sábado, 11 de agosto de 2012

Os Livros da Bíblia: Rute

Quando alguém diz: "deixe-me contar sobre a minha sogra", esperamos algum tipo de declaração negativa ou anedota humorística, pois muitas delas têm sido alvo de ridicularização ou comédia. O Livro de Rute, porém, conta uma história diferente. Ela amou a mãe de seu esposo, Noemi. Recentemente viúva, Rute implorou ficar com sua sogra onde quer que ela fosse, embora isto significasse deixar sua própria pátria.
Com sinceridade, Rute disse: "O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" Rt 1:16.
Noemi concordou, e as duas viajaram juntas para Belém.
Não é dito muito sobre Noemi a não ser que amava e cuidava das noras. Obviamente, a vida dela foi um poderoso testemunho para a realidade do Senhor. Rute foi atraída para ela - e para o Deus dela. Nos meses que se sucederam, o Todo-poderoso levou esta jovem viúva moabita a um homem chamado Boaz, com quem posteriormente se casou. Como resultado, ela se tornou bisavó de Davi e ancestral do Messias. Que profundo impacto teve a vida de Noemi!
O Livro de Rute é também a história da graça de Deus em meio às difíceis circunstâncias. Este fato ocorreu no tempo dos juízes - um período de desobediência, idolatria e violência. Mesmo no momento de crise e o mais profundo desespero, existem aqueles que seguem a Deus e através deles o Senhor opera maravilhas. Não importa quão desencorajador ou antagônico possa parecer o mundo, sempre haverá pessoas que temem a Deus. Ele usará qualquer um que esteja pronto a receber seus propósitos. Rute era moabita, e Boaz, descendente de Raabe, uma antiga prostituta de Jericó. Não obstante, sua linhagem deu origem à família através da qual o Messias veio ao nosso mundo. Leia este livro e seja encorajado. Deus está presente no mundo, e deseja usar você. Seja útil ao Senhor como foi Noemi: Traga sua família e amigos para o Senhor.

Fonte: Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário