quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Salmo 77: Somos confortados em momentos difíceis.

SALMO 77:1-20
1 Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.
2 Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!
3 Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece.
4 Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar.
5 Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados;
6 de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta:
7 Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor?
8 Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa?
9 Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão?
10 Então pensei: "A razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais".
11 Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres.
12 Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.
13 Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus?
14 Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.
15 Com o teu braço forte resgataste o teu povo, os descendentes de Jacó e de José.
16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram.
17 As nuvens despejaram chuvas, ressoou nos céus o trovão; as tuas flechas reluziam em todas as direções.
18 No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se.
19 A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.
20 Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.

Asafe clamou a Deus, pedindo-lhe coragem durante um momento de profunda angústia, causada pela dúvida (vv. 7-9). O salmista disse: "Clamei a Deus com a minha voz" (v. 1). Mas nos versículos 13 a 20, os verbos não estão na primeira pessoa. Depois que Asafe apresentou seus pedidos a Deus, seu foco mudou, ele deixou de pensar em si e passou a adorar a Deus. "Tu és o Deus que fazes maravilhas" (v. 14). Somente após colocar de lado suas dúvidas a respeito da santidade e do cuidado de Deus para com ele (vv. 13,14), Asafe pôde ficar livre da angustia (v. 20). Quando oramos a Deus, mudamos o nosso foco para Ele. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário