domingo, 12 de agosto de 2012
Olhar Feminino das Escrituras Part. 8
A Paz Mulheres Valentes de Deus.
Queridas vamos falar de um assunto que hoje em dia e muito desagradável,porem temos que falar.
Trata-se da Violência domestica/Um tesouro desprotegido.
Os hebreus não aprovavam que um marido batesse na esposa. De acordo com o ideal judaico, a esposa era a coroa do marido, a rainha de seu lar e um tesouro a ser defendido a todo custo (Pv.12.4; 31.10-31). Apesar das Escrituras não registrarem nenhum exemplo especifico de violência domestica, sem duvida, alguns homens consideravam as mulheres sua "propriedade" e, portanto, tratavam-nas como se fossem socialmente inferiores.
De acordo com as prescrições levíticas, uma noiva que não podia comprovar sua virgindade (com lençol manchado de sangue depois da primeira relação sexual), devia ser apedrejada 9ou espancada) ate a morte (Dt 22.13-21). Uma vez que a lei proibia o adultério(Dt 22.22),uma esposa acusada de ter relações com outro homem era sujeita a "provas" embaraçosas (Nm 5.16-31). Sendo determinada culpa, a pena era a morte por apedrejamento.
No Novo Testamento, assim como as esposas são exortadas a se sujeitar a liderança do marido (Ef 5.22), os maridos são admoestados a amar a esposa de forma incondicional e sacrifical (Ef 5. 25), como a seu próprio corpo(Ef 5.28-29).Por certo, a obediência a essa ordem não permite nenhuma forma de abuso!
Para a mulher que foi abusada, o "Deus de toda consolação" (2 Co 1.3) oferece seu amor e aceitação. Ela deve buscar no Senhor a provisão de suas necessidades mais profundas. Deve, ainda procurar a ajuda e proteção de familiares, da igreja e das autoridades civis.
Que Deus abençoe a todos os casamentos que Deus amadureça a necessidade de um para com o outro,sempre zelosos e amantes um do outro e deixando Jesus ser o laço entre os dois.
A Paz amadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário