sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Curiosidades Bíblicas: Os problemas familiares de Davi

As muitas esposas de Davi trouxeram-lhe muitas tristezas. Por causa de seu pecado com Bate-Seba, Deus lhe disse que o assassinato seria uma ameaça constante à sua casa. Sua família rebelar-se-ia contra ele e outro homem deitar-se-ia com suas esposas. Tudo isso aconteceu, como o profeta Natã predissera. As consequências do pecado afetam não apenas a nós, mas também àqueles a quem conhecemos e amamos. Lembre-se disso da próxima vez que for tentado a pecar.
Esposa: Mical (filha de Saul) Filho: Era estéril
O que aconteceu: Davi permitiu que cinco dos sobrinhos dela fossem mortos pelos gibeonitas por causa dos pecados de Saul, seu pai.
Esposa: Ainoã (a jezreelita) Filhos: Amnom, primogênito de Davi
O que aconteceu: Estuprou Tamar, sua meia irmã, e mais tarde foi assassinado por Absalão, por vingança.
Esposa: Maaca (filha do rei Talmai, de Gesur) Filhos: Absalão, o terceiro filho de Davi, e Tamar, a única filha a ter o nome mencionado.
O que aconteceu: Absalão matou Amnom por ter estuprado Tamar e depois fugiu para Gesur. Mais tarde retornou para se rebelar contra Davi. Construiu uma tenda no terraço, onde dormiu com dez das concubinas de seu pai. Seu orgulho levou-o à morte.
Esposa: Hagite Filhos: Adonias foi o quarto filho de Davi. Era muito bonito, mas está registrado que nunca foi realmente disciplinado.
O que aconteceu: Declarou-se rei antes mesmo da morte de Davi. Seu levante foi descoberto, mas o pai poupou-o da morte. Mais tarde, porém, seu meio irmão, Salomão, mandou executá-lo.
Esposa: Bate-Seba Filho: Nome desconhecido
O que aconteceu: Morreu como castigo de Deus pelo adultério cometido por Davi e Bate-Seba.
Esposa: Bate-Seba Filho: Salomão
O que aconteceu: Tornou-se o próximo rei de Israel. Ironicamente, suas inúmeras esposas causaram sua ruína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário