sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Estudos: Casamento na Direção de Deus

Tema: CASAMENTO NA DIREÇÃO DE DEUS
O casamento é uma aliança que os cônjuges firmam entre si e também com Deus. O Senhor, através do profeta Malaquias, referiu-se ao casamento como sendo uma aliança entre o homem e a sua mulher: “Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”. (Malaquias 2:14) A esposa foi chamada por Deus como “a mulher da tua aliança”, o que deixa claro qual é o enfoque bíblico do casamento. Esta aliança matrimonial não é apenas uma aliança dos cônjuges entre si, mas do casal com Deus. O matrimônio, portanto, é uma dupla aliança que foi gerada e estabelecida entre duas pessoas que se amam.  A duração desse casamento se dará na medida que cada um cumpra o que lhe foi proposto. Esse projeto é de Deus. portanto deve ser fundamentado nEle a fim de que a família seja estabelecida e respeitada. Quando o homem e mulher exerce sua função, o sucesso do relacionamento é certo. É como uma engrenagem, funciona enquanto é feito a manutenção e os devidos reparos. No dia em que o casal deixar de andar juntos, cada qual fazendo seu próprio querer, a excelência deixara de existir, e a casa começará a desmoronar para a família de um modo geral. Mas caso venha acontecer, ainda da tempo de reconstruir olhando a luz da palavra, Gn 1:26-30. Quando Deus formou o homem no Éden, lhe deu autoridade para dominar sobre animais, peixes e ave, ou seja, delegou a ele autoridade sacerdotal.  Porém, Deus percebeu que não era bom para o homem caminhar sozinho e administrar todas as coisas, não que ele não tivesse capacidade, mas precisava ser auxiliado. Deus então criou a mulher e celebrou o primeiro casamento. A Bíblia diz que Deus abençoou o homem e a mulher para que caminhassem juntos, frutificassem, multiplicassem, enchessem a terra e dominassem sobre ela. Deus os estava abençoando com tudo para que eles tivessem uma vida tranquila, sem necessidade de coisa alguma. Cada um recebeu a sua função específica. Adão era o sacerdote; Eva, sua auxiliadora. Desde o princípio Deus instituiu a família e a abençoou para que Sua glória e presença sejam constantes em cada lar. O projeto original de Deus ao criar a mulher, foi fazê-la ajudadora idônea para auxiliar seu marido. Deus não criou a mulher para tomar o lugar do esposo no casamento, mas sim cooperar para que o domínio deste no Senhor seja de excelência. O diabo, para tentar destruir o projeto de excelência do Senhor, tem trabalhado para trazer inversão dos papéis, para que não haja prosperidade na família, promovendo assim a desarmonia entre o casal. Mas Deus que não muda em Seus propósitos, promete em Malaquias 4:6, que converterá os corações e acontecerá uma mudança de atitude na família, estabelecendo a cura na família. Vejamos dois pontos importantes:
1º O casal deve se submeter à vontade do Senhor, para a família (Romanos 12:2). 
No processo da aliança, nossa vontade própria não deve prevalecer, nossos conceitos precisam estar sendo conduzidos pelo Senhor. Como cristãos, não podemos viver como pessoas comuns, precisamos nos submeter ao Senhor, para que a vontade d'Ele se estabeleça sobre nosso casamento. Dessa maneira estaremos nos submetendo a liderança por Ele instituída para cada cônjuge. A vontade de Deus estabelecida em nós pode transformar o marido e a esposa em excelentes companheiros. Quando nos entregamos em oração ao Senhor, no local secreto, sabemos qual a Sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável. Dentro da aliança precisamos nos levantar como intercessores. Há poder na oração do casal. Quando oramos colocamos uma cerca de proteção em nossa casa, marido e filhos. (Mt 18:18).
2º Mudar de atitude: Em Efésios 5:22-24. 
Há uma chamada de Deus para o casal. Enquanto não exercermos nossa função, não vemos nosso lar restaurado. Quando nos submetemos a Deus, ficamos debaixo de Sua cobertura. Logo, tudo que precisa ser transformado na vida do cônjuge, quando colocado em oração diante do Senhor, Ele nos responde. Na chamada para uma aliança de excelência, temos que exercer os requisitos que a função nos coloca, não podemos inverter. Agindo assim, teremos uma aliança baseada nos princípios da Palavra e tudo nos irá bem.
Exemplo de Família na Presença de Deus:
Duas famílias relatadas na bíblia tiveram grandes oportunidades na presença de Deus. Uma fracassou e a outra venceu. Uma gerou morte a outra vida. Uma gerou tristeza a outra alegria. Uma cuidou da disciplina a outra desprezou as ofertas. Uma desonrou a fé e a outra preservou o ensino cristão de geração em geração. Vamos ver a história bíblica do sacerdote Eli e de Timóteo e vamos fazer um paralelo entre estas famílias, pois uma conquistou vitórias e a outra tornou-se exemplo de derrota. No livro do profeta Samuel, capítulo 4, foi registrada a história dos filhos do sacerdote Eli. Aquela família falhou na disciplina. Os filhos do sacerdote desprezavam as ofertas ao Senhor e não eram corrigidos. Chegaram a se prostituir mas não foram disciplinados. Um dia, eles morreram em uma batalha contra os filisteus, a arca de Deus foi tomada e ao receber esta notícia o sacerdote também morreu. Já no novo testamento tem uma história vitoriosa. Escrevendo a Timóteo, Paulo declara, sei da fé que há em ti, que lhe foi transmitida por sua mãe Eunice e por sua avó Lóide. Com muito amor a fé dos pais foi repassada para o filho, sendo aquele um exemplo de família vitoriosa. A melhor lição que uma mãe ou um pai pode dar para os filhos é ensinar-lhe o amor ao Senhor. Para o mundo filho criado é trabalho dobrado, mas para aqueles que servem a Deus quando os filhos estão criados as bênçãos são dobradas.
Exemplo de casal a serviço de Deus
Vamos Ler Atos 18.1-3
1. O encontro com Deus.
A primeira informação que dispomos de Áquila e Priscila encontra-se no capítulo 18 do livro de Atos. O contexto histórico é muito rico. Paulo vivenciava a segunda viagem missionária e acabara de chegar a Coríntio vindo de Atenas. Áquila e Priscila já se encontravam na cidade de Coríntio, embora a bíblia não precise o fator tempo. Ambos tinham muito em comum. Paulo era um judeu assim como o casal, de certa forma eram vítimas da intolerância religiosa (Áquila e Priscila havia sido expulsos de Roma pelo decreto do imperador Cláudio em 49 d.C.), estavam em deslocamento e exerciam a mesma profissão. Com tantas coisas em comum não era de estranhar a aproximação de Paulo do casal em questão. O ensino da palavra logo teve espaço no coração de Áquila e Priscila que por um ano e seis meses cuidaram do missionário em sua própria casa.
2. Um casal a serviço do reino
E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. Atos 18:3-4. O sustento de Paulo era conquistado duramente com a ajuda dos seus novos discípulos. No versículo quatro fica claro que após uma intensa semana de trabalho os irmãos se dirigiam ao templo onde Paulo anunciava a Cristo. Áquila e Priscila aprendiam atentamente seus ensinos. Juntos com o apóstolo foram moldados pelo fogo da oposição judaica que não se limitava apenas ao debate teológico, mas frequentemente recorriam às ameaças e ao uso da influência política para alcançarem seus objetivos (v.12-13). Eles podiam simplesmente abandonar Paulo e salvarem suas vidas de prováveis represarias de extremistas religiosos, mas não desertaram. Áquila e Priscila estavam ao lado de Paulo não por sua presença agradável, mas, pela sua mensagem libertadora. Nesse sentido puderam dar ao apostolo apoio e consolo em seus momentos difíceis. Vamos ler Atos 18:6.
Logo após um dia de luta contra os inimigos da fé cristã o apostolo agora cansado toma o rumo da casa de Áquila e Priscila não com receio, ou constrangimento, mas com alegria e certeza que vai ser bem acolhido e descansar para um novo dia de trabalho. Na casa de Áquila e Priscila o apostolo era revigorado. Apesar da bíblia não entrar em detalhes sobre o que acontecia no interior daquela casa podemos inferi através das entrelinhas dos textos bíblicos.
• Com certeza na casa de Áquila o apostolo se sentia amado.
a. Acompanham Paulo em sua viagem a Éfeso – Atos 18:18-19.
b. Estavam com Paulo quando da sua prisão em Roma – 2 Timóteo 4:19.
• Usufruía de hospitalidade e sustento.
a. Paulo passou um ano e meio com os irmãos em coríntio (v.11).
b. Reconhecimento de Paulo sobre o ministério de Áquila e Priscila – Rm. 16:3.
• Gozava de cuidados, atenção e crédito.
a. Áquila e Priscila se transformaram em evangelistas – 1Co 16:19.
A casa de Áquila e Priscila era um lar de testemunho, sendo referência para toda comunidade em seu entorno. Nesse sentido temos o testemunho do próprio apóstolo.
3. Um casal semeador
Vamos ler Atos 18:18-21. A saída de Paulo poderia ser uma ocasião para a paralisação espiritual de Áquila e Priscila. Afinal, “o líder estava distante” e as ameaças eram bem reais. Mas, não foi assim. Em Atos 18:26 lemos na palavra de Deus que o casal estava em plena atividade evangelizadora na sinagoga.
a. Quando Apolo falou ousadamente na sinagoga eles estavam lá para ouvi-los.
b. Perceberam problemas em sua doutrina (Atos 18:25)
c. Ensinaram Apolo o que haviam aprendido de Paulo (Atos 18:26).
d. Era um casal maravilhoso. Em todas as passagens bíblicas que lemos até aqui eles sempre aparecem juntos e isso é uma lição de vida para nós.
e. Não só pregou, mas também orientou espiritualmente Apolo ajudando a alcançar muitos outros para Cristo. Dessa forma tinham uma excelente visão de reino. Não eram míopes espirituais. Atos 18:27-28.
Em fim, Áquila e Priscila são exemplos a ser seguido pela igreja de Deus. Eram servos do Senhor que sabiam usar seu trabalho como instrumento de evangelização (1 Co 16:3). Sabemos que viajavam com frequência, pois o encontramos em Roma quando da carta de Paulo aquela igreja (Rm. 16:3) ou quando não mais em Roma quando da carta de Paulo a Timóteo (2 Timóteo 4:19). Estavam sempre juntos na evangelização, nas lutas que a igreja travava com seus opositores e na direção de Deus. No pouco que a bíblia fala desse casal se concluiu que realizaram o que Deus havia proposto para eles.
Famílias que deram maus exemplos:
1. Família de Adão: desobediência e falta de ética (Gn 3:12-13;Gn 4:8; Gn 5:4)
2. Família de Acã: Desobediência e furto (Js 7:24-25)
3. Família de Eli: Prostituição e profanação (I Sm 4:11 e 21)
4. Família de Zebedeu: Ingratidão e egoísmo (Mt 20:21)
Famílias que deram bons exemplos:
1. Família de Noé: Fé e obediência (Gn 6:8-9)
2. Família de Abraão: Fé e proteção familiar (Gn 25:2)
3. Família de Jacó: Perseverança e amor (Gn 29:18; Gn 37:34; Gn 35:22-26)
4. Família de Moisés: União e liderança
5. Família de Lázaro: Acolhedores (Jo 11)

pastor Euzebio Galdino

Nenhum comentário:

Postar um comentário