terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Esboço de Sermão pastor Euzebio: "O Poder da Intercessão"

“O Poder da Intercessão”
Texto Bíblico: Gênesis 18:17; 23-33
Introdução:
Abraão intercede junto à Deus pelos homens, então boa parte do capítulo 18 de Gênesis é INTERCESSÃO.
V.17 – Deus esta dizendo: Eu vou contar para Abraão o que Eu vou fazer. Neste caso era a Destruição de Sodoma e Gomorra.
V.23 – Começa a intercessão de Abraão... e chegou-se Abraão dizendo destruirás os justos com os ímpios? E ai começa a interceder pelos homens.
Meus irmãos está é uma das mais importantes passagens bíblicas. A Bíblia diz que o próprio Senhor apareceu nos carvalhais de Manre, local onde morava Abraão e sua esposa Sara. Deus aparece acompanhado de dois anjos. Ele aparece de maneira personificada (chamamos de Teofania – TEO = DEUS E FANIA = ESCONDIDO). Teofania portanto é quando Deus se esconde em alguma coisa, Deus se teofanisa numa figura que parece humana, mais também angelical. O texto não diz claramente como funciona isto, tem alguns mistérios que não cabe a gente saber. O importante é que Deus estava ali numa forma pessoal, ao lado de dois anjos.
Deus foi tratar com Abraão a cerca das Promessas que Ele mesmo havia feito para o seu escolhido. Deus exortou Abraão à crer e deu uma bronca em Sara, porque ela riu da Promessa do Senhor. E ai Deus já esta indo embora com os dois anjos, indo em direção a Sodoma e Gomorra porque iria julgar aquelas cidades, iria fazer Justiça, pois elas estavam totalmente REBELADAS da vontade de Deus. Quando esta indo Ele para e diz: “Ocultarei Eu a Abraão o que faço”
- Abraão é o Meu escolhido, Meu servo e principalmente Meu amigo;
-Vou contar para Abraão!
Meus irmãos tem um texto que diz “Que Deus não fará coisa alguma sem antes revelar aos seus servos, os profetas.”
Por Exemplo: Deus antes de destruir o Povo de Israel no deserto, chamou Moisés e contou...
“Vou destruir este povo rebelde”
E o SENHOR  através da Bíblia e através de Seus servos tem nos mostrado (Revelado) que irá Destruir os ímpios, os Rebeldes e os Idolatras.
Para que Deus faz isto? Por que Deus nos conta o que fará?
Será que Deus não aguenta ficar sem contar as coisas?
Será que Deus gosta de fofoca (misericórdia Senhor)?
Será que Deus nos conta sem nenhum proposito?
Eu pergunto tem alguma coisa que Deus faz, que não tenha propósito?
TUDO O QUE DEUS FAZ TEM UM PROPÓSITO!
“Ele diz a Palavra que sair da Minha boca não voltará para Mim vazia.”
Se Deus contou para Abraão era porque tinha um propósito, nisto. E o texto nos mostra este propósito... Qual foi a única coisa que aconteceu quando Deus contou a Abraão?
ABRAÃO PASSOU A INTERCEDER PELO POVO.
Depois que Abraão parou de interceder o Senhor foi embora.
Se observarmos o texto: Abraão fica assim: - Senhor se tiver 50 justos, o Senhor polpa a cidade? – Ele diz pelos 50 justos Eu polpo! – Senhor e se tiver 45, o Senhor polpa? – Eu polpo! – Senhor e se tiver 40, Eu polpo Abraão! – Senhor não se ire, mais se tiver 30?, Eu polpo Abraão! – Senhor e 20, Eu polpo! – Senhor só mais esta vez e se tiver 10 justos?, Eu polpo toda a cidade se tiver 10 justos! – Tá bom Deus... Abraão acabou de interceder e Deus foi embora...
Então o propósito de Abraão saber as coisas é o mesmo propósito que Deus faz sabermos as coisas!
É INTERCEDERMOS PELO POVO!
Deus não tem prazer em fofoca. Por que Deus vai querer que você saiba da vida do outro? Só por um motivo para você verdadeiramente “Interceder”. A intercessão é muito mais Poderosa e Eficaz do que pensamos.
TESTEMUNHO DO MISSIONÁRIO REINHARD BONNKE:
A intercessão sempre foi o ingrediente essencial ao nos preparar para nossas campanhas evangelísticas. Eu aprendi a importância da Intercessão quando ainda era jovem e de uma maneira que jamais poderia esquecer. Como jovem missionário na África eu visitei uma certa base missionária. Era um dia muito quente e eu estava com muita sede, eu então bebi água de um poço, sem saber que a água estava poluída. Logo depois fiquei muito doente. Com febre, ardendo em minhas veias, dia após dia. Em meus delírios tive algumas alucinações... Eu vi uma espécie de Manto Preto que descia sobre mim e eu pensei, isto é a morte, devo estar morrendo. Mais de repente ouvi uma voz de alguém “Orando por mim” era a voz de uma senhora na igreja de meu pai há 8000 Km de distância, no norte da Alemanha. Ela estava rogando a Deus por mim. Para que Ele polpa-se a minha vida! E naquele momento a febre cedeu! Eu me recuperei aos poucos, escrevi uma carta para o meu pai e disse-lhe: “Por favor procure aquela senhora e pergunte o que aconteceu com ela naquele dia”. Quando recebi a resposta fiquei profundamente tocado. Aquela senhora disse: “Que naquele dia especifico o Espírito Santo à acordou bem cedo dizendo que INTERCEDESSE por Reinhard, pois estava morrendo na África. Ela orou por horas, até que sentiu ter rompido em Oração lá na Alemanha”. E minha febre cedeu lá na África. Exatamente naquele dia eu aprendi algo sobre o Poder da Oração Intercessoria.
Deus compartilha as coisas conosco porque Ele quer que intercedamos. E a nossa intercessão fará toda a diferença! As vezes Deus para não destruir uma pessoa, uma família, para não permitir a desgraça total... Sabe o que Ele faz? Ele procura uma pessoa na Brecha! Ezequiel 22:29-30
Vamos nos colocar na brecha e interceder pelos homens diante do Nosso Senhor Jesus Cristo.
CONCLUSÃO:
Deus esta esperando a sua oração... Quando Deus fala para Abraão Ele espera que Abraão interceda pelo povo e O convença a não destruir o povo. Olha o que aconteceu com Moisés... Êxodo 32:9-14
Deus esta com Moisés no monte e diz que vai destruir o povo pois fizeram o bezerro de ouro e se prostraram diante desta imagem à adorando. Mais olha a reação de Moisés. Deus fala que vai destruir o povo e Moisés intercede pelo povo. Ele lembra ao Senhor das Promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Pede que o Senhor tenha misericórdia do povo. E pede para que o Senhor zele por Sua Palavra, pois se Deus destruísse o povo, os povos ímpios iriam usar aquilo como um mal testemunho. Iriam dizer que deus tirou o povo do Egito para destruí-lo no deserto.
Que possamos ter a ousadia, a misericórdia e nos colocarmos diante do Senhor para intercedemos.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário