Texto Bíblico: Marcos 4:35-41
Neste capítulo Jesus esta convidando seus discípulos para irem ao outro lado, atravessar o mar da Galileia. Jesus esta chamando seus discípulos para o território de Decapolis. Eu não sei por que Marcos que esta narrando começa o texto dizendo: “Sendo já tarde, Jesus disse: Passemos para a outra banda...” precisamos aprender algo quando o assunto é Jesus. Quando Jesus quer operar, quer fazer, quer agir...NUNCA É TARDE!
Não é Tarde! Ele pode fazer o que quiser na hora que quiser e da maneira que quiser. Ele não tem problema. Problema quem tem somos nós. Ele resolve da maneira que quer! Jesus falou no finalzinho da tarde vamos para o outro lado; passemos para a outra banda, mas Marcos achou que era tarde, porque as vezes parece que é tarde. Não parece?
Talvez você esteja pensando esta tarde. Mais atenção: Para muitas pessoas é tarde para o seu marido mudar; é tarde para a sua esposa mudar; para o seu filho mudar... Nunca é tarde para o Senhor agir!
Ele faz do jeito que quer. Ele falou passemos para o outro lado... E colocou todos os discípulos dentro do barquinho. E falou vamos embora para o outro lado. Ele chamou os discípulos para ir para o lado leste do Mar da Galileia, ou seja, o território de Decapolis.
Decapolis era a terra dos gentios. Lá não tinha Judeus... Judeus já não gostava de Samaritanos que eram meios irmãos. Imagine de gentios?
Os discípulos de Jesus eram judeus de carteirinha. Eu imagino os discípulos pensando. O que iremos fazer lá, em Decapolis? Provavelmente os discípulos estão meios confusos, com os propósitos de Jesus neste momento. Meus amados aquela embarcação, com todo mundo dentro REPRESENTA A NOSSA FAMÍLIA!
Cada família aqui é um barquinho daquele que Jesus esta presente. Jesus colocou os 12 dentro do barco e disse VAMOS... E colocar todo mundo dentro do barco é dizer: Vamos, não é mole, não. Sabe por quê? No meio desta trajetória sempre vem tempestades...
Se tem uma coisa para crente que é fartura são os ventos que provocam tempestades. O vento forte querendo afundar o seu barquinho. E Jesus falou vamos todo mundo para o outro lado e foi dormir. Olha é fácil falar: Vão!
Jesus recrutou funcionários experientes homens que já enfrentavam ventos contrários em suas vidas. Pelo menos 4 pescadores que já tinham enfrentado tempestades terríveis.
Jesus foi dormir e deixou aqueles discípulos comandarem o barco na travessia. É assim que acontece em nossas vidas. Jesus onde o Senhor está? Esta dormindo? Olha o vendaval que eu estou aqui na minha casa. Olha que marido o Senhor me deu? Vê se este é marido para dar para alguém?
Então esta são as dificuldades, essas são as tempestade que nos enfrentamos em nossas vidas...
Eu quero dizer uma coisa para você?
Jesus disse no versículo 36: PASSEMOS! E se Ele falou passemos, não tem tempestade que pode afundar sua embarcação.
Pode ventar, o vento pode soprar, pode fazer seu barquinho girar pode fazer o que quiser, pode mandar iceberg, pode mandar o que quiser QUE O SEU BARQUINHO NÃO AFUNDA! AMÉM
Porque esta sustentado pela Palavra, Ele disse PASSEMOS!
O Senhor disse que eu vou passar, então eu vou passar junto da minha esposa. Quero ir com ela até que a morte nos separe!
Veja bem, as vezes achamos que é tarde... Não! Jesus falou: PASSEMOS para o outro lado... Vamos lá... Colocou os discípulos lá dentro e foi dormir e lá vem o temporal. Quando vem aprenda uma coisa família, cada um reage de um jeito... Não é verdade?
Cada um é diferente um do outro...
Eu fico imaginando a reação de cada discípulo:
• O barco era do Pedro ele devia estar com a combuquinha tirando água do barco. Ele era um homem enérgico, um homem de ação;
• João não, ele era um homem de oração, devia estar orando;
• Natanael era o exigente da turma, deve ter falado: Eu falei para a gente vir num barco maior;
• André era brincalhão, ele deve ter falado: Se isto afundar eu vou nadando quero ver é Mateus que é cobrador de impostos;
• Judas Iscariotes era o tesoureiro deve ter pensado: “Se isto afundar vai ser um prejuízo tremendo”;
• Tomé era o incrédulo deve ter pensado “Falei para a gente não vim”.
Porque cada um reage de uma maneira. Não pense que todo mundo vai ser igual a você. Não vai acontecer nunca. Então Jesus colocou todo mundo no barco igual a sua família!
Observe cada um tem seu perfil e nos precisamos aprender a conviver com isto no meio da tempestade. Os discípulos acharam que o barquinho ia afundar e pior pensando “O que nós iremos fazer lá?”. Quando eles viram que estavam correndo o risco de afundar. Eles vão lá na polpa do barco para acordar Jesus e disseram: “Mestre, mestre acorda” O Senhor colocou a gente nesta furada aqui e foi dormir, levanta ai porque o negocio esta feio...
Jesus levanta e fica em pé no barco no meio de um temporal. Olha para o vento e disse: Cala a boca agora! O Vento ficou quietinho... Falou para o mar fica quietinho, não quero nem marola... O vento se aquietou o mar ficou quietinho...
Os discípulos ficaram olhando para Ele. E Jesus disse vocês são muito tímidos. Vocês não tem fé não? Os discípulos falaram: Mas quem é este diante de nós. Que até o vento e o mar lhe obedecem?
Chegaram do outro lado...
Quando eles acabaram de chegar... Sai do meio do sepulcro um endemoninhado. Este jovem era um ninho de demônios. Ele estava muito doído, eles tentaram prende-lo e não conseguiram. O cara dormia com defunto. Era um morto vivo. No meio dos sepulcros. A família dele não queria ele, a sociedade não queira ele, ninguém queria ele. Tentaram de todas as formas mudar a história daquele homem e ninguém conseguiu...
Chegou Jesus. O endemoniado olhou Jesus e já saiu correndo. Foi lá e falou: “Que tenho eu contigo Filho do Altíssimo. Para você vir me perturbar?” Jesus falou como é seu nome? Meu nome é legião, porque nos somos um montão. Jesus falou não quero saber a quantidade. Sai dele, agora! Ai os demônios falaram: A gente pode entrar naqueles porquinhos? Jesus falou podem entrar nos porquinhos. Eles entraram nos porquinhos e eles se precipitaram no abismo, morreu todos. Ai chegou os donos dos porquinhos e falou: Cadê os porquinhos da gente que estava ai? E alguém deve ter dito: Ele Jesus os matou. Sempre tem um dedo duro, né...
Os discípulos podem ter pensado: Viemos aqui para nada, viu assim como Marcos disse saímos tarde, o barco quase afundou e agora teremos que ir embora. Jesus fala para todo mundo entrar no barquinho novamente.
O ex endemoninhado diz: “Senhor deixa eu ir com o Senhor!”
Jesus disse: Não meu filho, comigo não. Vá pra tua casa! Vá pra tua família! Vá para os teus! E mostra para eles quão grandes coisas, fez o Senhor por ti e como Ele teve misericórdia de ti”.
Jesus não veio para os sãos. Ele veio para os doentes para os necessitados! Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário