sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Personagens Bíblicos: Profeta Elias

O simples compromisso de Elias com Deus nos choca e nos desafia. Ele foi enviado para confrontar, não confortar, e transmitiu a mensagem do Senhor a um rei que frequentemente rejeitava sua mensagem só porque ele a trazia. Elias desempenhou seu ministério somente para Deus e pagou por esta decisão, ao experimentar o isolamento como outros que também eram fiéis ao Senhor. É interessante pensar nos incríveis milagres que Deus realizou através de Elias, mas faríamos bem em enfocar a comunhão que compartilhavam. Tudo o que aconteceu na vida de Elias começou com o mesmo milagre que está disponível a nós – ele respondeu ao dom de conhecer a Deus. Por exemplo, depois de Deus operar um milagre extraordinário através de Elias, ao derrotar os profetas de Baal, a rainha Jezabel retaliou, ao ameaçar a vida do profeta. E Elias fugiu, ele se sentou atemorizado, deprimido e abandonado. Apesar de Deus prover-lhe comida e abrigo no deserto, desejou morrer, então o Senhor apresentou-lhe uma “exibição audiovisual” e uma mensagem que ele precisava ouvir. Elias testemunhou uma tempestade de vento, um terremoto e fogo. Mas Deus não estava em qualquer uma destas coisas poderosas. Antes, o Senhor mostrou sua presença com uma VOZ SUAVE.
Elias, como nós, lutou contra seus sentimentos, mesmo depois desta confortante mensagem de Deus. Então o Senhor confrontou as emoções do profeta e ordenou-lhe que agisse. Deus instruiu Elias a respeito do que deveria fazer depois e lhe informou que parte de sua solidão estava baseada na ignorância: outros sete mil em Israel ainda se mantinham fiéis ao Senhor. Até hoje, Deus frequentemente fala através do suave e do óbvio em vez de fazê-lo através do espetacular e do incomum. O Senhor tem tarefas para fazermos mesmo quando sentimos medo e fracasso. E Deus sempre tem mais recursos e pessoas do que sabemos. Embora possamos desejar realizar milagres incríveis para o Senhor, devemos, em vez disso, enfocar o desenvolvimento de nossa comunhão com Ele. O verdadeiro milagre da vida de Elias foi a sua amizade extremamente pessoal com Deus. E este milagre também está disponível para nós.
Pontos fortes e êxitos:
Foi o mais famosos e dramático dos profetas de Israel
Predisse o inicio e o fim de uma seca de três anos e meio
Foi usado por Deus para ressuscitar uma criança
Representou Deus em uma demonstração contra os sacerdotes de Baal e Asera
Apareceu com Moisés e Jesus no episodio da transfiguração no Novo Testamento
Fraquezas e erros: 
Escolheu trabalhar sozinho e pagou por isso com o isolamento e a solidão
Fugiu com medo de Jezabel quando esta ameaçou sua vida
Lições de Vida:
Nunca estamos mais próximos da derrota do que nos momentos de maior vitória
Nunca estamos tão sós quando podemos pensar ou nos sentir; Deus está sempre presente em nossa vida
Deus fala mais frequentemente com sussurros persistentes do que com gritos
Informações essenciais:
Local: Gileade
Ocupação: Profeta
Contemporâneos: Acabe, Jezabel, Acazias, Obadias, Jeú e Hazael
Versículos-chave:
“Sucedeu, pois, que oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a Tua Palavra fiz todas estas coisas. Responde-me SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que Tu, SENHOR, és Deus e que Tu fizeste tornar o seu coração para trás. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que  estava no rego.” I Reis 18:36-38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário