terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tema: A Manifestação do Espírito Santo

ICCO Igreja Cristã Casa de Oração
Estudo Bíblico com o pastor Euzebio Galdino
Tema: A Manifestação do Espírito Santo 
Introdução:
O que é o Espírito Santo e suas características? O Espírito Santo é apresentado na bíblia como a Terceira Pessoa da Trindade. Sendo a Trindade a unidade de Deus em três figuras de ações diferentes.  Sendo assim, o Espírito Santo não é uma força ativa ou um encarregado na Obra de Deus, Ele é o próprio Deus. ONISCIENTE, ONIPRESENTE E ONIPOTENTE. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, lembrando que não são departamentos, pois têm pessoas que pensam que Deus no Antigo Testamento era o Pai, ai nos Evangelhos era Jesus e depois o Espírito Santo, não eles estão UNIDOS, são uma coisa SÓ, desde os fundamentos dos tempos. É muito importante deixar claro isto, Eles não são pessoas separadas. Poderia colocar como se fossem Personalidades, suas formas de Ação de uma mesma Unidade. O Espírito Santo Ele tem é claro as suas características e a Sua esfera de ação diferente daquilo que é esfera de ação do Pai e de Jesus, mais Eles são um ÚNICO DEUS, isto é a TRINDADE. Uma unidade com três personalidades, vamos ler Mateus 28:19 (Batizar no Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Mostrando o PODER DA TRINDADE. João 15:26-27 O Espírito Santo age como o Consolador e como Testemunha e através de nós também, pois somos testemunhas da Gloria de Jesus Cristo e de Seu Poder e da Sua Graça Salvadora. Então quando estamos Cheios  do Espírito Santo, manifestamos a Vontade de Deus, os Dons e tudo aquilo que esta relacionado no homem com Deus. O Espírito Santo comissiona, concede dons aos homens e convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Ele esta presente em todo o tempo dentro daqueles que o Buscam.  “O Senhor procura adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade.”
Consolador: significa no dicionário - aquele que ajuda; aquele que está ao lado; aquele que divulga; aquele que consola, etc.  Há varias definições para este termo, para nosso entendimento significa o Espírito Santo em nós que veio com todas as funções para estar fazendo aquilo que nós humanamente não poderíamos fazer. O Espírito Santo não é apenas presente, mais atuante também, não é só um consolo, mas é alguém que advoga, é alguém que nos ensina. Tem uma séria de situações que fazem com que este termo se manifeste de uma forma muito ampla. É algo que esta sempre agindo de alguma forma. Ação e não passividade! Sopro Santo (ex: Nicodemos /Pentecostes).
MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:
Gênesis logo no inicio dos tempos (Gn 1:1-3). Então vimos à primeira aparição da palavra Espírito de Deus (Espírito Santo), essa essência, esta face da trindade, é interessante notar que este desde o inicio dos tempos no momento da criação do Universo Físico. Depois da criação do universo físico tem o momento da criação do homem. O homem no Jardim do Éden, dominando sobre todas as coisas e ali havia uma relação plena com o Espírito Santo de Deus, só que o pecado quebrou isto. Quando o homem peca ele é tirado do Jardim do éden, que é uma espécie de um lugar imortal, uma mistura do físico com o espiritual, porque é uma condição diferente, porque a relação de Adão e Eva com Deus era diferente daquilo que passou a ser depois do pecado! O homem se tornou mais limitado depois do pecado. Vem Caim e Abel, o primeiro assassinato e ai nos vemos a junção na fase de Noé em que os Filhos de Deus e as filhas dos homens se juntaram como se fossem a descendência de Caim com a de Sete e sabemos que houve um grande caos na Terra a ponto de necessitar que Deus interferisse e exterminasse toda esta geração e apenas Noé foi encontrado Justo. Portanto além de Noé não há mais ninguém justo, mesmo que o Espirito Santo tentasse transformar o homem, já não tinha mais esta condição porque o pecado realmente afasta o homem do Espírito Santo de Deus e no Antigo Testamento pela falta da Graça, isto é, muito mais intenso. (Gn 6:2-8).
Noé achou graça, porque ele já era diferente pelo seu relacionamento com Deus, diante de uma geração decadente, uma geração prostituída, uma verdadeira calamidade aqui na Terra. A Graça do Senhor alcançando desde Gênesis no Antigo Testamento. A falta da referencia do Perdão, da limpeza, da purificação dos pecados fazia com que o Espírito Santo não conseguisse se Manifestar em Sua Plenitude no homem, exigia um nível de Consagração muito intenso para que o Espírito Santo se Manifestasse. No Antigo Testamento, o Espírito Santo não se movia plenamente nas pessoas Seu relacionamento com o Ser humano era limitado por causa do pecado do homem. Em poucas pessoas realmente habitava. Geralmente só atuava sobre uma vida para alcançar um objetivo e depois partia, pois não suportava conviver com a corrupção humana.
DIFERENÇA DA MANIFESTAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO É A QUESTÃO DA PLENITUDE.
Então vimos que até Adão pecar havia esta Plenitude e ela se perdeu e ai vemos somente no Novo Testamento a partir da Ressurreição de Cristo, a partir da Vitória sobre a morte, a Autoridade do Sopro por que ele dá ao homem o Envio de Cristo ao homem a igreja apostólica, ou seja, Seus Apóstolos, então assim a Manifestação na Plenitude, do homem tendo a condição de ter esta manifestação tem dentro de si o Espírito Santo. Exemplos que o Espírito Santo capacitou alguns homens para exercerem os seus ministérios. Homens inspirados e usados por Deus, é bom ressaltam que o Espírito Santo usou de várias formas.
JOSÉ DO EGITO – ele teve por concessão por parte do Espírito Santo dons de Revelação; Interpretação de Sonhos (sonhos de Faraó e de seus próprios sonhos) e também o dom de Administração (excelência em gestão). Gn 41:38-39. O próprio Faraó reconhecendo que José tinha o Espírito Santo o Espírito de Deus pela excelência das suas palavras, pelo dom de ministrar e é claro que José permitiu que o Espírito Santo se manifestasse em sua vida. José aproveitou a oportunidade para demonstrar o Poder de Deus e aqui vemos a Sabedoria, a Administração e o próprio Faraó falando para ele: “Não tem ninguém mais ajuizado, não tem ninguém com tanto entendimento profundo como você José do Egito.” Meu irmão que você possa ser também em Nome de Jesus uma pessoa assim com muito juízo, com muita sabedoria e tenha muitos dons, pois as manifestações no Antigo Testamento vão apontar para os dons que serão DELEGADOS no Novo Testamento.
Ajuizado – no Hebraico significa o DOM DE DISCERNIMENTO
BEZALEEL – é um personagem pouco conhecido, mas ele tinha o dom de Cuidar da Obra de Deus, superintendente, ser um mestre de obras no momento da concepção das peças do Tabernáculo, este momento esta registrado no Livro de Êxodo, momento em que Deus tinha dado à Moises as leias, e tinha dado a orientação para a fabricação de cada uma das peças do Culto. E Deus capacitou este homem Bezaleel, como um grande Escultor. Êx 35:30-33. Aqui vemos como o Espírito Santo capacita o homem de forma SOBRENATURAL para Manifestação de DONS para o cumprimento dos propósitos do SENHOR.
Bezaleel – significa à SOMBRA DE DEUS, está debaixo da COBERTURA.
MOÍSES – ele foi um grande Líder, o Libertador. Ele tinha uma condição humana... que se você olhasse para ele você iria falar: “Moises jamais será líder, a pessoa fala mal, tem dificuldade para falar, super tímido, uma pessoa que não era mansa até então, se tornou uma pessoa mansa, era uma pessoa dura, difícil de trato, péssimo de relacionamento interpessoal. Como uma pessoa assim vai ser líder?” Nm 14:16-17.
DELEGAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Moises tinha o Espirito Santo! Chegou uma hora que estava tão difícil dele cuidar de tanta gente, que este Espírito santo foi delegado. 70 homens escolhidos dos anciãos e eles receberam o Espírito para poder liderar e também ter discernimento para julgar o povo. Olha esta manifestação daquilo que é Unção Delegada também já no Antigo Testamento. O Espírito santo disse vá escolhe porque eu vou pegar esta tua unção e vou distribuir à eles. Orar, Distribuir, Delegar Dons e Enviar para que o homem possa ter esta essência do Espírito Santo e assim cumprir o Seu próprio chamado. Aquilo que é Sua Eleição, aquilo que é o Seu Condicionamento diante de Deus.
JOSUÉ – além de ser um grande líder, era um homem Cheio de Sabedoria e um Conquistador. Tinha um espírito de combate. É um homem que vemos já no começo, na entrada do Deserto em direção a Terra Prometida já estava combatendo, lutando, já tinha esta disposição, esta manifestação do Espírito Santo em seu interior. Nm 27:18; Dt 34:9. Impressionante o povo passou a reconhecer a Sabedoria de Josué em virtude do Envio de Moisés. Ta vendo como o ENVIO é importante para a manifestação do Espírito Santo, então Deus não falou pronto Moisés você pode ser recolhido porque EU já estou em Josué, não. Diante do Povo, Moisés vai lá e DELEGUE empunha as mãos sobre e fale agora você tem o Espírito de Sabedoria e Excelência para ser um líder. Olha como é importante o ENVIO (imposição de mãos, ou seja, DELEGAÇÃO).
GIDEÃO – outro exemplo interessante de alguém que tinha uma personalidade deformada e o Espírito Santo tratou foi Gideão. Quando observamos Gideão já estamos no tempo de juízes, sendo que Josué inaugurou este tempo de juizado e assim foi Otiniel e todos os outros que vieram depois. Como o Espirito Santo trata a personalidade, isto já vivemos na Graça no Novo Testamento, mais olha o Poder do Espírito Santo tratar a alma, a personalidade e quebrar elos espirituais demoníacos na vida do homem. Gideão é um exemplo claro disso. Jz 6:34. Quem diria Gideão um menino ficava escondido na caverna, agora todo mundo da família delem, e ainda falava “Eu sou o menor da menor tribo de Manasses” de repente todo mundo da família dele estava lá reunindo. Ele começou a chamar a atenção pra guerra, chamar o povo. Então, uma pessoa que era covarde, medroso, tímido, e de repente se torna um General, corajoso e ousado, impressionante como o Espírito Santo tem o Poder de Transformar a personalidade do homem, agem porque Gideão se abriu para aquilo, embora resistente no começo o anjo foi ministrando o coração dele e ele foi se abrindo para este tratamento e ele realmente foi restaurado. Quebrando inicialmente a maldição hereditária do pai, porque aquilo que ele tinha na alma dele, na personalidade estava ligado as consagrações do pai, porque o culto a Baal naquela região de Manasses veio através do pai de Gideão. Deus manda Gideão como prova de coragem para ver se estava curado mesmo. Cura vem com frutos de arrependimento com mudança de hábito. “Vai lá e acaba com o altar do seu pai!” Ele foi lá e detonou o altar e até o pai dele falou: Eu não tenho o que fazer. R até Gideão mudou de nome, passou a se chamar Jerobaal... O pai percebeu que houve uma transformação do filho e a maldição, os demônios que influenciavam o pai deixaram de influenciar. Oh Glorias a Deus! Gideão não teve só uma transformação de personalidade, como pensamos ao se tornar um guerreiro, mas ele teve uma nova CONSCIÊNCIA. Porque quando o Senhor manda voltar todos os medrosos e voltaram quase 20 mil homens, nós vemos que Gideão ficou (permaneceu em sua posição) ele poderia ser um dos que pensassem posa eu sou, medroso! Mas ele já não era mais! Ele tinha consciência, então o Espírito Santo além de DELEGAR o Dom, Ele nos conscientiza da importância desse DOM.
SANSÃO – temos o exemplo de Sansão que vai na contramão de Gideão. Alguém que perdeu o que tinha de mais precioso que era o dom da força sobre-humana, porque deixou o seu caráter, a sua carne, a sua personalidade influenciar durante o seu juizado. Quem vê a caída de Sansão acham que foi de um dia para o outro, forma 20 anos de juizado. E durante estes 20 anos vemos uma decadência moral que fez ele perder o dom do espirito Santo que ele tinha através do VOTO DE NAZIREU, em que ele não podia por exemplo: passar a  navalha no cabelo; não podia chegar perto de animais mortos; não podia beber nada forte. Jz 3. Uma pessoa completamente limpa de tudo aquilo que é prazeroso e  ai ele começou abrir concessão... E começou a perder este dom, olha a profundidade deste dom que ele tinha. Jz 15:14-15. Este termo é interessante porque diz que o Espírito Santo se apossou. A força ilimitada que ele tinha.. o apossar o Espírito Santo faz sobre nós obviamente não como os demônios que tem a tua consciência, mas Ele pelo contrario nós temos a consciência e Ele aperfeiçoa a nossa consciência...
Lembra que “O Espírito não suportava conviver com a corrupção humana” então veja com Sansão ainda o Espírito Santo tentou, porque se aproximou de um leão morto, depois participou de um banquete com os filisteus 9deve ter bebido); depois dorme com uma prostituta; depois fere os segredos espirituais; corta o cabelo... quer dizer o Espírito queria mais não tinha mais referencial. Só depois quando houve o ARREPENDIMENTO e a bíblia dá um detalhe que o cabelo dele começou a crescer quer dizer era a marca da consagração dele, então é muito importante o Espírito Santo lida com a nossa SANTIDADE e a marca da Consagração na nossa vida é o elemento assim prioritário a manifestação do dom e desta consciência. 1Ts 5. Sansão foi extinguindo... apagando... ficando em trevas que é a cegueira espiritual, foi o que Sansão ficou cego arrancaram seus olhos. E até a revolta dele no momento que esta para morrer junto com milhares de Filisteus naquela casa, naquele baile que estava rolando. Ele fala: “Senhor me da força pelo menos por um dos meus olhos” porque ele havia perdido a VISÃO ESPIRITUAL... É lamentável, mais é forte o que ele falou, porque ele começou a valorizar aquilo que ele perdeu, que era a VISÃO ESPIRITUAL que ele tinha como juiz, como homem cheio do Espírito... Portanto nunca deixe esvaziar o Espírito Santo em tua vida, esteja sempre ativo... Orai sem cessar!
DAVI – exemplo da DELEGAÇÃO através do Óleo da Unção. Na consagração de Davi como rei de Israel caiu o óleo da unção sobre sua cabeça, neste momento ele foi possuído pelo Espirito Santo de Deus. I Sm 16:13. Novamente o termo se apossou, como já foi explicado não foi tirado a consciência de Davi, mas a sensação, aquela autoridade, aquele mover dentro dele o impulsionou a ir lá derrotar Golias, a ter uma trajetória de vitórias, imagina quando ele teve aquele desafio de Saul dos 100 crepúsculos, trouxe 200. Isto era um homem cheio do Espírito Santo, se apossou dele Davi se tornou o grande rei de Israel, já na sua juventude com a Presença do Espírito Santo.
Depois vemos uma sucessão de profetas inspirados por Deus: Elias, Eliseu, que realizaram sinais e maravilhas. Eliseu tem um ministério parecido com o de Jesus, em suas praticas: ressurreição, multiplicação, os milagres parecidos.
PROFECIAS – REVELAÇÕES E VISÕES
Em 2 Pe 21:21 o Apostolo Pedro fala aqui, nada de vontade humana e inspiração do Espírito Santo, então tudo aquilo que nos vemos que é a manifestação profética no Antigo Testamento todas inspiradas pelo Espírito Santo de Deus. Profecia de Joel. Joel 2:27-29.
Impressionante como um profeta do século 8 a.C como Joel trouxe uma Palavra daquilo que seria a Dimensão da Graça, no Novo Testamento. Isto se cumpriu no N.T, o Espírito Santo derramado sobre toda a carne. Uma palavra de 8 séculos antes que se cumpriu. E olha não foi fácil, porque no momento que o Espírito Santo vem se manifestar através de Cristo e do Sopro deste momento. Foi o momento antecedido por um silêncio profético de 400 anos, então é tão estranho isto que a PLENITUDE vem no momento em que não tinha mais inspiração profética, 400 anos onde ninguém profetizava, ninguém era usado por Deus, aquilo que era um Culto Santo, tornou-se uma Religião, um ritual religioso com muita influência grega (da razão humana). Impressionante o momento que Deus escolhe para manifestar o Espírito Santo. É interessante neste momento porque o que era que agia (agia este principado que era o principado da Grécia). Se nos olharmos, os filmes gregos vemos que os deuses gregos são piores do que os homens. Os deuses são cheios de defeitos e os homens cheios de virtudes, os filósofos, isto era uma malignidade muito grande, porque fazia com que a parte da Inspiração do Espírito de Deus não se manifestasse, porque os homens eram altos suficientes e os deus pequenos em relação ao homem. Esta malignidade veio até João Batista. Por isto Jesus falou, olha entre os homens de mulher (nascidos de mulher) não houve ninguém como João Batista. Então mesmo não tendo nenhum tipo de milagre e sinal aquilo que ele fez VENCENDO esta estrutura Espiritual com poder e autoridade, é por isto que Jesus o engrandeceu, pois realmente ele teve que vencer um Principado, uma estrutura violenta do Dom Profético.
“O Sol nasce no momento mais escuro da noite.”
No momento mais escuro da humanidade nós vemos a Manifestação do Espírito Santo.
OS DONS PROFÉTICOS ANTECEDERIA A VINDA DO ESPÍRITO SANTO
REVISÃO SOBRE A MANIFESTAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
Estudamos sobre a Manifestação do Espírito Santo na 1ª Aliança. No Antigo Testamento o Espírito Santo não se movia plenamente nas pessoas. Seu relacionamento com o ser humano era limitado por causa do pecado do homem. Em poucos pessoas realmente habitava geralmente só atuava sobre uma vida para alcançar um objetivo e depois partia, pois não suportava conviver com a corrupção humana. Estudamos alguns casos em que o Espírito Santo capacitou homens no Antigo Testamento como:
José  do Egito - REVELAÇÃO;INTERPRETAÇÃO DE SENHOS E ADMINISTRAÇÃO.
Bezaleel - SABEDORIA; SUPERINTENDER OBRAS E ESCULTOR.
Moisés - LIDERANÇA E PROFECIA.
Josué - LIDERANÇA E FORÇA DE GUERRA.
Gideão - GENERAL CORAJOSO E OUSADO.
Sansão - JUIZ COM FORÇA SOBRE-HUMANA.
Davi -  REI E GRANDE GUERREIRO.
Elias e Eliseu - SINAIS E MARAVILHAS.
Joel - ANUNCIAR A PLENITUDE EM 835 a.C.

O Espírito Santo veio em SUA PLENITUDE apos um longo período de silêncio profético.

MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO (NOVA ALIANÇA)
Vamos ver a manifestação do Espírito Santo na Nova Aliança a partir do Ministério de Jesus Cristo.
No Novo Testamento o Espírito Santo tem a Plenitude de Ação … vamos voltar um pouquinho em João Batista, porque ele tem o seu ministério particularmente no texto do Novo Testamento, mais ele ainda pertence a Antiga Aliança, então a Nova Aliança vem a partir de Jesus Cristo, ou seja João Batista seria o último profeta do Antigo Testamento numa ordem cronológica, mais a história dele é contada nos livros do Novo Testamento, nos 4 Evangelhos. Ele foi muito importante para quebrar um círculo de silêncio profético de 400 anos, partindo da última profecia dos livros do A.T até a vinda do Senhor Jesus. É um tempo em que há uma forte influência da cultura grega, sobre os Judeus e aquilo que era um culto, que era maravilhoso, aquilo que era limpo, aquilo que era puro, que era oficio sacerdotal, acabou se tornando um ritual religioso, então perdeu a Sua Essência. Exatamente no momento mais difícil do relacionamento do povo de Israel com Deus é que vem Jesus Cristo o Filho de Deus, o Próprio Deus em forma humana para dar autoridade ao homem sobre o pecado e sobre a morte. João Batista inaugurou este tempo, ele preparou o caminho do Senhor Jesus, ele foi aquele que foi chamado para endireitar as veredas, anunciar àquele que viria e que faria algo definitivo na humanidade. Antes tudo tinha uma dependência de um ritual religioso, para você ter o perdão do pecado você tinha que fazer um determinado sacrifício, tinha que entregar na mão do sacerdote um animal que seria sacrificado pelos seus pecados, de repente vem Jesus como o CORDEIRO  DE DEUS, Aquele que veio definitivamente para derramar o Sangue sobre todos os pecados da humanidade e vencer a morte. O anuncio de João Batista a respeito de Jesus. João 1:29-33. Esta passagem explica tudo tanto sobre João Batista como também a constituição do Próprio Jesus. Começa falando da relação deles, porque João Batista era primo de Jesus e de repente ele fala assim: “Porque ele existia antes de mim, tinha a primazia” então houve um reconhecimento, porque até então ele não imaginava quem era o Cordeiro, eram primos mais viveram de formas bem distantes. João ficava no deserto, ele ficava em lugares muitos remotos, Jesus não, ele permaneceu ali em Nazaré, que é uma vila, na época um Vilarejo na Galileia, onde Jesus cresceu passou a maior parte da sua infância e também a sua adolescência até a sua fase adulta, antes de iniciar o Seu Ministério. Quando João viu no Batismo nas águas de Jesus o Espírito Santo, pousar sobre Ele na forma de uma pomba, ele teve a Revelação de quem era Jesus, então Deus se relacionava com João e Deus falou vai ter um homem que você vai ver o Espírito Santo repousar sobre Ele e este vai Batizar no Espírito Santo, não só nas águas, aliais são Batismos diferentes, Batismo de João e Batismo de Jesus.
Batismo de João - era de ARREPENDIMENTO, preconizando, já demonstrando que iria inaugurar um Reino;
Batismo de Jesus - é que você já faz parte deste Reino.
Jesus também da testemunho sobre João Batista, falando que não houve homem, não houve profeta maior do que João daqueles que são nascidos de mulher, mas o menor no Reino dos céus é maior do que João… Interessante esta alegoria: Fala um pouco da GRAÇA. As vezes nos comparamos com os homens na Bíblia e temos inveja, e nos esquecemos que Deus reservou para nos, para o nosso tempo coisas maiores. É que em muitos casos não colocamos em pratica estas coisas maiores, não exercemos a autoridade que nos é delegada. Então vemos João Batista sendo este homem que teve este poder, esta autoridade a ponto de derrotar um principado, ele agora diante daqueles que já estão no Reino, ele não é superior, é muito importante para nós para que possamos nós posicionar espiritualmente. E ao descer o Espírito Santo vemos Jesus como o 1º Apostolo, o 1º Enviado e Ele era 100% Deus em Espírito e 100 % homem na Sua carne. Até porque seria estranho, alguém que na Sua carne não tivesse o desejo do homem, como é que eu vou dar autoridade ao homem sobre o pecado se eu não sofro as tentações dos desejos. E é importante sabemos que o Espírito Santo o levava a ser tentado, porque quem levou Jesus ao deserto para ser Provado e Tentado foi o próprio Espírito Santo. O Espírito o impeliu, o conduziu ao deserto (Mateus 4) onde Ele ficou por 40 dias e 40 noites sem comer e ali Satanás o tentou, vemos que o Espírito Santo realmente lutando contra a carne e tendo vitória, porque Jesus venceu a própria carne, Jesus venceu cada uma das tentações, falando e demonstrando para o homem que podemos vencer também e deixando o Caminho Espiritual, porque as vezes as pessoas querem “Resistir ao Diabo e ele fugirá de vos”, não, sujeita-vos a Deus… Para vencermos espiritualmente temos que usar as armas espirituais então mesmo Jesus sendo 100% Deus e 100% homem Ele tomou o posicionamento como homem (jejuou, e se posicionou espiritualmente) resistindo e a resistência humana ao inimigo da poder autoridade para repreendê-lo e manda-lo embora. Uma das primeiras ministrações de Jesus, foi na cidade que o rejeitou e acabou dando nome á um monte, Monte do Precipício, lá em Nazaré. Lucas 4:16-19;21. Nesta ministração Jesus resgatando o A.T porque Ele não veio revogar a Lei, os profetas, mais Ele veio para cumprir, isto mostra claramente que Ele não anula o A.T, pelo contrario usa a própria passagem de Isaías para falar daquilo que era o Seu Chamado. Jesus se apresenta em Nazaré, que a cidade da sua infância e adolescência, todo mundo o conhecia “este não é o filho de José?, não é aquele menino lá da carpintaria, o que ele está falando?” O que Ele esta falando é que agora Ele se revelou e qual era o Chamado dEle. Aquilo que Ele tinha autoridade, através do Espírito Santo para realizar, nós vemos ao longo do chamado de Jesus diversos dons se manifestando e esses dons serão “DELEGADOS” sobre o homem, sobre a igreja, sobre todos os apóstolos através do SOPRO . É muito interessante isto, esta autoridade, por exemplo tudo o que vemos em I Coríntios 12, Romanos 12 e Efésio 4 dons do Espírito, todos foram manifestados por Jesus em Seu Ministério.
1.JESUS EXERCE A AUTORIDADE SOBRE A NATUREZA
No A.T homens, profetas e juízes também fizeram, o mesmo Espírito Santo se manifestando não plenamente mais em alguns momentos do A.T e agora se manifestando em Jesus (repreendeu o mar, falou com a figueira).
2. JESUS GERA RECURSOS E SUPRIMENTOS
Vimos no A.T que Eliseu fez isto, no Novo Testamento Jesus também fez (Multiplicação dos pães e dos peixes por 2 vezes).
3. JESUS CURA AS ENFERMIDADES
O A.T esta repleto de exemplos de cura. ex: Isaías, Eliseu e Elias… Jesus também manifestou isto o Dom de Cura, Dons de Sinais e Maravilhas.
4. JESUS TINHA PODER PARA EXPULSAR DEMÔNIOS
Vimos casos no A.T (ex. Davi dedilhava a Harpa e expulsava o demônio em Saul), e da mesma forma Jesus executou ...
5. JESUS PREGAVA COM OUSADIA
Ezequiel falava com ousadia para o povo, Jeremias falava com ousadia, Isaias e muitos outros homens de Deus falavam com ousadia. Jesus também.
Então estas são as 5 Manifestações que resumem diversos Dons que o Espírito Santo derramou sobre Jesus.
Jesus manifestava e Ele também delegou isto aos homens e EM NOME DE JESUS nós realizamos a obra. João 14:12. “Que nós faríamos obras iguais ou maiores do que as dEle”. Então tudo o que Jesus construiu em Terra o homem também tem a condição de realizar. O problema é? FALTA DE FÉ!
Os apóstolos que caminhavam com Jesus vira e mexe eles tinham atitudes de falta de Fé e o Senhor Jesus não tinha porque não falar para eles “Seus incrédulos”; “homens sem fé”; “homens de pouca fé” porque é uma característica humana, por isto nós temos que sempre nos alimentar daquilo que vai nos trazer fé, portanto da Palavra de Deus que nos dá fé… A Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus…
Quando nos alimentamos da Palavra e não dos nossos problemas, automaticamente recebemos em nos mesmos as atitudes para solucionar os problemas. Jesus fala muitas vezes e o comparativo de fé que Ele usa nas Parábolas é o Grão de Mostarda (grão bem pequenininho). Ele fala se você tiver uma fé deste tamanho, você vai mover montanhas, Jesus fala muitas vezes isto: “Cuidado porque a falta de fé acaba roubando a oportunidade da Manifestação do Espírito Santo.”
DELEGAÇÃO
Nós a partir de Jesus temos o Poder de realizar e manifestar os dons do Espírito Santo, assim como os apóstolos manifestaram: Pedro, Paulo, João, etc. Nós temos esta autoridade, também em Nome de Jesus!
O envio, o sopro, a autoridade que Jesus dá ao homem:
João 20:21-23 ; Mateus 28:18-19 ; Marcos 16:15-18
Também poderíamos usar a passagem de Mateus 10, mas vamos nos basear nas passagens em que Jesus falou aos discípulos e enviou após a ressurreição. Todas estas passagens que lemos falam de ENVIO, ou seja, da AUTORIDADE DELEGADA “Em Nome de Jesus” eles teriam autoridade para manifestar o Espírito Santo, estas passagens são muito ricas em detalhes da crua, da autoridade sobre demônios, do batismo, do discipulado, do dom da palavra… Tudo o que Jesus manifestou como vimos, eles agora recebem o Poder para manifestar e é assim que a igreja é fundamentada, e nós temos esta autoridade. Autoridade para manifestar os Dons do Espírito Santo, assim como Jesus e como os Apóstolos. Então todos os dons de Jesus são conferidos aos homens através do Espírito Santo, então é uma autoridade impressionante e dinâmica, um Poder continuo. O Apóstolo Paulo exercia todos estes dons como apóstolo, ele dá uma orientação como nós nos mobilizamos, porque é uma Dinâmica do Espírito Santo. É Buscar com ZELO! As pessoas se envolvem tanto com seus valores pessoais no dia a dia, o trabalho, e se esquecem daquilo que é a Capacitação do Espírito Santo, dos dons do Espírito Santo. A Palavra ZELO tem uma conotação meio que de ciúmes, dedicação. Então o Zelo é você buscar zelando mesmo, guardando, preservando, se apegando. E que muitas vezes não acontece… Nós temos que colocar em prática isto.
REVISÃO SOBRE A MANIFESTAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
Estudamos sobre a manifestação do Espírito Santo no Novo Testamento.
O Espírito Santo é apresentado na Bíblia como a 3ª Pessoa da Trindade, portanto o próprio Deus: ONICIENTE, ONIPRESENTE E ONIPOTENTE… O Espírito Santo COMISSIONA, CONCEDE DONS AOS HOMENS E CONVENCE O HOMEM DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO.
No Novo Testamento o Espírito Santo tem a PLENITUDE da Ação a partir do Ministério de Jesus Cristo. Vimos que João Batista foi o maior profeta, pois quebrou o silêncio profético de 400 anos entre os 2 Testamentos. Também aprendemos que Jesus era em Espírito 100% Deus, ou seja, 100% Espírito Santo, mas também era homem e assim deu autoridade à todos nós sobre o pecado e sobre a morte. Jesus através do Espírito Santo exerce autoridade sobre a Natureza; Gera recurso e suprimentos; Cura enfermidades; Expulsa demônios; Prega com ousadia, por fim Jesus delega Sua autoridade aos apóstolos soprando o Espírito Santo assim nasce a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário