentos. Quando Davi escreveu o Salmos 27 ele estava claramente em uma situação de desespero. Ainda assim ele sabia que Deus era a sua força e ele pacientemente esperou no SENHOR. Amados para a nossa fé amadurecer precisamos de paciência. O apóstolo Pedro nos exorta a não nos acomodarmos, mas nos esforçarmos para alcançar as promessas de Deus, reforçando e aumentando a nossa fé. Ver a nossa fé aumentar requer tempo e paciência. Nossa caminhada de fé é uma jornada diária de paciência. As fases da vida nos ensinam a ter paciência! Nossa paciência amadurece conforme crescemos no entendimento da nossa NOVA IDENTIDADE EM CRISTO, conseguimos entender quem somos, de quem somos, e também quem Nosso Pai Celestial é. Quando entendemos completamente que somos amados e aceitos por Deus, podemos esperar ou suportar circunstâncias difíceis pacientemente, assim como o rei Davi e tantos outros.
Sempre que algo exige tempo isso requer paciência. Em 1 Pe 5:6 “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”. Somos encorajados a nos humilharmos diante de Deus, e se formos pacientes seremos exaltados no tempo devido. E este tempo é a Volta do Senhor Jesus!
Enquanto esperamos com paciência a Volta de Cristo, devemos usar nossos dons e talentos para servir ao nosso próximo, pois quando assim o fazemos estamos praticando a paciência no Senhor, pois estamos usando nossos dons e talentos para promover o Reino de Deus aqui na Terra, e não os nossos próprios objetivos. Quer recebamos reconhecimento ou não, este não é o foco, e sim o de honrar a Deus servindo ao próximo. Aprenda que quando servimos aos outros, nosso foco muda e recebemos uma nova perspectiva sobre a nova situação. Eu te encorajo a pacientemente se atentar às necessidades das pessoas e servi-las com os dons e talentos que Deus te deu.
“Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos”. Rm 8:25
Creio que nos foi revelado que esperar no Senhor é entregar a Ele todas as nossas inquietações e depositar NELE toda nossa confiança, independentemente de qualquer coisa que aconteça. Frequentemente os textos bíblicos dizem de alguma forma a frase “ESPERA NO SENHOR”. Esperar no Senhor é um exercício de paciência e fé! Mas há muitas pessoas que não entendem o que implica “Esperar no Senhor”. Isso acontece principalmente porque o tempo de espera no Senhor frequentemente é um período longo e angustiante. Portanto, quando a bíblia diz “Espera no Senhor” isso significa que o cristão deve ter plena esperança em Deus, ele deve contar fielmente com a ação divina. Essa espera não é uma espera comum, mas uma espera com fé. Consequentemente, aquele que espera no Senhor não desiste no meio do caminho; não toma decisões por sua própria força; e não cede aos desejos de sua própria vontade. “Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados”. Salmos 37:34
Você ama a Jesus o suficiente para espera-Lo com paciência e fé? Olha o que Jesus disse: “Se me amais, guardareis os Meus Mandamentos”. Jo 14:15. Segundo a bíblia, você não guarda os preceitos divinos para ser salvo, mas os guarda porque ama, Aquele que, muito em breve, virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer a mais fascinante viagem rumo ao céu. amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário