quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Estudos: Tipos de amor

TEMA:  Tipos de amor
Lucas 15:11-32
-INTRODUÇÃO: A língua portuguesa é limitada para expressar os tipos de amor. Ao mesmo tempo em que você diz ‘eu amo sorvete’, também fala que ama seu pai, sua mãe ou filho. Também pode ser usada a palavra amor no sentido sexual apenas desprovido de sentimento. Por isso recorremos a expressões da língua grega usadas na bíblia para explicar sobre o amor e alguns termos do latim para ajudar na compreensão do que é amor.
Como descobrir o verdadeiro Amor?
Vamos usar como exemplo a história do Filho pródigo, que fala de um jovem que vivenciou vários tipos de amor até conhecer o amor verdadeiro:
1- Amor material
Um amor pragmático (pragma), que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora. O filho pródigo só pensou nos benefícios que o dinheiro lhe traria (v.12). Os seus companheiros também só usufruíram de seus recursos. O irmão do filho pródigo teve amor material pelo que seu pai deu ao irmão (v.29,30).
O amor material é:  Interesseiro;   Momentâneo; e  Egoísta.
Durante a primeira infância é comum um tempo em que a criança se apega ao que come e a objetos como brinquedos, por exemplo. Todos temos amor material, por algo que gostamos como uma roupa preferida ou comida que apreciamos. Este amor é importante, mas não pode ser superestimado.
2 - Amor Lúdico
O amor que é jogado como um jogo (ludos), amor brincalhão, baseado em momentos de diversão e alegria. Os amigos do filho pródigo gostaram dele enquanto podiam se divertir e depois todos o abandonaram ficando apenas com os porcos (v.16).
O amor lúdico é:  Engraçado; Espontâneo; e Momentâneo.
Quando criança as primeiras amizades surgem em meio a brincadeiras. Até mesmo o apego a um animal de estimação é uma forma de carinho e distração. Todos tivemos colegas de escola que convivemos muito bem e depois de um tempo nos esquecemos. Você tem pessoas que gosta de jogar um esporte juntos, mas não são seus verdadeiros amigos. O que não pode acontecer é gostar das pessoas somente quando elas nos dão alegria.
3- Amor generoso
Um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em semelhanças (storge) e no compartilhamento mútuo. O dono da fazenda fez um favor de ajudar o rapaz deixando cuidar dos porcos (v.15). O filho pródigo se lembrou do amor com que seu pai tratava os empregados e pediu se poderia ser tratado como um ‘servo’ (v.17-18).
O amor generoso é:  Gratificante; Compartilhável; e  Baseado em troca de favores.
Quando a pessoa passa a dividir o espaço com colegas de estudo e trabalho, aprende a se apegar às pessoas. É muito importante a convivência com diferentes tipos de pessoas e ambientes. Todos devemos ter uma boa convivência com vizinhos e colegas de trabalho. Trocar favores e ser educado com as pessoas.
4- Amor fraternal
Um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos. O verdadeiro amor de amigos. Pessoas que você gosta ‘de graça’, respeita as diferenças e confia em todo tempo. É um amor consciente ou psicológico (psique) quando você se identifica com o outro. O filho pródigo certamente tinha muitos amigos, porque seu pai lhe deu uma grande festa e todos vieram para vê-lo (v.24). O amor fraternal é: Companheiro; Confiável e Respeitável.
Com o tempo as verdadeiras amizades são construídas. Cada pessoa aprende a selecionar amigos para compartilhar coisas mais íntimas do seu viver. O amor fraternal é o verdadeiro amor de amigos. É nos momentos difíceis que descobrimos quem são os verdadeiros amigos. Precisamos cultivar amizades.
5- Amor sexual
Um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física (éros). Com certeza o filho pródigo teve várias namoradas, mas era apenas um amor carnal enquanto tudo estava bem (v.13). O contato físico do homem com a mulher consuma sua relação tornando-se os dois “uma só carne” (Gênesis 2.24).
O amor sexual é:  Apaixonado;  Atraente; e Físico.
Na adolescência, quando vem a puberdade, a pessoa descobre a atração pela pessoa do outro sexo. Todos devem conhecer alguém para viver juntos. Deus viu que “não era bom” que home vivesse só (Gênesis 2.18).
6- Amor familiar
O amor pelas pessoas da família com altruísmo, generosidade (philia). A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse.  O filho pródigo sabia que amava sua família, mesmo que por um momento se esquecera. Seu pai e mãe o amaram o tempo todo. O pai amava os dois filhos da mesma maneira e tentava “conciliá-lo” (v.28).  
O amor familiar é: Emotivo; Generoso; e Perdoador.
Quando a pessoa constrói uma família, aprende a valorizar o verdadeiro amor. Durante um tempo envolvido com os amigos e conquistas materiais a pessoa se esquece da família. Mas quando passa por momentos mais difíceis descobre a importância de ter o amor familiar. Todos nós devemos cuidar da família com amor. Seja quem ou quantos forem da família é melhor amar e viver bem do que ficar sozinho.
7- Amor incondicional
O amor gratuito que é capaz de se sacrificar pelo outro independente do merecimento. O pai do filho pródigo o abraçou sujo como estava, o beijou sem receio e se alegrou sinceramente com o seu retorno. Cuidou dele limpando-o, vestindo, alimentando e restabeleceu à sua condição de filho.
O amor incondicional é: Altruísta; Espiritual; Sacrificial; Desinteressado; Gratuito; e Eterno.
Quando a pessoa conhece o amor incondicional de Deus, aprende a valorizar o amor e construir relacionamentos amorosos em todos os níveis citados de uma maneira verdadeira e profunda. O amor ágape só pode ser conhecido através de Jesus Cristo que morreu gratuitamente se sacrificando pela salvação. Na cruz, Deus deu a maior prova de amor de todos os tempos.
É possível aprender a Amar!
- CONCLUSÃO:
O filho pródigo precisou decair emocionalmente ao ponto de conviver no meio de porcos, para descobrir o verdadeiro amor incondicional. Depois disse ele certamente continuou sua vida construindo relações de amor saudáveis sustentadas em Deus. Se os tipos de amor forem entendidos como processo, a pessoa descobre o amor à medida que tem experiências na vida. Existe um grande movimento de pessoas descendo esta escada. Deixando o amor incondicional de Deus, abandonando a família, pervertendo o amor sexual, largando amizades, não convivendo bem com colegas, não aproveitando oportunidades de entretenimento conjunto e se apegando ao amor material. Outros conseguem subir apenas alguns degraus no máximo até o amor sexual. É preciso subir esta escada em direção ao verdadeiro amor de Deus. O verdadeiro amor em todos os sentidos, seja material, lúdico, generoso, fraternal, sexual e familiar ou em áreas da vida só podem ser completos se a pessoa conhecer o amor incondicional de Deus. A essência de Deus é o amor. Não existe amor sem a presença de Deus que é a coluna que sustenta o amor. Todos os tipos de amor podem ser passageiros, mas o amor de Deus além de incondicional, é eterno e infinito.
Você tem amado em que nível ou forma?
Acima de tudo busque o amor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário