“Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” Romanos 8:28
“Quem nos separará do Amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES, por aquele que nos amou.” Romanos 8:35-37
“Vocês não me escolheram, mas Eu os escolhi” João 15:16a
GIDEÃO E OS 300 VALENTES
Uma passagem muito conhecida na Bíblia, vai nos revelar e vai nos instruir na Palavra do Senhor. E vai fortalecer a nossa Fé. Em Nome de Jesus!
Veja como Deus escolhe os seus valentes: Vamos ler juízes 7:4-7
“E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há. Faze-os descer às águas, e ali tos provarei; e será que, aquele de que Eu te disser: Este ira contigo, esse contigo irá; porém todo aquele, de que Eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo ás águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o Senhor a Gideão: com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os Midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar.”
Entendendo o Contexto:
Durante 40 anos, Israel passou a desfrutar de um período de repouso; mas, conforme o ciclo vicioso típico da sua conduta, o povo caiu no pecado. Desta vez, Deus permitiu que os midianitas nômades afligissem os israelitas por 7 anos. Durante cada safra os midianitas saqueavam a colheita plantada. Os israelitas passaram a esconder-se em grutas rochosas e em cavernas. O juiz escolhido por Deus para libertar Israel foi Gideão.
Gideão morava em Ofra, povoado evidentemente situado a oeste do Jordão. A divisão tribal a que pertencia era a mais insignificante de Manassés, ele era “o menor da casa de seu pai” v. 11 e 15. Gideão é descrito como um homem tímido e humilde. O qual Deus usou poderosamente devido às SUAS VIRTUDES.
Virtudes de Gideão
1. Varão de Valor
O Senhor o chama de Valoroso – A maneira como o Senhor se dirige a Gideão é algo glorioso: “Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso” Juízes 6:12. Deus estava valorizando o trabalho que Gideão estava fazendo, e reconhecendo seu esforço para salvar o trigo dos midianitas. Naquele momento de crise, ele era o mais valoroso em Israel. Deus, o filho, através de quem os mundos forma criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade. O fato de Ele ter derramado Seu Sangue e morrido por nós de livre e espontânea vontade não revela apenas o valor do ser humano, mas também a importância da Salvação.
• Fomos comprados por bom preço (1Co 6:20; 7:23)
• Fomos resgatados pelo sangue de Cristo (1 Pe 1:18,19)
• O nosso corpo pertence a Deus (At 20:28b; 1Co 6:20b)
• O nosso corpo deve ser dedicado ao Senhor a glória do Senhor Jesus
Ainda hoje o Senhor reconhece o nosso trabalho e o nosso valor e diz: Você é Especial! Você tem valor! Você é importante para Deus!
2. Varão de Força
O Senhor comissiona Gideão – “Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai, nesta tua força, e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei Eu?” Juízes 6:14
Mesmo diante de tão grande convite, Gideão ainda retruca, dizendo: “...Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel:” Juízes 6:15ª Ele achava-se o menor. Mas a Bíblia diz que todos aqueles que se humilharem serão exaltados. Lucas 14:11; Tiago 4:10; 1Pedro 5:6
“Porquanto Eu hei de ser contigo...” Juízes 6:16a
Disse Deus a Gideão, e prometeu dar-lhe força necessária para vencer o inimigo. Assim como Gideão, fomos chamados para Servir a Deus com a nossa força. Ninguém é suficientemente competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus por sua própria força. Sem o Espírito Santo, nosso talento (força) natural pode levar somente até certo ponto. Como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus pode dar. A Bíblia diz: - A nossa força vem do Senhor 2 Co 3:5b.
O Apostolo Paulo disse: “Tudo posso naquele que me fortalece” Fl 4:13 e Neemias disse: “A alegria do Senhor é a vossa força” Ne 8:10. Quando os obstáculos vierem, devemos DEPENDER de Deus. Somente Seu Poder nos fará eficientes para Ele. E noa ajudará a realizar trabalhos de valor duradouro. O poder que recebemos em nossa união com Cristo será suficiente para fazermos a Sua vontade e enfrentarmos os desafios que surgirem devido ao nosso compromisso. Ao lutar pela Fé, enfrentaremos:
• Dificuldades
• Pressões
• Provações
Quando estas chegarem. Peça a Cristo para Fortalecê-lo!
3. Varão de Poder
Deus revestiu Gideão de Seu espírito Santo – “Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão...” Juízes 6:34a
O verbo “revestir” significa literalmente “vestir-se de”. O Espírito de Deus revestiu Gideão a fim de capacita-lo para servir ao povo de Deus, e Gideão saiu no Poder do Espírito para guerrear. Nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu Poder.” Efesios 6:10. Todos quantos são de Cristo têm o Poder (as virtudes) de Deus em suas vidas para vencer e prosseguir em sua jornada espiritual. E tem o direito e a ousadia em dizer: “MAS EM TODAS ESTAS COISAS SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES, POR AQUELE QUE NOS AMOU.” Romanos 8:37.
Para vencer é preciso saber como lutar, não lutar da nossa maneira, mas com a força e a forma de Deus. Com Gideão aprendemos que é precioso haver coragem, disposição e organização. Antes de ir a luta contra os Midianitas (o pior e mais cruel exercito da época) com apenas 300 homens escolhidos por Deus. Duas vezes Gideão perguntou quem queria voltar para trás por medo. E vários retornaram, depois fez o teste à beira do Rio para ver quem estava despreparado baixando a guarda ao beber água. Nesta luta ficou clara a ação divina, pois 300 homens não poderiam vencer 135.000. Mas o Senhor confundiu os inimigos e eles mesmo se destruíram. V.22
As armas utilizadas pelo exercito do Senhor: v.16
• Uma Buzina (trombeta)
• Um Cântaro Vazio
• Uma tocha acesa
Ao quebrar o cântaro, um grande estrondo houve no chão e assustou os Midianitas. O cântaro escondia uma tocha acesa e ao ser quebrado a tocha foi exposta para iluminar (significa negar a si mesmo). Ao tocar a Buzina (trombeta), em três grupos, cem de cada vez, eles se revezaram para não se cansar e mantiveram o sonido por muito tempo ecoando no vale (significa testemunhar de Jesus). Ao tocar a buzina anunciamos à Cristo, como Gideão mandou que gritassem “Espada do Senhor, e de Gideão” v.20. A tocha serviu para iluminar o caminho do exercito e confundir a visão dos inimigos pensando que havia muito mais homens. Nossa tocha é a Palavra de Deus que nos ilumina, e nos faz ser fortes diante do inimigo. Salmos 119:105; Mateus 4:1-11. A chama do Espírito Santo não pode se apagar na vida do Cristão!
Deus te dará a vitória!
Diga: “Eu sou mais do que vencedor”
Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário