quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Personagens Bíblicos: Jeroboão

Mesmo às advertências mais claras são difíceis de obedecer. A Bíblia está repleta de histórias de pessoas que tiveram a direção de Deus e, contudo, escolheram seu próprio caminho. Sua desobediência era raramente devido à ignorância do que o Senhor queria; antes, brotava do egoísmo obstinado. Jeroboão foi um exemplo consistente deste traço extremamente humano. Durante suas atividades como administrador de grandes construções, Salomão notou as habilidades de liderança naturais de Jeroboão e encarregou-o de projetos especiais. Logo depois disso, Deus falou com este jovem através do profeta Aías. Este lhe disse que Deus castigaria a dinastia de Davi mediante a retirada do reino do filho de Salomão e que Jeroboão governaria as dez tribos do norte. O Senhor deixou claro que o mesmo destino destruiria sua família se esta se recusasse a obedecer a Deus. Aparentemente Salomão ouviu falar a respeito desta profecia e tentou matar Jeroboão. O futuro rei das tribos do norte fugiu para o Egito, onde permaneceu até a morte de Salomão. Quando Roboão, filho de Salomão, assumiu o trono, Jeroboão retornou. Ele representava as pessoas as quais exigiam que o novo rei fosse mais tolerante que seu pai. A insensata escolha de Roboão ao negar o pedido de seu povo, fez com que o rejeitasse como rei. Somente Judá e a tribo de Benjamim permaneceram leais à dinastia de Davi. As outras dez fizeram de Jeroboão o seu rei.  Em vez de ver este cumprimento da promessa de Deus como uma motivação para obedecer-Lhe, Jeroboão decidiu fazer o que pudesse para assegurar a sua posição. Ele afastou seu reino do Senhor, o qual permitira que ele reinasse. Deus já o advertira das consequências desta atitude – sua família foi aniquilada. Jeroboão escolheu colocar em prática ações que levariam o Reino do Norte à destruição. As consequências do pecado estão garantidas na Palavra de Deus, mas é difícil predizer o momento exato destes acontecimentos. Quando fazemos algo diretamente oposto às ordens do Senhor e não há um desastre imediato, somos frequentemente enganados ao acreditar que escapamos da punição por nossa desobediência. Mas esta é uma suposição perigosa. A vida de Jeroboão deve nos levar a reconhecer a frequente necessidade que temos de admitir a nossa desobediência e pedir que Deus nos perdoe.
Pontos fortes e êxitos:
Um eficiente líder e organizador
Primeiro rei das dez tribos de Israel no reino dividido
Um líder carismático com muito apoio popular
Fraquezas e erros:
Erigiu altares em Israel para manter o povo longe do Templo em Jerusalém
Designou sacerdotes que não eram da tribo de Levi
Dependeu mais de sua própria habilidade do que das promessas de Deus
Lições de vida:
Grandes oportunidades são frequentemente destruídas por pequenas decisões
Os esforços imprudentes para corrigir os erros de outros levam frequentemente aos mesmos erros
Os erros sempre acontecem quando tentamos assumir o papel de Deus em qualquer situação
Informações essenciais:
Local: Reino do Norte
Ocupações: Encarregado de projeto e rei de Israel
Familiares: Pai – Nebate; mãe – Zerua; filhos – Abias e Nadabe
Contemporâneos: Salomão, Natã, Aías e Roboão
Versículo-chave:
“Depois dessas coisas, Jeroboão não deixou o seu mau caminho; antes, dos mais baixos do povo tornou a fazer sacerdotes dos lugares altos; a quem queria, lhe enchia a mão, e assim era um dos sacerdotes dos lugares altos. E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra” 1 Reis 13:33-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário