quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Estudos: Segredos para uma vida saudável

“Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde!” III João 2.
“Tu Senhor criaste cada parte do meu corpo, Tu me formaste no ventre de minha mãe. Eu Te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso e eu sei disso muito bem.” Salmo 139:13.
O AR...
O ar puro é necessário para a renovação do sangue. De momento em momento, o sangue chega aos pulmões, carregado de venenos para serem expelidos, esperando aí ser abastecido de oxigênio para ser levado até as mais longínquas extremidades do corpo. Necessitamos de vários milhares de litros cúbicos de oxigênio, todos os dias, para arejar todas as células do corpo, em percursos que chegam a cerca de cem mil quilômetros em 24 horas. O ar é importante até na nutrição. Há nutrientes que não seriam aproveitados sem a presença de oxigênio. Os nervos sofrem sobremaneira na ausência do ar “Ar Puro”.
ÁGUA PURA...
“Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas...” Gênesis 1:6.
A água pura é o nosso mais precioso mineral. É o mais essencial de todos os elementos do nosso corpo. Alguém pode perder até metade das suas proteínas, mas, se perder apenas a décima parte de sua água, morrerá.  Dr. Jonathan Forman. Aproximadamente, deve-se ingerir dez copos de água ao dia. Mas, não precisamos beber tudo isso! Três copos de água estão no alimento que ingerimos diariamente. Levando em conta que, em muitos casos, a alimentação é pobre em alimentos crus, como, frutas, verduras e legumes, a necessidade real de água, diariamente, fica em torno de 6 a 8 copos.
LUZ SOLAR...
“E fez Deus o sol para governar o dia e a lua para governar a noite.” Gênesis 1:15.
O sol é um dos agentes naturais que promovem a vida e a saúde. Deus atua, pelo Seu poder, através dos elementos da Natureza. O sol faz parte de um conjunto mais amplo de fatores, também naturais, que estão ao alcance de todas as pessoas, sem custo algum. O sol destrói germes e bactérias causadores de moléstias. Roupas de camas e pijamas deveriam ser expostos ao sol, diariamente. Os quartos de dormir devem receber luz solar todos os dias. Este hábito acabará com os micróbios, dará vigor e saúde aos membros da família e imprimirá ao ambiente um tom alegre de saúde, vida e felicidade.
ALIMENTAÇÃO CORRETA...
A mais importante dever ser a refeição matinal. A energia necessária para enfrentar o dia deve ser promovida logo cedo. Precisamos ser abastecidos pela manhã. Meio dia é hora do reabastecimento para o restante das tarefas do dia. Convém uma alimentação adequada, pois tem uma tarde pela frente para se gastar energia. No final do dia, surge o cansaço e as atividades praticamente cessam. O estômago também cumpriu sua tarefa! Está necessitando de repouso! Nestas condições, uma refeição muito leve é o ideal para se jantar. Não é a quantidade que nos nutre, mas sim o quanto do que comemos é aproveitado pelo organismo.
EXERCÍCIOS FÍSICOS...
O homem foi criado para ser ativo. Foi-lhe dado juntas que se curvam e músculos que se movimentam. Um músculo consiste em um feixe de fibras e cada fibra é aproximadamente do tamanho de um fio de cabelo. Essa fibra é capaz de suportar mil vezes o seu próprio peso. Ela pode contrair-se e relaxar-se. Exercícios físicos aumentam o número e tamanho dos vasos sanguíneos, o que significa mais oxigênio para as células do corpo, para que a pessoa tenha maior resistência às doenças.
REPOUSO...
O repouso é necessário e faz parte dos remédios de Deus para que tenhamos saúde. Quando uma pessoa adormece, seu organismo passa por mudanças interessantes, os músculos ficam relaxados e a respiração se torna mais profunda e regular, a temperatura do corpo começa a baixar. Porém, a mudança mais fascinante acontece no cérebro. O repouso satisfatório consiste na alternativa de diferentes níveis, do sono leve ao sono profundo, muitas vezes, durante a noite. Para ir de um a outro nível, se gasta em torno de noventa minutos. Em média, uma pessoa passa de cinco a seis vezes por este ciclo, cada noite. Este é um período que o cérebro se reabastece das substâncias químicas das quais necessita para processar informações recebidas durante as horas do dia.
PUREZA DE VIDA...
O segredo está na união da vontade humana com o poder de Deus. Certamente Deus não vai além dos limites da nossa vontade, para nos abençoar e salvar. É importante salientar que os nervos do cérebro, que se ligam com todo o organismo, são o meio pelo qual Deus se comunica com o homem. Desta comunicação depende o desenvolvimento do nosso caráter, à semelhança do caráter de Jesus. A pureza de vida está nas três dimensões da saúde (mente, corpo e espírito) e devem ser conservados íntegros até a volta de Jesus.
CONFIANÇA NO PODER DE DEUS...
Nosso organismo foi programado para responder a essa realidade se obedecer e reconhecer a existência de um criador que nos ama e provê TODOS os recursos para nossa saúde e felicidade. Quando compreendemos que Deus é o nosso Criador descobrimos que, Ele sabe perfeitamente o que é melhor para o nosso corpo e mente; que além de tudo, Ele ainda pode operar até o nosso querer e realizar; o passo seguinte é confiar e obedecer. Devido às fraquezas próprias da vontade humana, trazida pelo pecado do homem e do afastamento das leis de Deus, o ser humano é incapaz de conduzir seu mundo por si mesmo. Muitos têm tentado, mas, fracassam. Muitos estão perguntando: “Onde encontrar respostas para alcançar a vitória contra os hábitos errados que destroem a saúde e a vida?” É aqui onde o autocontrole estabelece relação com a fé que vem do poder de Deus. A fim de que o homem tenha paz real, saúde e alegria, ainda aqui neste mundo, ele precisa alimentar sua natureza espiritual. É obra de uma vida! Degrau a degrau...
Deus é capaz de repreender enfermidades e devolver a saúde, e muitas vezes Ele pede que para tanto observemos regras tão simples e práticas: As Leis Naturais ou Os Remédios de Deus encontrados na Natureza.
Fonte: pr. Sidionil e sua esposa profª Elisa Biazzi     

Nenhum comentário:

Postar um comentário